quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Ficção de Polpa - Volume 1


Organizado por: Samir Machado de Machado
Editora: Não Editora  --  umas 130 páginas  --  Ano: 2007
17 contos  --  ISBN: 978-85-61249-02-1

Primeiro, a triste verdade: as histórias não são necessariamente boas. Criativas [grande parte] não há como negar, mas um tanto alternativas demais [para o MEU gosto]. Sei lá, seria isso o chamado New Weird? Porque as histórias são estranhas. Mas são curtas, isso é bom. Mesmo que de repente você tenha um estalo de "Que porra! Este conto é uma merda!" você já leu 2 páginas curtas e agora só falta mais 1 para terminar. Então você termina. [O autor que me perdoe, mas escrevo isso lembrando especificamente do conto da velhinha com o fantasma francês (?), um marido lobisomem (?) e um quadro de olhar maligno, no meio de um furacão - nada fez sentido e o conto termina fazendo menos].

Mas, como a própria introdução do livro fala, não tivemos por aqui muito desta cultura, de contos fantásticos, ficção científica ou aventureiros - putz, o mais próximo que me vem a cabeça que tivemos parecido é a literatura de cordel, com seus cachorros, cangaceiros e fantasmas - então qualquer iniciativa no estilo é bem-vinda. Ok, os contos não me agradaram tanto assim, achei que o estilo deles na verdade é bem mais moderno do que seriam na época das pulp fictions originais; mas... até onde entendi, a proposta não era mesmo emular o estilo. Então está valendo. E para não ficar na reclamação, gostei bastante do conto em que o cara dá carona para uma garota na estrada. Várias divertidas reviravoltas. [Edição: o conto é o: O Desvio, de Antônio Xerxenesky.] Ia citar outro agora também, mas folheei o livreto duas vezes procurando o conto... e aí me toquei: ele é do Volume 2! É... mas o Volume 1 valeu pela curiosidade e para ter a coleção completa [o que me faz lembrar... tenho que ver se já saiu a nova Imaginários. [ih! saiu!] Essa é outra coleção no mesmo estilo, com contos variados de terror, fantasia e fc, que eu compro todos os que saem - apesar de ainda não ter lido nenhum.]

Algo legal: há um rápido making-of da capa.
Outra coisa legal: conto do Lovecraft ao final. Eles estão fazendo isso, colocando uma "faixa bônus" no fim, com algum grande clássico do gênero pulp. E no volume 2 já vi que o conto é do Weinbaum, de quem sou grande fã. Isso aumenta bastante a expectativa sobre o conto bônus do 3º livro, que é de um cara que eu não conheço. E nos 2 primeiros eles colocaram 2 de meus escritores preferidos... Só isso já me dá vontade de ler logo todos, para chegar no conto. [sim, eu podia lê-lo agora. mas gosto de ler na ordem.]

//  E interrompo a narrativa para colocar aspas gigantes, porque eu realmente sou fã do Weinbaum e gosto de puxar a sardinha do cara sempre que possível. Mal comecei o Volume 2 ainda, mas já saibam vocês que a compra talvez já valha só de poder conhecer a obra mais famosa do sujeito. « "Uma Odisséia Marciana" teve, no campo, o efeito de uma granada explodindo. Com apenas esta história Weinbaum foi instantâneamente reconhecido como o melhor escrito vivo de ficção-científica, e ao mesmo tempo quase todo escritor no campo tentou imitá-lo. » Não são minhas palavras, são do bom doutor Isaac Asimov. O cara foi elogiado até pelo Lovecraft. Não é bolinho, não.  //

Voltando ao Polpa, leituras recomendadas: rock loco: Raízes da Cultura Pop
(fala da série e explica um pouco o que é a 'ficção de polpa')
A introdução do livro aqui: coluna do Roberto Sousa Causo, no Terra Magazine
E uma breve resenha conto a conto: de novo, via o Roberto Sousa Causo
[eu vivo indo parar nas colunas dele sempre que pesquiso algo sobre FC... nem é proposital]

Não gostei muito deste primeiro volume e, pelo tamaninho que é, talvez pudesse custar uns R$ 9 ao invés de R$ 15, mas não des-recomendo a leitura. É interessante, é legal ler sabendo que os escritores são nacionais, e tem coisa diferente para quem está começando a ler o estilo agora. Só atentem que as histórias são principalmente de suspense, há pouca ficção-científica *clássica* mesmo quando o conto é do gênero, e o terror não te deixa tenso. Sinto que é obrigatório na estante de um fã, mas não consigo terminar a postagem num enfático "Leiam!". Fiquem com o seguinte: Experimentem!
(e depois eu volto quando ler os demais da coleção, atualmente em 4 volumes)

[ATUALIZAÇÃO: na introdução do Volume 2 é explicado que o primeiro volume pendeu mais para o terror e que o segundo focará na ficção-científica. Não sei se foi proposital, ou se acidental e estão remediando, mas para quem curte mais FC, não desistam da série!]

Nenhum comentário:

Postar um comentário