sábado, 16 de abril de 2011

Hoshi no Koe

Falemos do anime (que eu revi agora até). Ele ficou famoso (e foi por isso que ouvi falar dele a primeira vez até) por ter sido todo feito por 1 único cara. Bolou, desenhou, pintou, redenrizou e o cacete. Sem ter sido feito por ele só a dublagem da garota (feita pela namorada) e a trilha sonora (um amigo). A história é a troca de mensagens por celular por um casal de amigos-quase-namorados (típicos de desenhos japoneses), mas qual a jogada? É que ela foi pilotar uma nave de combate espacial e o cara continuou no colégio mas... (um grande MAS)... a história leva em conta a dilatação do tempo em viagens espaciais, não é aquela moleza tipo Jornada nas Estrelas de conversas instântaneas. Então no começo da história os 2 tem 13 anos (ou por aí), alguns dias depois (do ponto de vista dela) ela ainda tem '13+alguns dias' e o cara já tem quase 14... E assim vai indo, ela viajando pelo espaço, mandando torpedos sempre que dá, com 13/14 anos ainda, e o amigo respondendo da Terra, sempre que recebe as mensagens, com intervalos cada vez maiores e ficando mais velho.

Se você entendeu o pedaço em que eu falei "dilatação do tempo em viagens espaciais" não precisa de explicação. Se você não entendeu, explicar vai levar mais tempo que o desenho inteiro (é um curta, de 25 minutos). Então vá na sua convenção de anime, site importador de preferência, arranje uma cópia e veja! O desenho está quase fazendo 10 anos, mas não é mais como 1990 x 1980, onde 10 anos era algo brutal num desenho... A qualidade gráfica ainda é excepcional.

Título original: ほしのこえ (Hoshi no Koe)
De: Makoto Shinkai -- Duração: 25min -- Ano: 2002

Agora... Falemos do mangá. Eu já dei uma reclamada do título em inglês antes, pulemos esta parte. Este foi o primeiro mangá que eu li. A parte de ler de trás para frente causou confusão durante 3 ou 4 páginas, mas depois disso você nem nota mais que está virando a revista ao contrário. A figura aí no alto, por exemplo, está na frente da revista, mas na verdade é a contra-capa.

Mas porque ler o mangá? É que vi que a Panini lançou a revista, bateu a nostalgia, fui no Google ler um pouco sobre o desenho e esbarro no Wikipedia com a seguinte frase: "The story of the manga begins at the same point as the start of the anime and carries the story a little bit beyond the anime itself.". Em bom português: no gibi ainda tem história depois da parte que o desenho termina! Quando li isso... como diria o Jovem Nerd... minha cabeça explodiu!


[desculpem a imagem nojenta acima, não resisti. Bons tempos em que a gente podia ver isso na Sessão da Tarde] Por acaso 2 semanas depois eu estava em SP, onde é muito mais fácil de achar mangás e comprei na primeira banca de jornal que entrei.

Falemos do mangá de volta... Eu tive um sério problema com ele, tinha horas que eu não sabia quem era quem e não sabia se algo era lembrança [flashback em português] ou estava acontecendo. Algumas páginas depois meus neurônios conseguiam colocar aquilo em ordem e eu entendia tudo. Em alguns casos nem sei se isto foi acidental ou não, mas acredito que tenha sido mesmo minha falta de hábito com nomes japoneses e mangás (japonês não é tudo igual, mas personagem de mangá é tudo parecido, eu acabo distinguindo as pessoas pelo penteado e cor de cabelo - o que já complica numa revista em P&B).

/* montagem musical */
[eu gostei desse filme...]

Pois bem... Minha internet tem estado tão ruim, que comecei a digitar isso faz 1 mês e meio atrás e agora não lembro bem o que eu ia escrever. Hoje é 25 de maio. Inventemos algo novo porque lembrar o que eu ia escrever... Xiii! Enquanto eu penso em algo, vai o mesmo link que eu já passei: link. [tenho que aproveitar que a internet está boa, não dá tempo de arranjar links novos.]

Quem nunca leu mangá e gosta da FC, é uma boa pedida. Mas tem que gostar também dessa coisa fofinha de desenho japonês de amigos que querem se pegar e não se pegam. Não espere ação desenfreada. A história é meio confusa em algumas partes, mas talvez seja incopetência minha, como já disse. Revendo o desenho depois de ler, ao invés de apenas tentar recordar de algo de anos antes, deu para ver bem a diferença entre ambos. No desenho só há 2 personagens praticamente. (ou realmente... faz 1 mês e meio agora), mas no mangá os personagens extras ajudam a entender melhor um pouco do que acontece, ou pelo menos dão a chance dos personagens falarem algo. E ajuda a desenrolar a história. Se o anime fosse quadrinizado (mangalizado?) da forma que ele é, seria um panfleto. Ou seriam dezenas de página sem nada escrito.
Se bem que o mangá tem várias páginas onde pouco se fala.

Agora... a ordem. Que ordem ver/ler? Ver depois tem a vantagem de que fica uma recapitulação em movimento. É como ter lido o livro e depois ver o filme (o 'curta' na verdade). E 20 minutos de desenho é menos tempo que ler o mangá, mal dará para ter aquela sensação de "já sei o que vai acontecer... anda logo... que tédio." [não que eu tenho tido isso]
Já o inverso... Bem, meu cérebro trata a opção acima como blasfêmia. As coisas tem que ser lidas na ordem que vieram ao mundo.
Crônicas de Nárnia, por exemplo. Quem sou eu para achar melhor que o autor e decidir ler a história de como surgiu o armário antes do armário surgir? E mesmo que o autor tenha pensado "Putz... devia ter contado antes." Eu quero passar pela mesma experiência dos milhões de fãs que ficaram anos ou décadas sem saber. Pô, eu já estou na vantagem de poder lê-los com minutos de diferença, sem esperar os tais anos e anos...

Asimov, Frank Herbert, Nárnia, Lovecraft, Guerras nas Estrelas... li/vi tudo na ordem de lançamento. [se bem que no caso deste último, vi quando não existia esta discussão. Mas imagine ver o Império sabendo da relação familiar?]

Só faço na ordem contrária se realmente ler o livro antes não me apetecer. Aí... neste caso... talvez ver o filme me deixei curioso. [aconteceu isso comigo no A Reconquista / Campo de Batalha Terra, que é um filme xexelento, mas que o livro me divertiu. ok, ok... eu assumo... o filme é xexelento E me divertiu também]
E se você está na dúvida... O que prefere? Perder 1 hora lendo de trás pra frente tentando saber quem é quem, e depois ficar curioso de ver a versão-animada-compacta cuja vantagem talvez seja só os efeitos especiais? Ou perder 20 minutos e, se gostar, querendo saber mais, ler a versão-detalhada-ampliada?

E ok, não ia dizer nada... Mas o final do desenho te deixa com uma dúvida que você só vai resolver lendo o mangá. Então ver o desenho e no final já saber não é a mesma coisa de terminar e dizer "Mas hein!? E aí? Como assim?". Se bem que algumas coisas você não vai entender mesmo. Não é um final tão doido quanto Evangelion, mas ficam coisas em aberto não importa a ordem.

E é isso... 6 semanas para uma postagem deve ser algum tipo de recorde. Melhor postar logo e ver que outros posts atrasados eu consigo desovar neste embalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário