quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Últimas Compras - as primeiras de 2013

Essa série de postagens "Últimas Compras", que também poderia ser chamada de "Não sei quando vou ler e se algum dia vou resenhar, isso se o blog ainda existir até lá. Então deixem eu comentar umas besteiras logo!" estava parada faz muito tempo. Tenho várias postagens em rascunho pelo meio... Mas vou tentar ressuscitar isso em 2013.

Então vamos nessa! Janeiro e Fevereiro:

:: LIVROS

Coleção SOS Ficção Científica, de vários autores - Cedibra
Essa já teve uma postagem-introdução, uma postagem-ócio e em breve [sabe deus quando] uma postagem-homenagem. Então não falarei dela. Mas a busca continua! Faltam poucos livros para completar os 87!

Trilhas do Tempo, de Jorge Luiz Calife - Devir
Eu li os 2 primeiros livros da Trilogia Padrões de Contato. Nunca li o terceiro porque não vi por acaso em nenhum sebo, e também acabei não indo atrás. Não lembro muito do segundo, mas o primeiro foi só legal. Gostei dos saltos temporais da história. Mas como também não foram ruins, então estava no plano terminar de lê-los algum dia. Quando saiu a trilogia pela Devir, comprei. E quando saiu o Ângela Entre Dois Mundos, comprei também. Não li ainda, mas algo que me chateou no Ângela é que o visual puramente sci-fi da primeira capa, ficou com um jeitão de quadrinho, com a menina desenhada. Não me entendam mal, super bem desenhado, gostei da nave e a Ângela é bonitinha!, mas sei lá... não sou muito fã de capas de FC com rostos. E se é para ser desenhado, prefiro algo mais rabiscado ou num estilo mais Alex Ross.

Tudo isso foi para dizer que... Se não fosse do Calife... "O Clarke brasileiro"... Eu talvez não comprasse um livro com a capa deste Trilhas. Foi mal Vargas! (o desenhista)
São a Trinity, a Buffy e a Bloodrayne [estou zuando, mas lembrou] naquela tradicional pose de "Quero mostrar o rosto, mas saca só a minha bunda!", as três esperando por um gigantesco pênis voador.

DEPOIS... descobri que foi proposital (Diário do Vale). Ok... Então... Bom trabalho! rs!
Então, galerinha, desabafo posto, se você também olhou torto pra capa erótica/juvenil, saibam que não foi por apelação pura! E, ora!, é o Calife, cacetes siderais! Isso é o suficiente para validar a compra.

A propósito, depois do escrito acima li esse link no Europa SF. Texto do Roberto de Sousa Causo. Fui parar num site europeu para ler algo de um brasileiro, mas ok, tá valendo. Talvez até valendo mais do que se fosse de um europeu que eu não tenha motivos para respeitar. O Causo tem moral. E ele acabou confirmando a razão do por que eu gosto do Calife mas nem tanto das histórias dele: o cara parece mesmo o Clarke! Não era só impressão minha. E eu não sou muito fã do Clarke. Gostava do cara... Mas as histórias dele nunca deram aquele tcham no meu cérebro que o Asimov, Brown ou Lovecraft conseguiram com certa facilidade. Mas que venham mais. [e eu tenho que achar o Sereias para comprar]

Mutts, os Vira-Latas, de Patrick Mcdonnell - Devir
Porque nem só de tirinhas do Dilbert, Garfield, Calvin, Get Fuzzy, Lenore, XKCD ou Dork Tower vive um homem.
O problema é só que a Devir nunca lançou o resto da coleção. Só esse primeiro. São tirinhas mostrando o dia-a-dia de um cão normal (Duque) e um gato sacana (Chuchu). O humor das tirinhas é bem... clássico! Old School, se preferir. Não sei como chamar de antiquado sem parecer uma reclamação. Entre ter começado essa postagem e a revisão do texto [que estou fazendo agora, aumentando várias coisas também], já li. E é bom. Não tem o cinismo ou a nerdice das outras tirinhas que citei, mas é bem legal, só podia ser mais grosso também. [o "também" fará sentido lendo o livro seguinte]

Níquel Náusea: Com Mil Demônios, de Fernando Gonsales - Devir
Adoro essas tirinhas. Estava lá na Devir, comprando o Calife... E além do Mutts comprei a 1ª coletânea delas. O problema: eu sempre achei elas meio caras... Então fiquei enrolando até agora para comprar. E agora que comprei... Putz! É muito fina! Míseras 48 páginas. Colorido, de excelente qualidade, mas são cerca de 230 tirinhas por R$ 24. Um livro do Dilbert, que só muda que o papel é fosco ao invés de brilhante (mas dane-se), sai por US$ 11, com 50% mais tirinhas. Ou o "Custo Brasil" pegou pesado... Ou o bateu olho grande por lucro forte! Na mesma Devir, Sin City ou Astro City [foda! e mega-foda!] custam menos que o dobro. Tem algo errado nessa matemática.
Acho que vou esperar o Gonsales morrer e comprar o capa-dura, com a obra completa.
Dica para a Devir: impressão colorida sim, mas não precisa ser papel-couchê.

Ficção de Polpa: Aventura!, org. por Samir Machado - Não Editora
Acabei nunca voltando na série (e também nunca terminei as Imaginários), mas mesmo não tendo ficado muito fã dos livros do Samir [bem, só li 1 até agora], e mesmo aventura não sendo muito meu estilo... Eu detesto não ter a série completa. Deve ser algum tipo de TOC. [eu prefiro o termo "colecionador"] E nunca se sabe, pode ser bom.
Parafraseando o comercial... "FC não tem. Tem aventura. Pode ser?" [mas nesse caso em específico... se só tiver Pepsi, eu peço uma Soda] [até Simba seria melhor]

O Cordeiro - O Evangelho Segundo Biff, o Brother de Infância de Cristo
(Lamb: The Gospel According to Biff, Christ's Childhood Pal), de Christopher Moore - Bertrand Brasil
Não sei o que esperar desse livro. Estava na dúvida sobre comprá-lo faz muito tempo. Zuações com o Cristianismo são sempre bem-vindas (e com outras religiões também) [pô, eu respeito todas, mas não quer dizer que não ache graça de quando sacaneiam suas falhas e dogmas mal-explicados], mas as vezes as piadas são complexas demais, feitas para pessoas que passaram anos estudando teologia [e só serão entendidas por cátedras religiosos]; ou dignas de um Zorra Total [tão ruins que você se arrepende de ter televisão em casa]. Minha esperança é que o livro fique num meio-termo decente.
O título do livro é tudo que sei da história dele.

Alice - Edição Comentada (The Annotated Alice: The Definitive Edition), de Lewis Carroll, comentado por Martin Gardner - Ed. Zahar
Esse ano vou jogar o American McGee's Alice 2: Madness Returns... Mas resolvi que vou ler o livro antes. Não só para finalmente pegar todas as referências à história original, como também para tomar vergonha na cara, porque eu já devia ter lido isso. Achei o livro meio caro e, sendo da Zahar, esperava que fosse capa dura, mas é a minha velha lógica para esses casos: "Já gastei mais que isso para coisas que valiam menos!". E com todas as vantagens dessa edição (comentários, ilustrações, etc - exceto a capa, que é muito feia), eu me recusaria a comprar qualquer outra versão agora de qualquer jeito.
A história... Pô, me recuso. Fica só o comentário de que além do "As Aventuras de Alice no País das Maravilhas" o livro também inclui o "Alice Através do Espelho e O Que Ela Encontrou Por Lá".

14, de Peter Clines - Permuted Press
O enredo me fez pensar rapidamente no Delicatessen, mas acho que só porque é um prédio com gente esquisita em algo pós-apocalíptico. Acho que o que me convenceu a ler foi a parte da chamada que fala em baratas mutantes! Você precisa de mais do que isso? São baratas! Mutantes!
Vamos ver no que dá.

Pesadelos e Paisagens Noturnas (Nightmares & Dreamscapes), de Stephen King - Objetiva
Nunca me interessei muito em ler Stephen King. Mas milhões de pessoas não podem estar assim tão erradas. E até que a série Torre Negra (que ainda não terminei) é bem interessante. Então resolvi comprar esse, que saiu em 2 volumes, que são vários contos curtos do cara. Se a maioria me agradar, de repente começo a comprar mais livros dele.

Third Shift: Pact, de Hugh Howey
Ainda nem comecei a ler Wool, mas o que li sobre os livros até o momento me convenceu. Estou comprando todos os livros desse cara no mesmo universo. Quatro até o momento (8, se levar com conta que o meu 1º é na verdade a coletâneas dos 5 primeiros originais) e ainda faltam mais 3 para o cara completar. Torcer para eu gostar da bagaça depois. Mas até que tenho me dado bem com essa galera que começou só fazendo os livros digitalmente e agora imprime por demanda. Muita coisa boa.
A história da série gira em torno de uma galera que vivo em silos sob a terra (imagino que o nome silo seja mais um apelido do que uma descrição exata, senão seria muita pouca gente), numa Terra destruída. Os 3 livros da série Shift passam-se antes da série Wool. E depois virão mais 3, da série Dust, unindo as duas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário