domingo, 24 de julho de 2011

Filosoraptor comenta o ateísmo

Não sou crente. Mas não sou ateu. E finalmente achei alguém que me entende. rs!!!!



Tradução: « Como a ciência pode apenas descrever o universo empiricamente observável, "Não há deus" é necessariamente uma expressão de fé. »

Eu achei uma réplica a este argumento num fórum de filosofia; mas, ainda assim, não convence: « Se o deus em questão pode causar mudanças no "universo empiricamente observável" e estas mudanças não são "empiricamente observadas", então é razoável inferir que o deus em questão não exista. Se o deus em questão não causa estas mudanças observáveis, então sua existência é indistinguível da não-existência de outros deuses imaginários. »

Todavia, nosso filosofante amigo abstrai o fato de que a indistinguibilidade da não-existência não é prova da mesma, logo, afirmações não podem ser feitas. Na parede da minha casa, dentro do cimento, há uma moeda de R$ 1. Eu sei disso porque eu a enfiei lá. [achei que seria interessante algum futuro morador, numa futura reforma, encontrá-la e ficar bolado - nunca imaginei que a usaria numa argumentação metafísica] Sua presença lá é indistinguivel de sua não-presença... Mas ela está lá. E ainda que o deus em questão não faça mudanças observáveis, ele pode ter sido apenas malandro o suficiente para fazê-las de forma não mágica e perfeitamente compreensíveis. Quem via (ou vê a reprise) de Dead Like Me, lembra que todas as mortes acidentais eram causadas por gremlins do além (?), mas todas perfeitamente explicáveis no nosso universo natural.

Respeito a de todos. Tanto as posivitivas (há algo), as negativas (não há) [sim, ateus, vocês são todos "homens de fé"!], e as mistas (aquela coisa meio jedi). Agora respeitem os neutros (ou os sem-fé, se preferirem).

Leitura recomendada:
Desciclopédia: http://desciclo.pedia.ws/wiki/Agnosticismo
Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Agnosticismo
Know Your Meme: http://knowyourmeme.com/memes/philosoraptor

Atualização 26/05/2012: achei, por mero acaso, um texto rápido e interessante chamado Atheism is not Faith. Os argumentos são válidos, mas não me convenceu do contrário. A racionalidade de uma decisão não a torna correta. E assumir a correção de um dado sem evidência... vou chamar de até o fim dos tempos.
Mas os textos do cara são interessantes. Vale passear pelo site, que é meio confuso, da Era Geocitiezóica.
A página inicial é essa aqui e eu esbarrei no site por essa aqui: Biblical Problems, que não consegui achar indo pela tela inicial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário