terça-feira, 3 de abril de 2012

Fúria de Titãs 2

Nome original: Wrath of the Titans
[Aha! depois de décadas, o título nacional passa a estar corretamente traduzido.]
Duração: 1h39min  --  Ano: 2012  --  Teaser
[mas por mais que eu goste de todas as versões de Sweet Dreams, o Teaser do 1º filme é muito melhor... Um escorpião gigante batendo no chão no rítmo da música é uma das melhores cenas de trailers da história.] [a música é "The Bird and the Worm" do The Used]
De: Jonathan Liebesman (de A Batalha de LA)
Com: Sam Worthington (o mocinho de Avatar), Liam Neeson (A Lista de Schindler e Krull),  Ralph Fiennes (Lorde Voldemort), Édgar Ramírez, Toby Kebbell e Rosamund Pike (uma loirinha genérica que você reconhecerá de outros filmes que você não lembra).

A história: 10 anos depois do 1º filme os deuses estão perdendo poder porque a galera não os venera mais (achei isso legal, me lembrou Deuses Americanos, do Gaiman) e alguns bichos gigantes estão escapando do Tártaro. Aí Zeus, Poseidon e Ares vão lá para ver qualé, a convite de Hades. Poseidon se ferra [coitado, o Percy ficou orfão!], Ares é um safado e Zeus vira prisioneiro. Tudo parte de um plano maligno para Cronos (pai de Zeus e aprisionado por este mesmo) escapar da prisão e destruir o mundo.
E aí o Perseu, que não queria nada com esse rolo todo, resolve que não tem jeito, terá que ajudar - mas só porque ele não quer que nada de mal aconteça ao filho que ele teve com Io, a lua do Júpiter. (nem tente encaixar nada no filme com a mitologia real, é o maior samba do Olimpo doido. Io era para ser, sei lá, bitetravó do Perseu...) Ah, e o Bubo faz uma ponta novamente.

É isso. O filme mal tem história mesmo. Vá ver pelos efeitos e monstros que é uma excelente Sessão-da-Tarde. Não tem nenhum escorpião gigante, mas tudo bem.

Isso posto, algo me incomodou: a montagem.
Sei lá, algumas cenas trocavam de forma abrupta demais, a ponto de eu ter que parar 2 segundos para entender o que aconteceu. Uma típica seqüência normal seria "cara de espanto" + "ferrou, vou ter que atacar" + "cena atacando". No filme há uma parte em que vemos a cara de espanto da mulher, e na seguinte ela está correndo no meio dos soldado. Mas troca de um close para uma cena distante. Ficou estranho. Putz, pelo menos 2 segundos a mais de cena, com ela gritando e pegando impulso ao invés de já mostrá-la correndo, teria des-esquisitado a cena.
Num outro momento um cara é pego numa armadilha, e aí é puxado pra longe. Na hora eu não entendi. Achei que era outra armadilha. E a cena seguinte mudou o tom, me deixando bolado por um instante. Outro caso: o Agenor faz a maior pose quando pega o tridente pela primeira vez, aí mostra o barco parado e de repente eles estão numa ilha. Eu fiquei com a impressão de que cortaram alguma cena de viagem ali. Sei lá, podia não ser nada como eu imaginei na hora (ondas gigantes erguendo-se e os levando para longe), mas eles foram "teletransportados" sem nem mesmo um "Plim!". Putz, até a Ilha de Lost pelo menos fez o famoso GLUP! Por um breve instante, quando apareceu a ilha, eu pensei que eles AINDA iriam viajar, que a ilha era de onde eles acabaram de sair.

Sim, quem viu e não teve essas leseiras todas vai pensar "Pô, esse cara é burro". Pô, sou não. E sei que se somar tudo isso acima mal dá 10 segundos de filme, então obviamente não o desmerece. Mas que foram besteiras de montagem, ah, foram... eu, do alto de minha não-formação em Cinema, defini!

Mas fora isso, há cenas muito boas. Achei que o 3D podia ter sido um pouco mais usado. Logo no começo do filme, por exemplo, há uma cena com corpos chovendo dos céus... e ela parece totalmente 2D, nenhum morto foi atirado da tela!

A cena dos 2 deuses saindo da cabana ao final e resolvendo "vamos botar pra quebrar uma última vez". Excelente. Eu aceitaria uma prequel só com isso de premissa. Façam um "Rise of the Titans" mostrando os 3 irmãos lutando contra Cronos que eu pago novamente para ver um filme sem nenhuma história. Feliz.
Edição: e não sou o único, a resenha do Ain't it Cool News sugere a mesma coisa.
Ah, e claro, com a coruja mecânica fazendo aparição novamente. A presença dela agora é obrigatória nas continuações.

Outra cena legal foi o cara tomando um "cascudo" do Pégaso. Pessoal tem gostado de colocar cascudo em filme. Também teve um no John Carter.

E dúvidas babacas: cadê a Atena? Ela está na lista de atores. Cortaram a cena?
E como a Coruja foi parar lá? Ela apareceu no 1º filme e estava num caixote (?) do vestiário (?) dos argonautas (?).

E por falar em bicho, que m*rda de Minotauro ridículo foi aquele? Putz, com tanto monstro bem feito... até no 1ª filme... E aí eles me pegam um cosplay do diabão do A Lenda?

No geral, foi um filme bem mais "épico" (notem as aspas) que o primeiro, que tentou ser mais fiel ao filme original, mas soou bem mais galhofa que este. E há um pouco de humor também. Sempre bem-vindo.

Ah, e alguém me explica aí o que foi que o Agenor navegou? Achei que era alguma menção à algum ato fenomenal do Agenor-mitológico "real", mas nada encontrei sobre ele ter navegado coisa alguma. Ok, estão ferrando completamente com os mitos originais (pelo menos agora o Perseu terminou com a mocinha correta), mas o maluco insistiu tanto no filme "Eu sou o navegador", "você deve ter ouvido falar de quando naveguei", "navegador isso e aquilo"... Achei que alguma referência à algo havia.

Bem, é isso, como sempre eu levo uma eternidade escrevendo cada post (teve desde pesquisa de raças de corujas até pesquisar o que são verbos transobjetivos), então termino aqui.
Resenha dos outros pra vocês:

Noticias de Novo Hamburgo: que achou pior que o 1º e adorou o labirinto.
Gone With The Twins: que compara à Papai Noel e achou o labirinto ridículo.
Cinema com Rapadura: que acha melhor que o 1º, mas que isso não é grande coisa.
Screen Rant: que acha o mesmo, e achou o Minotauro ridículo também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário