domingo, 6 de outubro de 2013

Monstros

Bem, como muitos na semana passada, eu também "parei tudo e vi agora o trailer de Godzilla" (via JovemNerd). Trailer muito bom. Depois resolvi ver de novo... mas tinha saído do ar. Fui no Google e 15 segundos depois eu o revia. Nessa, acabei abrindo alguns sites para ler sobre o filme... Se eu nem sabia que o trailer tinha "vazado" (claro, claro... "vazamentos" e "correria" para tirar do ar.. a gente finge que acredita se vocês continuarem "vazando") é porque eu não estava prestando atenção e estava na hora de saber o que andava rolando. Aí... num dos sites, vejo alguém falar "Fiquei otimista ao saber que o filme estaria na mão do diretor tal depois do que ele fez com Monstros". Nessa hora dei aquela congelada no lugar... "Mas hein? Cuma?" Quem é esse cara e, mais importante: O QUE ERA "MONSTROS"? (obviamente não eram os da sociedade anônima nem os que lutam contra alienígenas).

Pesquisei e... Caraca! Tenho ficado ocupado demais para continuar me considerando um nerd de respeito... Eu lembrava daquele trailer. Eu lembrava de ter lido sobre o filme antes de ver o trailer. Eu lembrei que estava doido para ver o filme quando saísse... E aí eu esqueci dele. Só agora, três anos depois, é que vi o sujeito. Lamentável.

Mas agora é minha fez de falar: estou otimista ao saber que Godzilla está nas mãos do Gareth Edwards depois do que ele fez com Monstros.

◄ clique para aumentar e ver outras versões legais


Nome original: 
Monsters
Duração: 1h34min  --  Ano: 2010  --  País: Inglaterra
Não vejam, entregam muitas cenas: trailer legendadooutro em inglês / e em espanhol
De: Gareth Edwards (do novo Godzilla)
Com: Scoot McNairy (de My Name Is Earl e O Homem da Máfia) e Whitney Able (de nada interessante) [putz, ela tem até filme com Kevin Sorbo no currículo] Mas até onde vai minha falta de critério, os dois fizeram um bom serviço. Ele conseguiu me convencer como um sujeito ferrado forçado a ser legal e ela como uma menina rica bem intencionada e sem frescura, com leves dramas não tão dramáticos assim na vida.

Resumo povão: uma sonda é enviada ao espaço para pesquisar vida alienígena e cai na Terra na volta. Na região onde ela caiu novos bichos começam a surgir. A área é interditada e 6 anos depois metade do México já faz parte desta zona. Isso tudo você fica sabendo nos primeiros 30 segundos. E aí começa o filme. Há um ataque de monstro numa cidade e um ricaço americano pede para um empregado dele na região verificar se a filha, que estava lá também, está legal. E depois pede para que ele a coloque no caminho de casa de volta. De má vontade, ele topa. Só que para ferrar, quando finalmente eles chegam no barco para os EUA, dá rolo, e eles precisam fazer outro caminho, atravessando.... a ZONA PROIBIDA! [tchã-tchã-TCHAMMMM]

Avisos importantes: esse NÃO é um filme de terror e não é no esquema "gravação encontrada" (aquela coisa Bruxa de Blair).

Resumo nerd: achei o filme uma versão latina do Piquenique a Beira da Estrada (do livro ou do filme, não do jogo). Há muitas diferenças, a comparação é meio exagerada, mas me lembrou. Temos uma região interditada e ETs que não são bem invasores, eles apenas estão aqui e pronto. [no caso do Stalker, eles nem estão mais, mas o lugar também ficou 'estranho' depois da passagem deles] e temos pessoas já acostumadas com a situação, vivendo ali, na fronteira da merda, e ganhando a vida assim. E temos personagens atravessando o lugar. E aí você coloca um pouquinho bem poquito de Cloverfield e temos um filme. [numa das matérias que li comparavam com Distrito 9... aí não... não vi semelhança alguma, só um pouco do visual sujo e olhe lá]

Opinião: é um dos melhores filmes de monstros que já vi [e já vi muita coisa] e tudo que aparece em tela são alguns tentáculos e cogumelos. Ok, no final você tem uma boa visão de dois monstros - que são basicamente lulas. E aí elas se abraçam. Mas sinceramente, nem foi o ápice do filme nem nada. Acho que foi só para não terminar o filme de forma ainda mais abrupta. Se quiser, você até pode ter o pensamento piegas nessa de hora de "Afinal, quem são os monstros?" [são eles!]

O filme é bem devagar, mas tem um bom andamento e mantém o interesse. Lá no alto, por exemplo, quando dei uma introduzida e disse que aquela minha primeira frase era explicado no filme em 30 segundos... O que eu não disse é que a minha segunda parte do resumo leva 40 minutos! Quase metade do filme antes de qualquer personagem correr qualquer tipo de perigo. No máximo, o cara pode ter pegado uma doença venérea. Mas mesmo assim, comecei a ver o filme as 00:15 por falta de sono, apaguei a luz, assisti na cama, e estava quase que contando que o filme não conseguiria me manter acordado, e cá estou, as 3:10 da madrugada blogando sobre ele.

Não é um filme para quem quer ver sangue ou ação - para isso vejam Cloverfiled, Curtindo Godzilla Adoidado ou Círculo de Fogo (todos bons a seu modo). Monstros é quase uma aventura romântica. Diria até que é um bom filme de monstro para você ver com a namorada - serve até para apresentar o estilo.

Ou pode ver mesmo se você só ficou curioso em saber qualé a desse diretor e como é que ele gosta dos seus bichos gigantes. Na pior hipótese, você pode colocar o monóculo [ouvintes do Rapadura entenderão a referência] e tirar onda de "Porque eu já vi o filme de monstros anterior deste diretor menino, e tenho boas expectativas para a nova película do rapaz." [ele é novo mesmo, tem nem 40]

Outras resenhas para vocês:
Omelete, que achou mediano:
Filme de amor pode enganar quem espera um Cloverfield ou um Distrito 9
O ScreenRant gostou:
... this is one of those cinematic experiences that I feel is well worth the time invested.
E uma rápida resenha em espanhol, de um cara que detestou profundamente o filme:
Como en boticaNo sirve ni para dormir. Es un truñazo. Los actores ni fu ni fa.

Ele diz algo certo (que o Omelete também cita) alguns diálogos são uma droga. O exemplo do sujeito é excelente: quando o cara vê que sua escolta está armada, escolta essa que o levará por uma zona de quarentena infectada com alienígenas assassinos, ele pergunta "Para quê as armas?" É sério, meu filho? Sério mesmo?

E já que estamos sacaneando, pergunta do milhão: porque a pressa?
Os personagens perderam o barco que seria o ideal... ok, mas se eles tinham dinheiro no bolso para subornar o sujeito, eles tinham dinheiro para ir na direção CONTRÁRIA. Ir até o Panamá, por exemplo, ligar pro papai milionário e pedir para ele mandar o jatinho. Ou qualquer coisa... Mas não atravessar uma zona de guerra infestada de monstros do espaço. Claro, sem isso não haveria filme... Mas faltou criarem uma *boa* desculpa para eles resolverem correr esse risco.

Mas agora, algo legal do filme, uma sacada interessante que eu não notei na hora. Só agora, no dia seguinte, revisando o texto, me deu o estalo. Esconderei o bloco porque é um BAITA spoiler, mas eu tinha que comentar. Só leia depois de ver o filme (marcando o texto), porque você pode ter uma baita surpresa. [ou não, se você não for lento como eu] Se por acaso a marcação não estiver funcionando, e você está conseguindo ler o texto, pule todo esse bloco até o seguinte, que começa com "Outra coisa".
No final, quando chega o soldado cantarolando Wagner, eu notei que era o mesmo sujeito do início do filme e pensei "legal, ele sobreviveu àquela cena" e me deu o estalo de que aquela cena no começo não era relativa ao prédio caído na cena seguinte do filme, e sim na recente invasão à fronteira, coisa que ficamos sabendo no final do filme. Isso por si seria legal: a surpresa no final na verdade tinha sido entregue no começo.
Daí
que agora, quase 24 horas depois, a jurupoca mental piou: E SE aquilo não era a cena *anterior* e sim o que aconteceu depois e o filme era ele inteiro um flashback?
Revi
a cena. PORRA! É isso mesmo. Estavam lá, quase descaradamente, os 2 personagens principais. E revi a cena mais uma vez, e os notei de novo, antes e ainda mais descaradamente. Você fica tão preocupado procurando o monstro (porque é o tipo de cena que você *sabe* que vai aparecer um), que você nem presta atenção nos coadjuvantes. Que triste... o filme então NÃO teve um final feliz. Ok, pode ter tido, não se sabe se eles escaparam ou não... mas... sejamos sinceros, diretores alternativos são bem mais propensos a criar finais infelizes e esse é um filme indie... 2+2...


Outra coisa que só descobri agora lendo o Wikipedia: já começaram a filmar a continuação [precisava mesmo?] que, pelo teaser (aqueles trailers de muito antes do filme lançar, que mostram muito pouco ou nada) pode parecer que envolverá muito mais ação militar do que este mas, felizmente, pelo enredo liberado, parece que não. Mas o diretor deste Monsters: Dark Continent já não será o mesmo cara, por exemplo. É esperar para ver.

E esperar o novo Godzilla também. O trailer ficou muito bom mesmo, e o que eu tinha lido já faz tempo - de que o filme terá aquele jeitão japonês de que o monstro é secundário - agora ficou com mais crédito na minha mente. Sete meses e contando....

Nenhum comentário:

Postar um comentário