segunda-feira, 11 de junho de 2012

O Oito Infinito / O Desaparecimento de Haruhi

Keep Calm and wait, Endless Eight is not endless
Eu acabei vendo a 2ª temporada d'A Melancolia de Haruhi Suzumiya em pouco tempo. Fiquei curioso.
E putz... Cacete! Hahahahah. Malditos. Eu pelo menos estava preparado. Eu já tinha visto a lista de episódios e antes disso já sabia que havia algum tipo de trauma coletivo sobre eles. Bem... Eu sabia da repetição. E depois da 5ª vez fui checar se a próxima seria a última... Fiquei rindo sozinho...
Para quem sabe do que eu estou falando, os vídeos abaixo devem ser conhecidos. Para quem não sabe, talvez fiquem incompreensíveis. Mas vou colocá-los logo mesmo assim.  Resto da resenha depois. [e sim, o meme ao lado é velho, mas depois dessa, não pude resistir.]

Endless Eight Finally Gets to Hitler
Endless Eight pisses Hitler off
[sim, os vídeos são aquelas relegendagens do filme A Queda]

Bem, eu pelo menos não precisei esperar 3 anos, na antecipação, para então assistir à essa pegadinha. Eu e meu senso de humor anômalo até conseguiram se divertir com a desgraça que foi feita... Mas PQP! Isso é trauma para uma vida. Eu não me alimento muito bem, então acho que dá para morrer em uns 40 anos... Aí eu esqueço. hahahahaha C*lho! O pior é que ainda estou me divertindo com "aquilo". :-D

Tem uma boa frase, roubada aqui desta review:
(...) it was a very unique approach to dealing with a time-loop storyline. What better way to show how drastic the situation really is than stick the audience in a similar situation, making them go through what the characters are going through?
Quem quiser entender logo de cara o trauma, spoilers nesta postagem.

Antes de continuar, algo sem relação com coisa alguma, mas ficou legal. Cenas do anime parodiando o trailer de Matrix:



Muito bem, voltando...
Duração: novamente, 14 episódios, uns 25 minutos cada um.
Da: Kyoto Animation  --  Ano: 2009  --  País: Japão
De: Nagaru Tanigawa (escr.) e Tatsuya Ishihara (dir.)

A temporada tem 3 partes: o 1º episódio; os oito martirizantes Endless; e cinco episódios que mostram a gravação do filme que eles fizeram (o episódio "00", da 1ª temporada). Estes últimos têm ótimos momentos. O gato (sim!) discutindo fenomenologia (talvez?) com os personagens é impagável.

Eu ia recomendar ver os episódios desta temporada no meio das da 1ª, na ordem cronológica, como passou no Japão. É que não existiu uma 2ª temporada na verdade... O que eles fizeram foi reprisar a série, desta vez na ordem cronológica, e inserir novos episódios entre os antigos. Mas aí aconteceu algo legal. Na 1ª temporada eu falei que o final do 6º episódio, que originalmente passou em último, daria um melhor final para a série, mas que era melhor não ver assim, para poder entender. Pois bem, o último desta temporada, que cronologicamente aconteceu depois (se é que não me enganaram), meio que reprisa a cena e vemos o que acontece logo em seguida. Então você "volta" ao que seria o melhor final, e o conclui. Ficou bom. Assistam então a 1ª temporada na ordem que eu sugeri, e depois assista os novos à parte.

Se bem que ainda não é a última vez que vou resenhar a Haruhi. Agora falta ver o filme, que me deixou curioso por mostrar a "et-andróide" (não é andróide, mas explicar direito ia ficar muito longo) agindo como humana. Clique no link abaixo para ver cenas do filme com a música tema (e o comportamento estranho da sujeita).

O Desaparecimento de Haruhi Suzumiya
Música: "Yasashii Boukyaku", por Minori Chihara

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

WASURENAIDE!

Demorei tanto para desrascunhar esta postagem, que acabei vendo o filme também. Ok, mesmo conhecendo o desenho faz poucos meses, tornei-me grande fã dele, então a opinião seguinte é de fã, não necessariamente isenta nem imparcial:

O Desaparecimento de Haruhi Suzumiya foi FODA!

Muito bom mesmo. Tem seus momentos monólogos, mas ele faz menção à vários episódio passados, rouba algumas idéias aqui e ali, mostra a Nagato completamente fofa agindo como humana, termina com uma música excelente nos créditos (uma versão mais trista do trailer acima, à capella. Clique aqui), e uma cena pós-créditos extramente bem pensada. [obs: não, ela muito provavelmente não fez o que todo mundo acha que ela fez nesta cena, mas parece que fez, e isso que importa, até mesmo ser vago faz parte da beleza da cena.]

Nome original: 涼宮ハルヒの消失 (Suzumiya Haruhi no Shoshitsu)
Nome em inglês: The Disappearance of Haruhi Suzumiya [é bom dar o nome em inglês porque se você quiser comprar por aqui... Não tem. Não entendo porque o mercado de desenhos e séries japonesas no Brasil é tão baixo. Eu cresci vendo desenho japonês e Espectreman, minha mãe via National Kid e Fantomas, amigos mais novos cresceram vendo Jaspion, Pokemon e outros desenhos que nem conheço, de brinde até temos a maior colônia japonesa do planeta... Nós deveríamos ser o maior mercado disto tudo no mundo!! Mas na prática...]
Duração:
2h44min  --  Ano: 2010  --  País: Japão

É pena que até agora não há noticias de uma 3ª temporada ou novo filme. O Desaparecimento compensa completamente pelo Endless Eigth. Então quando eles querem, eles conseguem fazer algo não só bom, mas espetacular. O jeito será ver se traduziram os livros e mangás para inglês ou português... Ou aprender japonês.

Rapidamente resumindo a história: dia normal na escola, final de ano, e a Haruhi está bolando com os companheiros (ou seja, disparando ordens e definindo tudo sem margem para discussão) como será a festa de Natal do clube. Dia seguinte e... algo de muito errado aconteceu com o mundo. A Haruhi desapareceu. Não só sumiu, mas ninguém nem sabe quem ela é, nunca ouviram falar, e os antigos integrantes do clube - que não existe - não reconhecem o Kyon. E não só isso, como eles também são pessoas normais. Ninguém ali é viajante no tempo, paranormal ou andróides alienígenas (notem o plural - só para deixar o nosso herói ainda mais preocupado). E cabe ao nosso mocinho não só resolver o mistério, como também aceitar de uma vez por todas algo que ele veio a série toda reclamando.

O grande trunfo (e destaque) do desenho é justamente a nossa adorável andróide Nagato. Como todos os personagens tiveram que virar pessoas normais, a única realmente alterada é ela, já que todos os demais já eram humanos para começo de conversa. E como seria a "conversão" de um robô sem emoções, que passa o tempo todo lendo num prédio afastado e morando sem companhia: uma garota tímida e solitária que não sabe lidar muito bem com outros e, ha!, com meninos!

De novo: muito bom!
Se você for fã, pelo menos. Não sei se teria o mesmo impacto como um filme isolado.
O que é um bom gancho para recomendar novamente: veja a série toda!

E uma resenha alternativa, com mais elogios:
Anikenkai: "...incrível e altamente recomendado para todos os fãs de animação..."
(mas de novo, ressalva de que será melhor se você assistiu antes a série - e se você não quiser encarar os oito infinitos, assiste só o 1º, o 2º e o último deles de repente)

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

E novamente, desrascunhar tudo acima demorou tanto (hoje é 7/dez/2013) [essa vida agitada de blogueiro ainda acaba comigo. rs!], que acabei lendo os 4 primeiros livros [com um bom intervalo entre eles] dos que deram origem a série. Li esta semana justamente o livro do Desaparecimento. [e por isso que lembrei de terminar essa postagem, que estava 90% pronta faz quase 1 ano e meio]. Devo dizer que foi uma surpresa. Todo o humor está lá intocado e foram grandes diversões mesmo sem imagens ajudando (há uma ou outra apenas). Ter visto o anime antes facilita, já que você lembra das cenas e expressões, mas foi uma leitura extremamente agradável e divertida.

Podia ter lido em inglês, mas li pela tradução nacional de fãs (mas eu tenho todos os livros da Little, Brown Books também). Não dou o link porque, tecnicamente, não podiam existir. rs!, mas vai no Google que você encontra. Agradecimentos ao sujeito com nome que é trocadilho de remédio e jardim e toda sua equipe.

Sobre os livros, o primeiro segue a história principal da 1ª temporada, os episódios chamados "A Melancolia de Haruri Suzumiya" (que é o nome do livro).
O 2º livro (Os Suspiros de Haruri Suzumiya) são os últimos 5 episódios desta 2ª temporada (os da gravação do filme).
OBS: lembrando, os livros vieram ANTES do anime - eles não são uma novelização do desenho, o desenho é que é a animação deles.
O restante das duas temporadas (episódios soltos e O Oito Infinito) são os livros 3 e 5 - respectivamente: O Tédio e A Fúria (todos, sempre, de Haruri Suzumiya).
O 4º livro é O Desaparecimento.
Voltando para o 5º livro, nele começam as histórias que NÃO viraram desenho. [ainda, pelo menos, temos que manter as esperanças] Há um conto no 5º que não virou episódio da série e no 6º livro (A Hesitação) apenas um deles virou.
E daí em diante nada virou desenho e cada livro é uma história completa, e não contos como alguns dos anteriores. A última das histórias (até o momento) foi lançada originalmente em 2 livros até, de tão longa. São eles: As Intrigas (7º livro), A Indignação (8º) Os Distúrbios (9º) e A Surpresa (10º e 11º).
OBS: em inglês o 10º e o 11º foram publicados em 1 livro apenas.
E há dois contos soltos: Rainy Day e Random Numbers.

Sobre um eventual 12º livro, nada certo ainda, mas em entrevistas o autor dá a entender que existirá - e sem planos de parar.

No próximo eu já começo a ler material "inédito", mas será só um conto, volto aqui só quando chegar no 6º. Falaremos de Haruhi novamente lá para 2015 então. :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário