quinta-feira, 31 de março de 2011

Últimas Compras - Março

:: CDs

ABBA Gold: Greatest Hits
Só repondo, eu tinha esse CD mas perdi. Não posso me considerar fã do Abba já que tenho só 2 discos (este e o More Abba Gold), mas considero estes dois uma obrigação que toda casa tenha, são clássicos.
Comprei num sebo de discos em SP (Augusta Discos, na rua de mesmo nome na Consolação). Muito bons (o disco e o sebo).

Songs from 'My Country' - Folk songs from Yugoslavia
Bom. Mas esperava mais. Você ouve o CD inteiro e tem a quase impressão de que foi uma única longa música. Menos mal que a música podia ser ruim, mas preferia 15 músicas ruins e 15 boas, diferentes entre si, do que "uma só" de 60 minutos.

The Definitive Collection: 50 Million Sellers
Pena, depois de ouvir tanta musica legal dos anos 30/40 nas trilhas de Fallout, Bioshock, e vasculhando a internet, comprei um disco dos grande sucessos de antanho... Frank Sinatra, Peggy Lee, Ella Fitzgerald, Ella Mae, Bing Crosby... 50 músicas em 2 CDs.... e nada realmente marcante.
Sorte que comprei no mesmo sebo do Abba, saiu por R$ 10.
Mas para não dizer que foi uma perda total (que exagero), a versão americana de McNamara's Band, por Bing Crosby foi um achado.

The Definitive Collection: Patsy Cline
Agora... Esse eu quase não comprei. Peguei, recoloquei, mas só para não perder a viagem, tava barato mesmo, levei. E para quem só conhecia Patsy Cline da trilha sonora de Space: Above & Beyond e Obrigado por Fumar... Esse disco compensou o fiasco do anterior. Gostei muito. Patsy Cline tem voz de cantora country que largou o estilo mas mantém ainda aquela sensualidade roceira, sei lá. [quando escrevi a frase não sabia que ela fora mesmo uma cantora country] Peguem uns MP3 por aí e vão ouvir. Estou com preguiça de escolher uma preferida e achar um link do Youtube.


:: LIVROS

The Rediscovery of Man
: The Complete Short Science Fiction of Cordwainer Smith
Eu sabia, não tinha jeito... Vou dar muito dinheiro ainda pra NESFA com eles publicando os grandes mestres dos contos de FC da Era de Ouro. Mifu.

The Savage Tales of Solomon Kane, de Robert E. Howard
Estava conversando no trabalho sobre a bosta que foi o Van Helsing e que o Solomon Kane era o que primeiro deveria ter sido... Aí lembrei que gostei muito dos contos do Conan do Howard, e que Solomon Kane não tinha tantos contos assim, e que talvez estivessem todos num mesmo livro... Rodei a cadeira, Firefox, Amazon, Search, Buy! Maldita tecnologia e isenção de impostos... rs!

Armas, Germes e Aço - Os Destinos das Sociedades Humanas (Guns, Germs, and Steel: The Fates of Human Societies), de Jared Diamond - Ed. Record
Comprado após ouvir o Nerdcast 249 – Evolução artificial da Seleção Natural.

O Horror Sobrenatural em Literatura, de H.P. Lovecraft - Ed. Iluminuras
Quando fiz a postagem sobre o Dark Corners of Earth eu fui na internet para ver ao certo em que livro estava o conto que queria mencionar... E dei de cara com o site de Iluminuras e este livro. Como assim?! Eu achei que tinha comprado tudo do Lovecraft deles! Bizarro. Anos sem perceber isso. O livro não tem contos, são ensaios do autor sobre a literatura de horror, origens e estilos. Longa resenha no Rascunho.

Hoshi no Koe - Vozes de uma estrela distante, de Makoto Shinkai - Panini
Reclamação: porque colocar o título em inglês na capa? É para ficar chique? Português é lingua de pobre? Quem é fã vai reconhecer pelo nome em JAPONÊS logo de cara. Quem não é e não sabe ingles, não vai ficar curioso com o titulo. Pior pra vocês. Bem, como esse eu quero ler logo não vou escrever nada meu sobre o assunto (resenha em breve), e para os preguiçosos que não lerão o link dado, vou roubar logo a frase. Saca a opinião do Mangás da Panini - Fansite: « (...) eu recomendo a qualquer um que compre esse mangá, é raro ver um one-shot que realmente valha a pena comprar, mas The Voices of a distant star é um mangá lindo, poético, profundo. »  Sentiram, né? Já vi o desenho, mas tenho que ler logo.

O Início e o Fim (The beginning and the end), de Isaac Asimov - Ed. Círculo do Livro
Ensaios do Asimov sobre vários assuntos. Comprei por acaso passeando no sebo. Asimov é sempre bem-vindo. Ok, tem coisa ruim, mas o dia que eu não tiver um Asimov pendente de leitura, será um dia triste. [mas fico tranqüilo porque o Asimov escreveu tanta coisa, que vou morrer sem ler tudo dele.]
Resenha do Enigma de Jade.

O Homem que Vendeu a Lua (The Man Who Sold the Moon), de Robert A. Heinlein - Francisco Alves
Vários contos. O principal é sobre um empresário que sonha ir à Lua e controlá-la. Falando assim parece algo bem tosco dos anos 50, mas putz... É um Heinlein. Não achei nenhuma resenha decente em português, vão na Amazon ou na Wikipedia.

Tono-Bungay, de H. G. Wells  - Francisco Alves
Crítica social com sarcasmo, típico do Wells. Rápido resumo aqui. Ou uma versão de outro site, traduzida pelo Google para ficar divertido:
" A história de um aprendiz de farmácia, cujo tio medicina inúteis se torna um sucesso de marketing espetacular, 'Tono-Bungay' ganhou aclamação HG Wells imediata quando apareceu em 1909. Resta uma crônica espumantes da chicana e da credulidade humana, e é hoje considerado por muitos como o maior romance de Wells.

["
crônicas espumantes!", muito bom! Fica a dica, isso daria um bom nome para um blog e a expressão dá zero resultados no Google. rs!]

Ficção Científica: Ficção, Ciência ou uma Épica da Época?, de Raul Fiker - L&PM
Um estudo sobre a ficção científica escrito por um brasileiro. Ou seja, achar uma resenha disto é impossível.
O mais próximo que consegui foi num site de Jornada nas Estrelas (Star Trek é o cacete!). Mas reparem só, procurando isso no Google o que mais aparece é este livro na bibliografia de estudos e outros textos sobre FC. Pode-se dizer então que seja leitura obrigatória para um fã.

Nós, Os Marcianos (The Martian Way), de Isaac Asimov - Hemus
Comprado no mesmo embalo do O Início e o Fim acima. São 4 contos. A capa da Hemus é meio assustadora mas depois de ler a resenha do Outro Universo, eu fiquei curioso. Deve subir alguns degraus na pilha de leitura.

Os Melhores Contos Fantásticos, org. por Flávio Moreira da Costa - Ed. Nova Fronteira
Olhei o índice apesar de não reconhecer quase nada (se reconhecesse, já tinha lido, se lido já tivera, não comprá-lo-ia [bizarro será se esta frase não contiver nenhum erro]) gostei a variedade apresentada. O ruim é que é tijolo, não dá pra carregar por aí. Mas são contos relativamente curtos, irão para a classificação mental de 'livros de cabeceira'. Gostei que antes dos contos há uma apresentação rápida dos autores. E gostei também (mais uma curiosidade divertida e que foi primeira coisa que me chamou a atenção), é que o livro, de CONTOS FANTÁSTICOS, começa com A BÍBLIA! [Toma essa, cristão xiita! Toma-te, to-to-ma!] Mas a introdução do conto é o autor jogando panos quentes, falando que "veja bem, ficção não quer dizer mentira, por favor, não queime meu livro". Ah... Covarde! Pense, irmão, WWJD? Ok, brincadeirinha. O cara parece ter feito um trabalho de primeira no livro. Precisamos de mais desses. Daqui a alguns anos, quando ler, digo o que achei.

Vaporpunk: Relatos steampunk publicados sob as ordens de Suas Majestades,
org. por Gerson Lodi-Ribeiro e Luis Filipe Silva - Ed. Draco
Longa resenha do livro aqui (explica também um pouco o que é steampunk) e (que legal!) achei até uma resenha em inglês no site da TOR. Agora, steampunk nunca foi meu forte... A estética da coisa é divertida, mas ficava por isso mesmo. Já lera sobre o livro até bem antes do lançamento e era só mais um livro que ia passar reto. Todavia... esbarrei com ele ao vivo. Não ia comprar. Mas bate aquela coisa de querer incentivar autores de FC nacionais... e vi o título de um dos contos: "Os primeiros astecas na Lua". Tava caro, pensei um pouco, fiz que não ia comprar... Mas a verdade é que a decisão já estava tomada.


E agora não tive escapatória... Escrever este post me fez relembrar (li num dos links acima) de um outro mais antigo sobre o tema. É.... Comprei. Vai aparecer na próxima lista de compras. rs!

As Crônicas de Gelo e Fogo - A Fúria dos Reis (A Song of Ice and Fire - A Clash of Kings), de George R.R. Martin - Ed. LeYa
Segundo livro na série (de sete) no universo fantástico-medieval do Martin. Uma coisa meio Senhor dos Anéis Reloaded (menos juvenil, já que quase todos os personagens são meio fdp em algum momento). Resenha do Cabaré das Ideias [ainda acho esquisito olhar "ideias" sem o acento]. E outra resenha do primeiro.
Agora, vou nem falar nada de que ao invés de Fúria eu teria usado Embate... Deixei este livro por último na postagem para poder soltar um palavrão. Porra! Como assim os livros têm tamanhos diferentes?!? Este livro é mais alto que o Livro Um. Virou bagunça? Se tu vai lançar uma série de livros... Eles têm que ter o mesmo tamanho, arte e impressão; eles precisam manter uma unidade. A LeYa feito um bom serviço em manter o mesmo tipo de papel na capa e folhas, seguir o mesmo estilo artístico, tanto nos desenhos de capa, grafismos e fonte, etc. Os livros podem ser mais gordos, claro, mas têm que ter a mesma altura. Ao completar a série e todos estiverem lado a lado na estante vai ficar estranho. Duna, por exemplo, dos 6 livros, 5 tem um estilo de capa e o outro tem uma fotografia. 5 tem lombadas brancas e 1 tem lombada preta. Mas você nem sente, a fonte das lombadas é a mesma e... todos tem a mesma altura. [e eu gosto do último ser preto, ficou legal]
Mas ok, não dá pra fazer nada. Só se eu serrar um pedaço do livro novo, o que não vai acontecer. Faltam 5 livros. Veremos o que acontece.
Como diria o Fantástico: "Estamos de olho."
[não poderemos fazer absolutamente nada se cada livro tiver um tamanho diferente, mas... pelo menos podemos reclamar.]

[ATUALIZAÇÃO SETEMBRO: o livro 3 tem *quase* o mesmo tamanho que o dois, mas ainda é maior que o 1. e detalhe, já vi a venda o 2 com a altura do 1... que zona!!!]

Nenhum comentário:

Postar um comentário