sábado, 9 de agosto de 2014

Estantes para livros x Brasil

Preciso comprar estantes para livros. Chega uma hora que não adianta mais colocar livros em 3 "camadas" (isto é: livros na frente de livros que já estavam na frente de livros), nem ocupar todas as prateleira da casa [enfeitinhos e fotos, foram todos para caixas de sapato], a parte de cima da torre do computador, a tábua de passar roupa, e a mesa da sala (mesmo porque, nesses últimos casos os livros ficam deitados, e eu não gosto disso, deforma).

Já faz algum tempo que estava pesquisando e não achava nada. NADA! Nem cara existe por aí. Estantes para MUITOS livros, eu quero dizer. Para poucos tem os modelos bobinhos de sempre [de quem tem 5 livros na estante, só leu 1, e não joga todos fora porque fica legal esteticamente]. Pelo jeito só mandando fazer. Ou se contentar em comprar várias padronizadas (e caras, mesmo sendo vagabundas e não ajustáveis) e ir colocando lado a lado. Ou comprar de metal ou aquelas coloridas de biblioteca pública.

Esbarrei com este texto agora, de 2012:
Triste realidade brasileira: não há estantes de livros à venda - porque as pessoas não têm livros em casa.

Pois é. Não tem. E aí eu resolvi fazer o teste que o cara fez e fui na IKEA. E estava lá, na primeira página, entre os primeiros resultados, uma estante lisa, alta, de madeira e com prateleiras ajustáveis. Simples e eficiente. Do tipo que qualquer dono de livro pensaria como o modelo óbvio. Se eu morasse nos EUA, teria comprado agora, na mesma hora, 2 ou 3 delas (provavelmente duas + prateleiras adicionais, e mais umas duas sem esquina, para colocar ao lado).

Se alguém quiser trazer na bagagem, de presente, é essa abaixo. Ou pelo menos fica a recomendação. Estante Billy (cód. 290.204.70) [putz, aqui é impossível achar uma boa estante para comprar, já lá é algo tão desdenhoso, que a estante se chama BILLY!, como se fosse um molequinho remelento...]


Tem horas que é chato ser do terceiro-mundo... [e nem somos thundercats nem nada...]. Porra IKEA! Site nacional!! [chequei, e não seria impossível comprar lá para entregar aqui... a Ikea não faz, mas teria como... O problema é que eu já sinto um aperto no peito quanto preciso pagar mais de $20 dólares de envio de livros que custam $5... Pagar $415 na estante + $660 no envio... x3! Estou sentindo o miocárdio fechar só de digitar isso. Não vai acontecer. Terei que comprar algum modelo vagabundo e criar novos buracos nela eu mesmo...]

Bem, essa postagem é 90% inútil, mas eu precisava desabafar.

7 comentários:

  1. Cara, acompanho seu blog há mais de dois anos. Eu gosto muito do seu jeito de escrever, criticar e falar sobre os filmes. Recentemente, me dei conta de que você é uma pessoa real. Será que você tem Facebook? Gostaria de trocar umas idéias com você. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz! Eu tenho um seguidor! Muito legal. Obrigado, Anônimo! [se bem que isso, de certa forma, aumenta a minha responsabilidade. Eu hoje finalmente fiz mais algumas postagens aqui no blog e, uma delas, a "culpa" é sua. rs! Vou postar assim que te responder aqui.]

      Mas sim, sou um ser humano. [apesar de opiniões em contrário de alguns amigos]. E tenho Facebook também - mas eu não uso de verdade, uso para ver fotos de amigos/parentes ou ver alguma piada/artigo/video que o pessoal posta aqui e ali. [apesar de ter um blog, eu sou um cara bastante "offline"]

      Só que... uma coisa que eu gosto aqui é que eu nunca dei informação pessoal. A razão maluca: não quero conhecidos achando o site e visitando por minha causa, para ver o que *eu* estou escrevendo - quem aparecer aqui é porque pesquisou algo que eu abordei e achou o site, ou recebeu o link de alguém - o que também é legal - e nunca será um primo irritante ou o colega de trabalho mala; e aí, para garantir, o blog é também é "segredo" até para todos os demais.

      Assim, peço desculpas, mas não vou te passar o link do meu Facebook não. Foi mal. Mas... querendo escrever sem ser por comentário, existe o "email oficial" do blog (que também nunca foi mencionado antes por aqui. rs!), que é do Gmail, com "nerd.ranzinza" antes do arroba. Não posso te garantir uma resposta rápida, mas dar um oi por lá se quiser.

      Ah, curiosidade minha, mas você lembra qual foi a postagem que você leu lá atrás e pensou "ok, vou voltar nesse site depois"? Fiquei curioso.

      Bem, mas é isso. São duas da manhã e tenho que dormir as vezes. :-D

      Abrações!

      Excluir
  2. Ah, não tem problema. Entendo perfeitamente o seu medo de ser identificado por conhecidos chatos, rs. Sabe, não lembro os posts que me fizeram voltar aos blogs que acompanho atualmente, mas me surpreendi ao lembrar do seu post que me fez voltar aqui. Um dia estava assistindo ao filme Kung Fu Panda 2, legendado, como sempre, porque eu sou surdo de nascença, e me deparei com uma palavra bizarra: "escaduxe". Como eu sou (muito) curioso, procurei no Google. Foi aí que encontrei o seu blog. Fui lendo outros posts, que me atraíram pelo seu bom humor e excelente escrita, até virar um seguidor. Espero que tenha matado sua curiosidade, hahaha. ^-^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha, pior que eu pensei nisso! Até a minha postagem sobre como passar o captcha do Walla, a origem do "escaduxe" era o maior sucesso do blog (e de repente ainda é).

      E foi mal a demora em responder (e obrigado pela resposta). Eu tenho demorado mesmo para voltar ao blog, mas... não esperava que o computador pifasse no meio do caminho (pior que acho que foi a placa-mãe, preciso fazer mais uns testes... vou arrancar umas partes do micro que estou usando agora para isso até - e detesto usar internet de celular, então o blog volta à ativa quando a minha placa-mãe voltar).

      Ah, obrigado também pelo "excelente escrita". Não posso garantir que um professor de português não se horrorizasse com o blog e nem dizer que eu mesmo não mudaria várias passagens (e nem acharia erros antigos, que deixei passar), mas revisar as postagens é o que mais me toma tempo (e por isso há tantos rascunhos esperando verem a luz. rs!), mas agora sei que não foi em vão. :-D

      Bem, hora de resolver alguns outros assuntos on-line antes de desmantelar este computador aqui. Enquanto isso, vou fazendo rascunhos de postagens no bloquinho de papel mesmo. rs!! (e fica o spoiler de que Frozen e Mothra serão as próximas postagens).

      Abrações!

      Excluir
  3. Nada, é um prazer responder. Até a próxima! Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Velho, tal como o Anônimo aí de cima, também acompanho seu blog há uns 2 anos, pelo menos.
    Relendo essa sua postagem aqui das estantes, vi que você até considerou mandar fazer, mas ficou tentado com a estante do IKEA.
    Só por curiosidade, o que você fez? Comprou, mandou fazer?
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Mais um fã. :-D (e relendo a conversa acima... putz... "Frozen e Mothra" ainda estão em rascunho... ) Então...

      Eu amo meus livros mas gastar quase R$ 4.000 na IKEA e depois praticamente dobrar isso com os impostos... No dia que tiver mais dinheiro não vou pensar duas vezes nisso - ou em mandar fazer cada detalhe como eu gostaria, rs!, mas... por hora, depois de ter torrado grana com apt novo/reforma/mudança, optei por algo mais simples: LojasKD.com.br, procure pela "Estante A1 Dalla Costa" (comprei duas da que imita madeira). O que eu não gostei do modelo é que as prateleiras não são reguláveis e são bem mais altas que um livro normal (sobra espaço até mesmo com um Sandman capa dura, por ex., eles poderiam ter tirado uns 5 cm de cada, e ter mais um "andar" certinho) - e minha idéia de criar novos buracos eu mesmo complica nela, porque para tirar a prateleira do lugar só desmontando a estante. Mas ela tinha uma boa altura e duas lado a lado tinham exatamente a largura necessária (basicamente, é a lateral menor da Billy acima - ao invés de um grande L no canto da sala, por hora, estou só com a perninha).
      Até achei uma bem parecida e regulável na Etna (não lembro o nome para indicar), mas era mais baixa e mais cara. Fiquei tentado, mas entre poder regular, ou pagar menos por uma mais alta e com uma prateleira a mais... (e putz, a IKEA sabe fazer direito... acabei de descobrir que eles vendem extensores de altura! na foto acima não dá para ver, mas indo no site você descobre que a 7ª prateleira... é um módulo! nem tinha reparado isso antes)

      Bem... Comprei o que eu precisava de espaço e mais um pouco. Deu para desentulhar os livros que estavam no meu quarto (que antes, basicamente, eram a minha casa toda - era um quitinete) e a estante é funda, dá para colocar um livro alto atrás e um de bolso na frente (assim não tapa a vista quando precisar procurar) e ainda cabe alguma foto ou bonequinho/suvenir na frente deles. Mas ainda vou segurar a meta principal, que é trazer da casa dos meus pais todos os meus livros que estão lá (para isso, eu preciso da outra parte do "L", rs!!).

      E é isso, a resposta é quase maior que a postagem, mas falar dos meus livros deve ser meu assunto preferido. :-D [nerd!, hahaha]

      Abrações e obrigado pela preferência. E prometo que estou tentando reativar o site direito. Pior que entrei agora para fazer uma postagem rapidinha quando vi a sua pergunta. Fica para depois do almoço. E de repente a noite eu tento fazer alguma postagem maior (ou tirar alguma dos infinitos rascunhos! rs!).

      Abrações novamente!

      Excluir