domingo, 3 de abril de 2011

A Garota Que Conquistou o Tempo

Ok, desta vez não foi cinema, mas resolvi comentar rapidamente.
A Garota Que Conquistou o Tempo estava na minha lista de 'ver algum dia' faz tempo. Finalmente vi. Fantástico.
É bobinho, tranquilo, nada de profundo ou chocante, com longas cenas mudas, de paisagem, mas a idéia é essa mesmo. Não é um filme para quando você quer ver mechas se esbudegando em meio a uma batalha brutal. É um filme para você assistir e se divertir.

Claro, japonês não é como americano que se o filme é bobinho, ele é todo bobinho, e se for drama, é só drama. No final do desenho há uma cena que eu tive que ter aquela sensação de "não... eles NÃO fizeram isso...". Obviamente não vou contar se SIM, fizeram, ou se a situação se resolveu, claro. Assistam. Mas ficou registrado na minha mente como um dos gritos mais tristes e desesperados da ficção.

A história (de forma bem rápida) gira em torno de um trio de amigos (a tal garota do título e mais dois, sendo que um dos caras tem uma queda por ela, mas ela acha que isso pode estragar a amizade) e um certo dia ela descobre que consegue voltar no tempo. Primeiro ela começa a usar o poder só para ter tempo de estudar para prova ou comer a sobremesa antes da irmã, depois ela começa a tentar ajudar os amigos e a ter alguns problemas com isso. Não dá para explicar muito.

Mas prova de que a história é legal e tem apelo é que o desenho foi baseado em um livro de quase 50 anos atrás, e o mesmo livro já deu origem à 3 filmes, um seriado de TV, um curta e um mangá. Repito: assistam. O anime pelo menos, o filme eu aviso vocês depois. Pretendo assistir pelo menos os 2 últimos. E eles são baseados no livro, não no desenho, a história deve ter algumas diferenças.

Título original: 時をかける少女 Toki o Kakeru Shojo
De: Mamoru Hosoda -- Duração: 1h38min -- Ano: 2006

Trailers legendados em inglês:
Do desenho: http://www.youtube.com/watch?v=Xk9SAmD00Iw
Do último filme: http://www.imdb.com/video/wab/vi346424857/

E resenha de outro site: http://faru.wordpress.com/

[Agora falta é lembrar de algum dia finalmente assistir Nausicaä.... e Paprika... e Grave of the Fireflies... e Millennium Actress...Totoro... Mononoke... ... putz! é filme demais pra tempo de menos!]

Nenhum comentário:

Postar um comentário