sábado, 20 de agosto de 2011

Lanterna Verde

Sou só eu, ou mais alguém nunca tinha pensando no Tomar-Re como um peixe? Ok, tinha o moicano-nadadeira no meio da cabeça, mas ele sempre me pareceu mais um passarinho do que outra coisa! Olho para ele e penso num pinto! [no sentido galináceo de ser]

Nome original: Green Lantern
Duração: 1h54min  --  Trailer legendado
De: Martin Campbell (de Zorro 1 e Zorro 2)  --  Ano: 2011 
Com: Ryan Reynolds (de Arquivo-X e Sabrina, a Bruxinha Adolescente - é sério, ele fez ponta nos dois), Blake Lively (Gossip Girl), Peter Sarsgaard, Mark Strong (em breve no filme Uma Princesa de Marte), Tim Robbins, e CGI, muito CGI.

Resumo para não iniciados: uma espécie de Polícia Espacial só arranja novos membros se um deles morre. E um deles morre logo na Terra, fazendo com que um piloto de testes seja escolhido como substituto. Ele não aceita muito bem e inicialmente nem topa. Mas justo na mesma época, ressurge um monstro comedor de planetas, antigo inimigo da tal polícia. E ele está vindo... COMER A TERRA!!!

Falando assim, parece que eu estou querendo sacanear o personagem. Mas essa resumo ridículo é a mais pura verdade, e saiu naturalmente tentando simplificar. Não o levem muito em conta para decidir ver o filme.

Bem, não vou escrever muito não. Bem melhor do que eu espera, de tanto que ouvi falar mal antes do filme lançar. Mas também não foi nada epopéico... Foi uma boa introdução aos personagens. O ator, que inicialmente eu achei uma péssima escolha, faz um trabalho direitinho levando-se em conta o tom escolhido para o filme. Daqui para frente dá para partir tanto para filmes lights, como foi este, com um monstro de fumaça e um "cientista louco"; como para ficções mais elaboradas ou dramáticas.

OBS: SPOILER NO PARÁGRAFO ABAXO.
(mas é pequeno, porque não é um filme para ter surpresas...)

O Sinestro como vilão dá margem para histórias bem mais sombrias. E ainda poderíamos ter ao final do filme a famosa cena do Hal com vários anéis (para derrotar o Sinestro neste caso, acho que no quadrinho o motivo não foi este) e o sorriso maligno (mas ficaria meio repetitivo 2 filmes terminarem com um mocinho se corrompendo).

FIM DO SPOILER
.

Antes do filme lançar, a roupa me incomodou um pouco, aquela coisa de vermos os dedos dos pés do cara, achei - para usar expressões modernas - muito sem noção, nada a ver. Mas no filme nem reparei no dedão de ninguém. Se bem que a máscara dele eu achei esquisita o filme inteiro. O tom de rosa do Abin Sur eu não gostei muito, mas talvez tenha sido para não ficar muito parecido com o Sinestro. Este por sua vez, excelente. Não tem aquela aparência naturalmente maligna que ele passou a ter atualmente, é só um sujeito que parece o diabo, mas com cara de sujeito legal. Um tipo de Spock vermelho.

O filme é meio corrido, você nem sente as duas horas. Eu até queria mais tempo de treinamento para o Hal, mais cenas com os outros Lanternas dos quadrinhos que fizeram ponta, mas do jeito que foi, não deu muito tempo de parar para pensar, então não deu tempo de se chatear. E temos que pensar naqueles que nunca ouviram falar do personagem.

Neste aspecto, acho que abusaram um pouco. A história poderia ser um pouco mais "complicada" ou melhor trabalhada, a solução final me lembrou muito O Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado. Do nada, só porque ficou chateado, o mocinho consegue, sozinho, vencer o vilão que os *melhores* da Tropa não conseguiram. Acho que quiseram muito agradar a garotada de 13 anos que já nasce sem paciência de algo um pouco mais complexo. Acho que precisamos urgentemente passar nos Cartoons da vida desenhos japoneses de 30 anos atrás... Bons tempos de Rei Artur, Yamato ou mesmo Nick e Neck, onde tinha uma história por trás (o último não) e personagens morriam e NÃO voltavam à vida depois.
Outra coisa, para um sujeito que foi escolhido por ser destemido, ele passa tempo demais do filme reclamando que está com medo. Parece que quiseram forçar uma identificação com o sujeito, nada dele ser "O" cara logo de cara. E putz, ele aceita muito rapidamente que está em outro planeta, com ETs, para então pular fora também muito rápido, como se fosse um festa que ele achou chata no prédio vizinho.

Bem, eu disse que não ia escrever muito. Paremos por aqui. Resenhas sobre este filme é o que não faltam na internet. E não tenho grandes opiniões a partilhar fora o "achei legal".

Já coloquei o trailer verdadeiro no alto... Mas não posso passar o post sem linkar o trailer falso também. É divertido para quem é fã de Firefly ou para reconhecer de onde são as cenas: www.youtube.com/watch?v=60Uyglt4DwQ

E claro, a piada é velha, mas não posso também deixar de registrar minha lembrança e homenagem ao MAIOR Lanterna Verde de todos os tempos:

Mogo

Quase de lei aqui no blog: ScreenRant sobre o filme e comparação com os quadrinhos.

E finalmente, não dá para pensar em Lanterna Verde e não pensar em Fábio Yabu (já linkado acima até): Resenha: Lanterna Verde. Só achei que vindo de quem veio, a resenha ficou muito curta. Mas cliquem no marcador "Lanterna Verde" que surge um pouco mais coisa para ler.
E acabei de ver que ele participa do OmeleTV especial sobre o tema. Não assisti ainda, mas fica valendo como adendo.

PS: estava esquecendo de mencionar... nada a ver com o filme, mas tenho que reclamar: o UCI precisa tomar vergonha na cara e limpar os óculos 3D entre as sessões!
Não me venham com aquele papo de "lacrados e higienizados". Talvez, não sei, joguem algum bactericida, para ninguém pegar doença dos outros; mas TODAS AS VEZES que eu assisti à um filme 3D no UCI (Barra da Tijuca, Rio de Janeiro), mesmo vindo em envelopinho lacrado, ele estava nojento de dedadas na lente. Cacete! Arranjem um estagiário para passar um paninho!
Eu não tinha nenhum comigo e nem guardanapos de lanche... A minha sorte foi que eu tinha passado na Lojas Americanas e comprado, dentre outras coisas, um pacotinho de cuecas! Adivinhem o que eu fiz? Pois é... Que cena linda... Eu, no meio do cinema, esfregando uma cueca nos óculos 3D! Estava zerada e limpinha, claro, mas se alguém notou a cena, deve ter ficado horrorizado. Tomara que tenham ficado! E tomara que o UCI tenha perdido algum cliente por causa disto. Que aprendam a limpar DIREITO os óculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário