terça-feira, 31 de julho de 2012

Valente

Nome original: Brave  --  Duração: 1h40min
Teaser: dublado / original  -- Trailer legendado
Ano: 2012  --  De: Mark Andrews e Brenda Chapman
Com vozes de: Kelly Macdonald (a Merida - ela fez uma fantasma num dos filmes do Harry Potter), Emma Thompson (a mãe - essa todo mundo conhece) e Billy Connolly (o pai). [Mas eu não ouvi nenhuma delas!!!]

Deixa eu reclamar disso primeiro até... porque só tinha sessão dublada, cacete?! Fiquei com muita vontade de não ir ver e baixar do computador. Sim, distribuidoras... é isso que acontece quando eu quero ver algo que vocês não mostram. Nem sempre temos a paciência de esperar meses ou anos como foi no caso do Scott Pilgrim, por exemplo. Ou Patrulha Estelar, que foi adiada várias vezes e no final não passou. Vocês acham que todo munda vai dizer "Ora pipocas! O jeito é assinar HBO ou Netflix... Estou tão feliz por ter essas opções!!" Não. A gente fica puto e pensa: eu queria pagar para ver, mas eles não querem meu dinheiro... Então vou ver sem dar dinheiro nenhum para eles.

Senti falta de ouvir as vozes originais (e dos sotaques), mas ok, estou sendo chato. Valente é o tipo de filme que dá para ver dublado (querendo, comparem os Teasers no alto) sem grandes traumas, não tem cara de que teria muitos trocadilhos ou piadas adultas escondidas. E pelo menos a nossa dublagem é a melhor do mundo. E se isso for lenda, não importa, o pseudo-prêmio seria merecido. Mas Piratas Pirados, por exemplo, está na fila para ver via "vias alternativas". Esse até passou legendado, mas ficou tão pouco tempo em cartaz, que no dia que fui ver, peguei um engarrafamento, perdi, e no dia seguinte não estava mais lá. Já o dublado ficou em cartaz várias semanas depois ainda.

Mas ok, o filme... Fico feliz por estar tendo tão pouco tempo de ver trailer. Eu vi só os 2 principais e não sabia nada da história. Acabou que o filme foi bem mais infantil do que eu esperava, mas é muito bom ir ver sem já ficar esperando por aquela cena X ou Y e sem saber NADA da história. E a cena do campeonato de arco-e-flecha, que apareceu em quase todos os trailers, essa foi logo no começo do filme. Pô, em livro ninguém precisa saber partes chaves do que acontecerá no meio e no final da trama para ler. [comecei a ler os livros da Torre Negra só sabendo que tinham um cowboy, que ia para uma torre. comecei a ler Tolkien só sabendo que tinham anões, elfos, e anéis mágicos. e assim por diante...] Trailers tinham que só dar uma noção da história e, se muito, cenas do começo. Nisso eu gostei dos trailers de Valente. Nenhum dos que eu vi mostrou nada do meio ou final da história (e no que mostrou, foi rápido e sem contexto. revendo agora, notei coisas que antes de ver o filme seria impossível eu ter entendido. até os 3 ursinhos, eu nem me toquei).

A história, para quem quiser saber [eu não gostaria, pode pular para o parágrafo seguinte que não ficarei chateado] é a seguinte: a menina, que é toda moleca, é doida para ser mais independente, ao invés de ser uma pequena dama com a mãe gostaria. O pai até não tem nada contra, mas não pode fugir muito das tradições e resta concordar com a mãe. Detalhe importante, o pai não tem uma das pernas, perdida para um urso anos antes. No final das contas, ninguém gosta de ursos no local. Pois bem, para fugir de um casamento arranjado, ela consegue um feitiço para fazer a mãe... digamos... mudar de opinião sobre o casamento. Resultado: a mãe vira um urso. E ela tem 2 dias para reverter o feitiço, sem que os clãs a vejam e a cacem, e ainda tem a questão do casamento para resolver. Fez-me lembrar vagamente daquele filme do Irmão Urso. Mas a história não tem nada a ver, não se preocupem.

No geral, um filme bem mais infantil que a média da Pixar. Talvez só não tanto quanto a série Carros. Mas divertido mesmo assim. Bem legal para os miúdos. Mas eu, com uma barba que está ficando branca [o horror!], também me diverti.

Falar do filme... Humm... Pô, nada para reclamar. E elogiar, também nada chamativo que eu me lembre agora. A trilha sonora é muito boa. Mas estou ainda para descobrir se o disco é mesmo bom ou se são só alguns pedaços soltos, e na hora de ouvir tudo junto, não compensa. Eu parei de comprar trilhas sem baixar antes [sim, eu baixo, mas se for boa, eu compro!] depois de ter comprado a do A Reconquista (Battlefield Earth). Durante o filme ela pareceu boa, mas no CD, descobri que eram várias faixas minúsculas só para ênfase das cenas. Muito ruim. Acho que nunca haverá outra trilha instrumentarl como Conan. Até Avatar não é um CD tão bom assim. Partindo para a parte vocal, Príncipe do Egito tem uma excelente trilha cantada.

Mas voltemos ao Valente. Vi em 3D, acho besteira, mas até já me acostumei. Era a sessão com melhor horário, fui ver de óculos então. Mas acho que não precisa. E como sempre, mata um pouco as cores do filme. De vez em quando eu tirava os óculos, para apreciar as cores, e aí recolocava. Ver filme colorido com óculos 3D é como passar pela praia de Copacabana dentro um carro com vidro fumê de nível máximo: você sabe que a cena é bonita, mas não está realmente curtindo o visual.

Deixem eu ler as resenhas dos outros para ver se arranjo o que comentar.

Pronto... 30 minutos depois, estou de volta. É, todo mundo fala algo parecido: é um filme sem grandes surpresas, bem Disney; e o 3D é excelente, todo mundo destaca o cabelo da garota. Algo que o CCR comentou e que eu não disse, e é algo que eu gosto nos filmes. Não sempre, claro, mas é tão raro, que quando fazem um filme assim, é bom (um exemplo foi o Hancock, que eu acho que fui o único que gostou): é um filme sem vilão! Não tem um rei malvado, nem bruxa maligna, nem irmã-gêmea do mal. A garota se mete numa fria e se vira para sair dela. Simples assim. Com lições de moral e momentos fofos entre mãe e filha. Mas sim, tem ação e humor, não se preocupem.

Principais resenhas dos outros que eu li:
Cinema com Rapadura  --  Omelete  --  ScreenRant  --  Café com Desenho
Delfos
  --  Movie Plot Holes  --  O Cinemista  --  Preguiça Alheia  --  Nós Geeks

E momento vergonha alheia: www.youtube.com/watch?v=ykAi_9H6tVs
(bem, a sujeita merece os parabéns pela empolgação... ou precisa começar rápido uma reabilitação de seja lá qual droga usa)

PS: há cena depois dos créditos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário