domingo, 3 de junho de 2012

Mirabile Futurum

Pessoal fica divulgando clipe de música do Neymar fantasiado... Tentemos subir o nível um pouco. Ou pelo menos variar radicalmente. Hoje estou musical. Três clips para vocês.
E já peço desculpas se travar o navegador de alguém, postagens com muitos vídeos incorporados fazem isso às vezes.

Este post chamaria-se Músicas Infantis Russas, mas não são bem isso, e Músicas de Filmes Infantis Russos dos Anos 80 ficaria muito longo. E ninguém ia clicar.
Mirabile Futurum chama muito mais a atenção! O título fará sentido mais abaixo. [e eu já tenho uma postagem com título em latim, e outra em rascunho, de repente começa uma tradição]

Pois bem... Enquanto, nos anos 80, nós tínhamos aqui "Nós gatos, já nascemos pobres...", depois disso os filmes da Xuxa, Mara e Angélica [que queda de nível...], e hoje em dia... sei lá, acho que nem existem mais, a infância musical russa parece ter sido bem mais interessante. Esbarrei nos vídeos abaixo nos últimos 2 meses. Deus abençoe o YouTube. [eu sou um péssimo futurista: achei que o Google e sites Wiki não vingariam... mas o YouTube... eu sabia que ia dar merda.]

1) Мама - первое слово (Mama, pervaiê islôva / Mamãe, a primeira palavra)
    Filme: Мама / Rock 'n Roll Wolf (1976)

Histórico: estava eu procurando o clip do A-Moe - Mom Is Home (banda que também conheci por acidente, pesquisando sobre Bubblegum Dance), quando, no meio das recomendações, surge algo parecido com um cosplay de pobre do Kiss... E voilà, mais uma filme para minha lista pendências! Ainda estou tentando descobrir se existe alguma versão em DVD do filme com legendas (enquanto isso, dá para assisti-lo inteiro no Youtube, com ou sem legendas, e acho que em inglês também).

Sem mais delongas...


Se preferir, a mesma música em inglês, em outra cena do filme. E aqui a letra.
Tanto em inglês como em russo, cantado por Ludmila Gurchenko. Interessante isso sobre o filme até, ele foi gravado em 3 línguas. Eles faziam a cena em uma, depois regravavam a mesma cena em outro idioma, e depois de novo.
Há coisas que só a União Soviética fazia por você!
E se você realmente ficou interessado: versão em desenho animado (não-musical), de 1957, da história infantil original. [esse nem eu assisti ainda]

2) Жил да был брадобрей (Era uma vez um barbeiro).
    Filme: Мэри Поппинс, до свидания / Mary Poppins, Goodbye (1983)

Essa é a mais fraquinha do trio. Acho que a conheci pelas recomendações na lateral do link acima. E não, não é uma versão soviética do filme da Disney - "Camarada, não podemos mostrar um filme capitalista para nossas crianças. Façamos o nosso!", bem... de repente até aconteceu isso mesmo, mas o filme na verdade é baseado nos livros infantis, não no filme americano, e até onde eu li, apesar do filme se passar na Inglaterra, em momento algum tentam demonizar ocidentais nem nada. Ponto para os soviéticos.



A Maria é a atriz Natalia Andreichenko, mas a voz é da Tatiana Voronina.
Ou seja, tenho nada de interessante para falar do filme. Musiquinha legal e só.

3) Прекрасное далёко (Pricrasnaiê dalhôca / A beleza distante*)
    Mini-série: Гостья из будущего / Guest from the Future (1985)



* Na verdade, não consegui pensar numa boa tradução... Não é bem a beleza que está distante, é o distante que é belo. Em inglês costumam usar Futuro Glorioso porque a letra fala justamente das maravilhas por vir, tanto no futuro em si (o seriado envolve viagem no tempo) como na vida dos personagens... É subtexto demais para tentar enfiar em 2 só palavras!

Nesse outro link é a mesma música, mas com cenas mais variadas do filme, ao invés de focar só na menina. Dá para ver um pouco mais da história também. [aqui a música também está um pouco mais longa]
Gostya Iz Budushego - Prekrasnoe Daleko
Mas o vídeo incorporado mais acima me deu mais curiosidade de assistir do que o vídeo "detalhado". Eu podia ter ficado sem ver o robô digno de um filme dos Trapalhões.

E agora a música não é de filme, é uma mini-série em 5 partes (na verdade, o da Mary Poppins acima também foi, mas só 2 episódios).

E algo que eu achei legal, nada a ver com nada, é que a garota (Natália Guseva) não ficou feia depois de velha... Isso costuma acontecer toda vez que eu vejo um filme antigo com criança e depois checo o que aconteceu com a pessoa. [sejamos sinceros, com a menina! que eu não fico vendo se homem ficou bonito com a idade]
Neste site dá para ver a evolução dela desde miúda (bem miúda e vestida de pokémon) até a terceira idade. E ela esteve muito bem em todas as fases. Uma versão menos fatal da Michelle Pfeiffer (foto 1 e foto 2). Muito bom. Na verdade, acabei de descobrir que ela ainda não está na terceira idade, acabou de fazer 40. Bem... Então ela envelheceu um pouco mais rápido do que deveria (aqui ela com 33 e aqui com 36), mas ainda assim, está muito bem - vou considerar que nas fotos onde ela parece ter 50 ou 60 a culpa é do fotógrafo e pronto. Tem mais fotos aqui (algumas no trabalho dela até, biotecnologia envolvendo coisas complicadas com química e vacinas).

Mas voltemos às músicas... Finalmente explico o nome da postagem! É que a música fez tanto sucesso lá na época, que acabaram fazendo versão até em latim! Nesse link abaixo tem a letra em latim e botão para ouvi-la cantada (está no meio da página).
Marco Binetti - Russian songs translations into Latin

Quem quiser ouvir outra versão em latim, um pouco mais estranha (mas bem cantada ainda assim), segue ela ao vivo por um coro vestido de alunos de Hogwarts (Harry Potter). [pô, mataram logo a ruiva!]


E quem quiser baixar a mp3 ou algum dos vídeos, recomendo, antes de qualquer coisa, usar o Firefox. Depois disso, um dos 2 add-ins abaixo:

Esse é mais fácil de usar: Download YouTube Videos as MP4 and FLV
E esse para as horas que o acima não se aplica (como baixar a mp3 do Mirabile Futurum ou vídeos fora do Youtube): Video DownloadHelper.
Se preferir, pode ficar só com este, mas para vídeos no Youtube o primeiro é tão ridículo de usar, que eu sempre o uso.

E terminando, Desafio Musical: nesta postagem há mais de 10 musicas linkadas.
Ouviram todas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário