sexta-feira, 27 de abril de 2012

Espelho, Espelho Meu

Nome original: Mirror, Mirror [bons tempos]
Duração: 1h46min  --  Ano: 2012  --  Trailer [obs: sim, é bem bobo, mas o trailer faz parecer muito pior do que é]
Diretor: Tarsem Singh (futuramente em Samurai Jack [!?]).
Baseado em conto dos Irmaõs Grimm.
Com: Lily Collins (de Phil Collins) [cacete! acabei de me tocar... era a menina de Padre!! quando fiz a resenha desse eu nem me dei ao trabalho de colocar o nome dela...vejam só! ficou famosa!]), Julia Roberts (de Flores de Aço [foi o filme mais desconhecido dela que consegui pensar]), Armie Hammer (de A Rede Social), Nathan Lane (um sujeito que você conhece e reconhecerá, mas olhando no IMDb vai perceber que não lembra dele em lugar nenhum! Um baita paradoxo!), Mare Winningham (mesmo caso, putz! ela esteve até em Torchwood, e eu não lembro dela), Michael Lerner (mesmo caso de novo), vários anões (um deles a cara do The Rock) e uma rápida participação do Sean Bean (Boromir!).

A história: num mundo que enfrenta fome, dívida pública e medo constante, uma rainha enfrenta dificuldades em ser mãe solteira de sua ente... Ah, fala sério se alguém acha que eu vou realmente resumir a história da Branca de Neve. Qualquer um sabe do que se trata. Pode ver o trailer acima ou o outro que está resolvido, você saberá as principais modificações e nada sobra para se explicar.

Bem, vamos ao filme. É bobo e divertido, e será uma típica Sessão da Tarde de época de férias escolares ou Dia das Crianças. E é simples assim. O filme é tão carnavalesco e abobalhado (a ponto de termos dentes brilhando a la comercial do Bond Boca e coraçõezinhos voando em volta da cabeça) que o 'espelho mágico' ficou até meio deslocado ali. Talvez para dar um contraste mais maligno, mas cabanas bizarras, num lago esquisito, e a Julia Roberts com cara de estátua de cera incompleta, ficaram, digamos, "assustadores demais" para o filme. Mas ainda assim, até essas cenas eram bobas. Basta notar o o senso de humor do espelho e a 'bola' de cristal que ficava junto. Então não veja o filme esperando nada além disso: diversão acéfala para crianças. E sem piadas para os pais. [no máximo as olhadas da rainha]

Há momentos em que abusaram da bobeira até, como quando o puxa-saco vira uma barata. Ou a cena em que tentam quebrar o feitiço do príncipe, literalmente, na porrada. Ou, muito pior que tudo isso junto, o feitiço em si. O filme podia ter exagerado um pouco menos nas piadas Os 3 Patetas, e ter ficado um pouco mais no estilo que foi a seqüência dela aprendendo a ser uma ladra.
Mas tudo perdoável. Os atores foram bem escalados. A Collins (que parece uma cruza da Audrey Hepburn e a Sandy) [no filme ela parece mais a primeira, mas no Google Imagens eu pensei direto na segunda também] começa o filme meio estranha, o sobrancelhão até me deu um susto, mas ao longo do filme, em que na teoria ela deveria ficar mais acabada, longe do castelo, até que ela ficou bem mais fofa. Proposital, talvez? Para ficar como um afloramento da sujeita? Não sei. De repente foi só eu que me acostumei com a cara dela aos poucos. A Julia Roberts é sempre uma graça. Gosto dela em comédias. E o Príncipe tinha o nível correto de canastrice para um papel desses.

Por falar nos personagens, o ajudante do príncipe não mostrou a que veio. Ficou esquisito: ele foi completamente inutilizado no meio do filme ("Vá buscar meu exército!") e não reapareceu. Podia pelo menos ter tido 5 segundos de cena no final ("Cheguei com o exército, meu príncipe. Ainda precisa?"). O punhal também parecia que teria algum significado, mas era só um punhal.

E por falar em mudanças no roteiro... Pô, eles perderam a chance de deixar o "monstro" vivo e usá-lo como gancho para fazer um Chapeuzinho Vermelho no mesmo universo. Acompanhem: o bicho tinha cara de lobo e no filme a Branca já tinha usado um vestilo amarelo estilo Chapeuzinho... eles podiam colocar uma cena pós-créditos dela e do marido soltando um "Ok, nos livramos da rainha má, mas ainda tem um monstro a solta" aí ela abre o armário, com vários vestidos iguais àquele, de várias cores... e puxa o vermelho! Se quisermos forçar um pouco mais, o príncipe podia estar com um machado no ombro!

Putz, já estou até pensando na trilogia. No terceiro a Julia Roberts volta e consegue envenenar a Collins... E pronto, temos também A Bela Adormecida. [e já tenho até a solução para ela não ficar de fora, dormindo durante o filme inteiro. Advogados da Disney, procurem-me para fecharmos negócio!]

Por falar em fim do filme... Produtoras... na próxima vez... é pra legendar a canção! Uma coisa é a porcaria de música dos créditos, geralmente ruim e feita só para concorrer ao Oscar (e que deveriam ser substituídas por esta). Outra é uma música que é cena do filme, que fala do enredo do filme, com os personagens do filme, cantada pela protagonista ainda encarnada como personagem do filme. Ok, foi no final, mas não foi uma mera droga de música dos créditos. Era para estar legendado.

E nada a ver com nada, mas mais alguém pensou no castelo de Agrabah vendo o do filme? É algo que eu veria... O Aladim da Disney em carne e osso (ou, como se diz em português moderno, em live-action). A Jasmine é a minha princesa Disney preferida. [momento camufla isso, hein!] E era gatinha. Só tinham era que colocar uma atriz árabe desconhecida no papel, para não ficar muito bizarro. O Aladim pode ser qualquer ator galã da vez. Na verdade, tentando bolar uma imagem mental agora, se esse link for uma boa representação, talvez uma atriz indiana ficasse mais parecida com a da Disney do que uma árabe.

Opinião final: Snow White and the Huntsman (trailer 1) se ferrou. A tentativa de pegada modernizada com a sem-gracinha do Crepúsculo não vai barrar essa sessão-da-tarde... Não vai mesmo. Os efeitos são muito bons (trailer 2) e eu devo gostar e me divertir mas... se fornicou legal.
E ainda mais depois dos fiascos de A Garota da Capa Vermelha e A Fera, esse papo de 'atualizar a história' vai ter que se esforçar muito para dar certo e tirar a má impressão.

Se bem que isso é só comigo, parece que ninguém gostou muito do filme:
Cinema Com Rapadura: Uma maçã bem indigesta
Adoro Cinema: 'apuro visual (...) sem uma história que consiga acompanhá-lo'
Screen Rant: eles na verdade gostaram, reclamações só parecidas com as minhas.
Omelete: 'desprovido de senso de perigo, de carisma, de graça, e de relevância'.

E dois clipes musicais no tema para vocês:
A música do filme, quase uma cena de Bollywood: I Believe in Love (Mirror Mirror Mix)
(e com legendas!)  [obs: essa música tem uma história interessante por trás até]
E outra que eu gosto faz muito tempo, mas só hoje vi o clip: Rammstein - Sonne

Nenhum comentário:

Postar um comentário