terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Duro de Matar 5: Um Bom Dia para Morrer

Nome original: A Good Day to Die Hard
Duração: 1h38min  --  Ano: 2013  --  Trailer
De: John Moore (Max Payne) e Skip Woods (Wolverine)
Com: Bruce Willis (de A Gata e o Rato [adorava essa série]), Jai Courtney (de Espártaco: Sangue e Areia [sim, eu traduzi o nome do cara! é babaquice não fazê-lo]), Sebastian Koch, Rasha Bukvic, Sergei Kolesnikov (os três de nada que eu conheça), Yuliya Snigir (Юлия Снигирь) (de Prisioneiros do Poder) e Mary Elizabeth Winstead (de Scott Pilgrim Contra O Mundo e Super Escola de Heróis).

Resumindo: é divertido. Podia ser melhor, mas não chegou a ser tempo desperdiçado. Mas até concordo com todos que dizem que o filme podia muito bem NÃO ter se chamado Duro de Matar. Chamassem só de "Um bom dia para morrer", "Inferno Vermelho 2", ou qualquer coisa, que continuaria sendo um filme divertido, mas sem precisar associá-lo à série. Mas fazê-lo também não me traumatizou.

Todo mundo reclama que nesse o McLane virou um super-herói mega-confiante, que metralha tudo e todos sem se preocupar em ser atingido, munição, e a certeza absoluta de que vai resolver. Complemente contrário ao policial todo ferrado que, se pudesse, não estava resolvendo nada no Nakatomi do 1º filme. Só teve que resolver a situação por que era ele ou ninguém, e ainda por cima a vida da esposa estava em risco.

Mas vejamos... Deixem-me dar uma idéia. E eu não gosto de ser do tipo que inventa uma explicação do tipo "isso aconteceu fora das telas" e pronto, buraco resolvido! Mas... Neste filme a filha dele é adulta, o filho um marmanjo meio Jason Bourne [sinceramente, nunca soube pelos outros filmes que ele tinha dois filhos. Foi dito e eu não percebi ou inventaram isso agora para esse?], e ele está careca e velho. Então é válido supor que esse filme NÃO se passa alguns meses depois do primeiro.
Na verdade, acabei de vasculhar a rede lendo várias irrelevâncias sobre os personagens, atrás das datas. Se concluí corretamente, passaram-se 24 anos entre o 1º filme e o último [e o filho aparentemente apareceu no 1º filme sim, ainda criança].

No segundo filme ele e a esposa brincam por terem se enfiado numa rabuda daquelas pela 2ª vez. E ele ainda se enfia em mais duas depois disso. Quem nos garante então... que aquilo não virou rotina pro cara? Quem nos diz que nos 20 anos entre o 1º e o último filme ele não se meteu em OUTRAS "incríveis aventuras com uma polícia da pesada"?

No primeiro filme ele estava na polícia faz uns 10 anos. Ele agora está na polícia a mais de 30! Até onde sabemos o cara pode muito bem ter passado anos pegando cada vez mais experiência naquele tipo de situação doida, de repente ele virou o cara da NYPD que sempre era chamado para os pepinos daquele calibre.
Sentado ou cuidando de travessia de crianças em frente ao colégio é que não foi.

Não lembro agora se foi no CCR ou no MRG que alguém comenta sobre, no 4º filme, ele não ter lançado um carro no helicóptero no desespero... ele fez aquilo com a certeza absoluta de que daria certo.

Poxa! Se eu tivesse a experiência que esse cara (hipoteticamente) teve, eu não ia chegar naquele ponto lançando carros em helicópteros... Eu ia me sentir o próprio Riddick! Eu ia parar na frente da aeronave, tirar uma caneca do bolso, apoiá-la do meu lado e dizer para o piloto "Está vendo isso? Eu vou te derrubar usando só esta caneca!" e ainda faria aquele movimento de mãos "vem nessa" à lá Bruce Lee.

Sim, eu sei, mandei para o cacete qualquer chance de realismo. Mas é por isso que eu concordo com todas as críticas. Esse 5º capítulo chutou o balde legal. Só de exemplo, por duas vezes no filme o McLane pula para a morte. Ele escapa vivo, claro, mas ele não tinha nenhuma noção do que aconteceria do outro lado do vidro da janela. Apenas resolve pular, para fugir. Vocês conseguem imaginar o personagem, lá no Nakatomi do filme 1, pulando da janela? É... e aqui ele faz isso duas vezes. E nem quebra nenhum osso. Só faltou estar passando na hora um caminhão aberto transportando travesseiros de penas.

Mudando de assunto, lindíssima vilã. Pior que eu já a conhecia mas não reconheci. Ela é a namoradinha do cara no The Inhabited Island (Обитаемый остров), que só hoje descobri que tem um nome em português (ok, é igual ao livro, então foi fácil batizar, mas nem sabia que já fora lançado oficialmente por aqui).

Mas é isso. Tenho nada para falar não. Só queria palpitar sobre o fato do McLane ter virado Super-Mega-McLane não ter me incomodado tanto. Pô, igual Pokémon: ele evoluiu!


Mas como sempre, fico com pena de quem veio aqui e descobriu que a postagem não ajudou muito, então tomem uma resenha alternativa para vocês. Sem ser dos sites de sempre, para variar um pouco. A resenha é meio pessimista, mas não há muito o que discordar não. Twitchfilm.com: A GOOD DAY TO DIE HARD is Dead on Arrival

Nenhum comentário:

Postar um comentário