quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Black Rock Shooter

Mais uma mini-resenha de Carnaval. [afinal, algo de bom eu tinha que fazer nesse período... pelo menos não tem a Simone cantando "Então é Natal..."]

Nome original: ブラック★ロックシューター (com estrelinha)
Duração: 52min  --  Ano: 2010  --  País: Japão
De: Huke (idéia original), Nagaru Tanigawa (o mesmo da Haruhi) e Shinobu Yoshioka / Ordet
Site oficial e Trailer (clique em Movie para o trailer) [que na verdade não é o trailer, mas eu gostei mais deste do que dos oficiais, o desenho não tem nem um poster! esse que eu peguei é de uma edição especial do DVD]

Bem, o Planzet da postagem anterior eu resolvi ver só porque tinha mecha no trailer. Esse eu resolvi ver depois de ver um clipe com a personagem e gostado da música.

O que temos? O desenho começa com uma luta amalucada entre duas garotas, com a aparente morte de uma delas. Corta a cena e estamos num típico subúrbio japonês, primeiro dia de aula (aquela coisa bem bucólica, tipo A Garota Que Conquistou o Tempo ou A Melancolia de Haruhi Suzumiya [que resenharei em breve]), e aí a garota vê uma aluna nova, que acabou de se mudar, e puxa assunto... Troca a cena e vemos a garota que parecia ter morrido na primeira cena andando no que parece um mundo pós-apolíptico-místico. Troca a cena, acompanhamos o crescimento da amizade entre as duas, a mais espevitada (a principal) e a mais retraída (a aluna nova). Troca a cena, e tem mais porrada amalucada com a garota que acende um dos olhos e outra com correntes e crânios voadores... E assim vai, o desenho inteiro. Sem você entender o que é aquilo.

É um futuro distópico? É uma espevitada-alternativa de um universo paralelo / reino espiritual? É uma outra encarnação dela? Ou aquilo tudo não passa de uma representação alucinada da psiquê da sujeita?

Bem, não vou dizer qual foi a conclusão ao final do OVA. E para quem gostar, saiba que acabou de virar anime. Lançou agora em fevereiro. Eu gostei, e vou ver o anime depois, mas sendo um pouco mais criterioso, daria para dizer até que o desenho foi uma fraude. Parece que resolveram juntar enredo colegial, com lutas malucas, correntes e armas gigantes, empurraram tudo junto, meio sem sentido, para agradar otakus babões e aí é só lucrar em cima. A propósito, o final é meio em aberto, mas de uma forma meio forçada do tipo"faz o seguinte... deixa assim, pára aí, que vai terminar em algo que vai gerar discussão". Novamente, eu gostei, mas eu queria mesmo diversão ligeira, assumo minha falta de critério e de exigências elaboradas.

E lembram quando eu disse que resolvi assistir do nada, porque vi um clip? O pior é que os criadores do desenho fizeram algo parecido.

Como ele surgiu? Um cara, de uma banda, antes de fazer parte dela, tinha feito uns desenhos de uma menina de preto com chamas azuis em um dos olhos (exemplo 1, exemplo 2), aí, algum tempo depois, um membro da banda viu, gostou, e resolveram transformar aquilo num clipe. A banda (supercell) já era especializada em usar a Miku Hatsune do Vocaloid (e acredito que o MikuMikuDance), então... de usarem a mocinha de cabelos verdes [já teve até uma mini-matéria no Fantástico sobre ela] para criarem um novo modelo de uma garota de aparência quase-gótica, um pulo!
[cacete, tá complicando essa explicação, nunca botei tanto link de nome estranho de uma vez só... o pior é que faz 1 semana atrás, isso tudo era grego para mim]
Vamos tentar de novo como se vocês fossem criança: um cara de uma banda fez desenhos de uma garota. Um amigo da banda gostou e eles fizeram um clipe com ela. Mas para o clip não ser paradão (e mudo) eles usaram um programa feito só para isso: que faz desenho dançar E cantar.

No final saiu isto: clipe original, e depois surgiu outro, de um fã, que também ajudou no sucesso inicial: clipe do Anomaro-P (OBS: a história neste clipe não tem relação com a história no desenho).
Sinceramente, se eu tivesse visto esses 2 clipes primeiro talvez não tivesse ficado curioso. O que eu vi foi ESSE!: "No Scared", da banda One Ok Rock (responsável pela trilha sonora do video-game pelo que entendi). [e olhando direito agora, acho que o clipe original foi desenhado mesmo, e não "mikudançado"]

Aproveitando tanta recomendação de clipe, o que começou tudo comigo, que me fez saber que isso existia, na verdade foi este: "Matryoshka",  GLaDOS and Chell.
Eu fui no Youtube seguindo algum link sobre easter-eggs do Portal 2, um link leva a outro e parei em algo que pareciam personagens de algum anime baseado no jogo. Fora ter adorado a musiquinha, fui pesquisar para saber se Portal tinha mesmo virado anime [Não!], e link vai, link vem, aprendi sobre Vocaloid, MikuMiku e todo o diabo acima.
E fui parar no No Scared por algum resultado de busca do Google.
Se bem que ainda estou curioso para saber de onde surgiram as versões anime da GlaDOS e da Chell. [ok, algum fã que deve ter criado e largou o mesh pro mundo, mas eu gosto de saber a origem das coisas]

E para terminar a postagem: cosplay!
[o pior é que eu nem estava procurando... pois é... Regra 34]

Nenhum comentário:

Postar um comentário