Mostrando postagens com marcador Lovecraft. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Lovecraft. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

O Mundo Sombrio, de Robert E. Howard

Bem, como eu sempre tento dar uma força para os lançamentos da Clock Tower (o site completo está fora do ar, tem o Facebook enquanto isso) [que são caros, mas com pouca tiragem não tem muito jeito] então, cá estamos, com mais um [que já comprei]. Mas é tarde e quero dormir, então vou só copiar-e-colar o email deles! [não deu certo... tive que acertar a formatação na mão, ficou tudo ferrado só colando direto... tentei reproduzir o melhor que deu o email original]

Eu sempre fui meio purista. Jornada ou Guerra nas Estrelas só vale o que passou na TV ou cinema, por ex. Conan só vale o que o Howard escreveu. E... mitos de Cthulhu só vale o que o Lovecraft botou a mão! Mas... Junta dois caras que eu tenho respeito... [e ainda por cima vindo da Clock Tower] eu tenho que ter esse livro. Vai para pilha... Vou acabar lendo só daqui a 10 anos... Mas já foi! Já paguei. [e podem confiar neles vocês também.]

Então, sem mais delongas, comercial gratuito:
(dúvidas, erros de português, vírus, roubo do cartão de crédito, extração de rins e acordar numa banheira de gelo, ou qualquer coisa... falem com eles! tem o email no texto, minha participação termina neste parêntese aqui: --->)

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Olá! Tudo bem?

Ontem tive a oportunidade de fazer ao vivo, junto a alguns dos membros do time Clock Tower, o lançamento AO VIVO da nossa campanha do "O Mundo Sombrio" (você pode assistir aqui). Agora você já pode adquirir seus exemplares do livro!

Aproveite e garanta seu livro agora mesmo:

Garantir o meu "O Mundo Sombrio"!

Dentre os melhores de contos de Robert E. Howard sobre os Mitos de Cthulhu, esta é a lista de obras deste livro incrível (e inédito em português):

The Black Stone
The Children of the Night
The Haunter of the Ring
Arkham (poema)
Dig Me No Grave
The Fire of Asshurbanipal
The Thing on the Roof
"The Shadow Kingdom" (1929)
"The Gods of Bal-Sagoth" (1931)
"Worms of the Earth" (1936)
"People of the Dark" (1932)
Bell of Morni (poema)
The Little People
The Black Bear Bites

O livro contará ainda com uma série de EXTRAS, como é tradição nos livros produzidos pela Clock Tower. Dentre os principais, podemos citar:

  • Uma rica introdução de S.T. Joshi, considerado a maior autoridade hoje na obra de H. P. Lovecraft;
  • Prefácio de Rochett Tavares, escritor e estudioso brasileiro da obra de Robert E. Howard;
  • Biografia completa do Robert E. Howard escrita por Rusty Burke, principal biógrafo do autor;
  • Ilustrações internas de Leander Moura, autor da capa de O Rei de Amarelo e aclamado ilustrador de temas relacionados aos Mitos de Cthulhu;
  • Um raro texto do próprio H.P. Lovecraft em memória de Robert E. Howard;
  • Seu nome no livro, como colaborador;
  • E muito mais!

Então, NÃO PERCA TEMPO! Adquira o seu livro o quanto antes (CLIQUE AQUI).


A campanha se encerrá no dia 08 de novembro, mas o quanto antes você puder adquirir, melhor! Como você bem sabe, e como foi todos os projetos da Clock Tower até aqui, é o dinheiro arrecado na pré-venda que nos permite produzir os livros sob demanda para nossos leitores. Assim, quanto mais rápido atingirmos nossa meta (1.000 livros vendidos! o/ ), mais rápido poderemos terminar o livro, produzirmos e enviarmos para todos os colaboradores.

Vale lembrar que nós trabalhamos produzindo livros "de fãs para fãs", então a sua ajuda é muito importante. Ajude a compartilhar esta novidade entre seus amigos, em seus sites e blogs, e da forma que puder. Toda a ajuda é bem vinda e muito necessária para que possamos alcançar mais pessoas.

Assim, se você ainda não adquiriu seus exemplares (recomendamos seriamente adquirir mais de um, pois não há garantia de uma segunda edição), aproveite AGORA:
 
Quero meu "O Mundo Sombrio"!
Contamos com vocês!

Se tiverem qualquer dúvida ou qualquer problema, basta responder este e-mail, ok? [escreva para: editoraclocktower arroba gmail ponto com]

Grande abraço!
Edu Costa
Marketing - Editora Clock Tower

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Branca dos Mortos e os 7 Zumbis

Nome completo: Branca dos Mortos e os Sete Zumbis e outros contos macabros
Autores: Abu Fobiya (Fábio Yabu)
Ilustrações de: Michel Borges
Editora: NerdBooks (o braço literário do Jovem Nerd)
Páginas: 240  --  Ano: 2012  --  Cores: P&B
Site oficial: link (imagens, audio dramas e 1 conto)
Acabamento: excelente. Capa dura e papel grosso e amarelado.  --  ISBN: 978-85-913277-1-3
Tamanho: 13,5 x 18,5 cm (+/- 1 pão de forma e meio)

◄ Clique na capa para vê-la em todo seu brilho (literalmente)

Eu gosto gosto de mistura de histórias. Vi muito tempo atrás o trailer de um Moby Dick com dragões (Age of Dragons, que acabei nunca assistindo depois da opinião ser unânime de que é uma merda) [e revendo agora o trailer, não sei onde eu estava com a cabeça de ter ficado curioso], e estou a meses [anos talvez?] esperando lançarem o Quando o Saci Encontra os Mestres do Terror (link). Olhei meio torto no começo, sei lá, achei a capa meio infantil na época. E ela brilha! Putz! Capa brilhante! Mas eu gostei do outro livro do Abu Fobia (o Independência ou Mortos, já resenhado) e o princípio da coisa era interessante. Não ia perder a chance. Olhei torto mas sabia que ia comprar.

OBS: Não recomendado para menores de 18 anos. [ok... menores de 15, criançada sabe coisa demais hoje em dia e nem o livro pega tão pesado assim]

O que é o livro? São contos de terror, que adaptam ou tomam como base contos populares "infantis" (eles não eram, mas como a maioria das pessoas só os conhece via Disney, passaram a ser). De cara, por exemplo, realmente há uma história em que a Branca de Neve encontra-se com sete zumbis. E não sei se é impressão minha, mas pareceu ter uma palhinha de inspiração com os anões de Moria, que cavaram demais e encontraram o que não deviam. 

E isso acontece por todo o livro. De cabeça agora lembro de pelo menos duas histórias puxadas para Lovecraft. Há uma excelente versão de O Corvo (minha história preferida do livro, gosto desse poema). Recomendo até que vocês comprem "O Corvo" e suas traduções. Tenho a vaga sensação de ter visto uma referência ao Os Pássaros [mas claro, sempre que alguém fala que algo tem referências, pessoal começa a achar de tudo, até uma mera parede branca passa a ser uma referência à Kurosawa ou Truffaut... E não a cor de parede mais popular do mundo] [sei lá, deve ser] e a introdução fala até de Gaiman, mas li muito pouco dele [falha grave] para identificar a referência (no chute, imagino que seja o conto do cemitério).

Há lá suas falhas, claro, os dois contos lovecraftianos começaram bem, mas não cumpriram a expectativa. Opinião minha, claro.

O conto da Bela Adormecida continua onde um dos contos mais famosos do Lovecraft termina, mas no final, depois de muita coisa e maquinações, nada acontece. Ficamos sabendo de um detalhe aterrorizante, que Lovecraft teria usado com maestria e fecharia com poucas palavras. Mas aqui... Sei lá, faltou algo que me me fizesse terminar o conto parando de ler e olhando para o vazio um instante. Ao invés disso terminei o conto com um "Ok, terrível. [para o personagem, não o conto] Próximo!"

E o penúltimo conto, baseado na Rapunzel, teve todo um início lovecraftiano; apesar de não se basear diretamente em nada dele que eu percebesse, por muito pouco não foi o conto mais longo do livro até, e no final... Sei lá, não ficou "Lovecraft o suficiente". E só no final fui descobrir que a história tinha um quê de brincadeira com o filme O Chamado. E eu não sou fã dessa porcaria. [talvez, se eu ver o original, mude de idéia, só vi o americano]. Tanto que nem notei que o nome Samara era daí.

E gostei das aparições da Chapeuzinho, mas justo ela, cuja história, mesmo a versão fofinha, envolve idosas solitárias, bestas antropomórficas, assassinato, homofagia, lacerações por machado e cross-dressing [é, estou forçando um pouco. rs!]... putz, prato cheio. E ela apenas faz uma ponta numa história e é o rápido tema de outra. [correção: folheando agora, achei-a em 4 histórias] É boa a história, só achei que justo a Chapéu merecia mais. No próximo livro, Chapeuzinho de Sangue e o Lobisomem Travesti, talvez?

Por falar nisso, assistam: RED, por Jorge Jaramillo e Carlo Guillot.

Mas agora falemos das coisas boas. O conto baseado no O Corvo, de Edgar Allan Poe. Esse eu não digo a qual história infantil faz referência, porque a graça do conto é descobrir ao final. E estou doido de vontade de dizer o que foi que passou pela minha cabeça na hora. Pensei em outro personagem... do mesmo tipo... vamos dizer assim.
Fiquei uns instantes pensando "Ok, gostei. Mas porque esculacharam tanto com ele?"... E aí me deu o estalo da minha absoluta incompetência mental:
"CARAMBOLAS! [a palavra real não foi essa], É O <nome suprimido>!!!"
Aí tudo fez sentido na mais absoluta graça e simplicidade. Genial. Se algum dia eu levar a cabo meu plano de saber de cabeça O Corvo, vou fazer questão de saber essa versão junto. Talvez, alguém mais esperto, que perceba logo ao que o conto referencia, não se divirta tanto. Mas se você der mole e só perceber alguns instantes depois da última frase... Não vou dizer que é diversão garantida, porque cada um tem o gosto torto que merece, mas eu me diverti.

Isso é algo legal que acontece em alguns contos também. Você não sabe de quem eles estão falando até o final.

O conto da Branca de Neve é bem legal. O da Cinderela é até bem tranquilo. Tem um banho de sangue, mas você já espera algo horrível, o destaque desse é não só a solução, mas como também, após a história basicamente terminar, ficamos sabendo o que aconteceu depois e aí entra uma grave implicação... De que a Cinderela deste conto é a mesma pessoa que aparece em outro conto do livro. Tâmia dramática!!

Isso é digno de nota. O entrelaçamento das histórias ficou muito divertido. Todas você pode ler soltas. Algumas são mesmo. Mas sempre há aquela coisa sobrando, que você nota e solta um "Ué!?" mental mas sabe que está ali por algum motivo e segue em frente. Depois em outra história, tu fica sabendo a razão daquilo. Ou as vezes não é nada que tenha uma razão. É só algo que reaparece, e fica legal.

Bem, mas refolheando o livro agora, não consigo pensar em mais muito o que dizer. Kudos para o conto final, que achei que era uma obra original, algum conto do autor, só para concluir... e PÁ! na tua cara, vem a zuada final na última frase! Mas realmente, a principal graça do livro não é um conto ou outro, é descobrir o que fizeram com eles e a ligação entre as adaptações. Recomendo.

E esse livro não tem um podcast oficial só para ele, mas tem esse aqui, que é o que chegou mais perto: Matando Robôs Gigantes Livros nº 9 - Ah, o horror!
Quem quiser ir direto para o assunto e pular as introduções, vá para 6 min e 30 seg., mas quem nunca ouviu o MRG, saiba que o papo furado é direto, então melhor ouvir logo tudo, para entrar no clima. E eles não falam só do livro de qualquer jeito. Nota: eles definiram bem, o entrelaçamento das histórias é tarantinesco!

Há outros podcasts (que não ouvi) e resenhas por aí, mas hoje vou deixá-los se virarem. Essa postagem ficou 5 meses quase pronta [estou em junho!] e quero finalmente publicá-la e partir para o próximo rascunho fazendo aniversário. Comprem o livro. E fui!

segunda-feira, 23 de abril de 2012

O Mundo Fantástico de H. P. Lovecraft

De: Howard Phillips Lovecraft, org. por Denílson Ricci
Ano livro / contos: 2012 / 1925 (média)
Páginas: aprox. 440
Editora: Clock Tower

Estava para indicar isso faz mais tempo...
Mas há coisas que só o feriadão faz por você.
Sou fã dos livros do Lovecraft, seu estilo extremamente adjetivado, por mais estranho que parece, não só não cansa, como te coloca no clima a ponto do escritor te fazer ficar tenso meramente descrevendo as árvores. [caso real, no conto A Cor Que Caiu do Céu]. OBS: se você não clicou, pode clicar agora no link ao alto. Não comprei tudo dele que existe em português, porque não sou colecionador nem nada. Tenho todos os livros da Iluminuras, 2 mais antigos (um deles com a famosa e infame capa das lagostas aladas) e um da LP&M (o conto do Dexter Ward, que não está em nenhum dos anteriores).
Até da vontade... A Hedra está lançando vários com capas bem legais. (destaques para O Chamado de Cthulhu e a do Horror de Dunwich), mas não ganhei na Megasena ainda. E um ou outro conto que não saiu em português li em inglês mesmo via internet.

Mas ficando no português, era para eu estar mais que satisfeito, tendo até mais de uma tradução de vários contos para poder comparar. Não fiquei comparando, que loucura tem limite, mas não resisti a bater alguns trechos com o inglês... Pelo menos na época e nos trechos que olhei, o meu veredicto foi que a tradução da Iluminuras estava mais correta, mas a da Francisco Alves era mais dramática. No final, empate.

De qualquer jeito, não resisti ao saber do livro abaixo. Até lembro que na época que resolvi ler tudo do HPL de uma vez por todas, eu esbarrei no site. Mas não lembro se eles já anunciavam o livro. Não teria comprado o livro na época de qualquer jeito, pois não existia ainda. Mas está para sair finalmente. Então é hora de correrem, porque possivelmente será chance única.

O livro é um esforço quase que individual, com divulgação praticamente nula, e sem nenhum apoio de uma grande editora por trás. Sim, é amador, mas feito com grande carinho e parece que sairá algo porreta.

Mas como depende de pré-venda e o sujeito já está sofrendo para conseguir o mínimo ideal de 300 exemplares encomendados, não esperem por uma 2ª edição revista e ampliada. É comprar agora para receber em uns 6 meses e depois, nunca mais. Comprem logo dois, que assim vocês vendem o outro como edição de colecionador.

Vejam por esse aspecto... Quem quiser ler quase tudo do Lovecraft, terá que comprar os 7 livros da Iluminuras [ou então os da Hedra, que nem sabia que eram tantos até hoje] e gastar aproximadamente R$ 230. E não terá tudo. Já vai se ferrar mesmo, gasta logo R$ 300 comprando o do Denilson também, que é R$ 66 com o envio. E tem alguns dos contos só encontráveis nos antigos da Francisco Alves e alguns que nunca foram traduzidos. Além de cartas e outras coisas.

Até abri minha planilha agora, para ver se seria possível não comprar algum da Iluminuras, mas não. Você tem que comprar isso tudo acima e ainda vai faltar alguma coisa. [obs: não sei como isso fica em relação à Hedra, só hoje descobri que ela também tem 7 livros.]
Leitura recomendada: HP Lovecraft em Língua Portuguesa, de Marcello Simão Branco

Mas é isso, ia só colar o texto do cara e acabei viajando por vários parágrafos.
Segue o texto oficial, para ajudar na divulgação:

--------------------------------------------------
H.P. Lovecraft foi um famoso escritor de contos de terror que viveu no início do Século XX. Suas obras foram traduzidas para diversas línguas e transformadas em peças teatrais, filmes, seriados e jogos, além de ser fonte de inspiração para artistas.

Há 8 anos o website www.sitelovecraft.com divulga as obras no Brasil com seriedade. Embora se tenha livros do autor já traduzidos (suas obras são de domínio público), há 2 anos um grupo de amigos freqüentadores do site estão num projeto de um livro próprio de ótima qualidade e melhor em todos os aspectos com relação a qualquer outro já lançado no Brasil.
Contos inéditos e outros clássicos selecionados com novas traduções e notas explicativas que darão uma releitura, mesmo para os que já conheçem seus escritos de terror psicológico. Fotos, longa biografia do
autor, fino acabamento e tudo o mais.

Convido vocês a conhecer o site e as 444 paginas desta fantástica obra 'O Mundo Fantástico de H.P. Lovecraft'. Aqueles que adquirirem a primeira edição terão seus nomes registrados nas páginas de agradecimento, se assim desejarem.

Navegue pelo http://www.sitelovecraft.com para maiores informações!

Um grande abraço a todos,
Denílson
--------------------------------------------------
OBS: no site também tem links de Youtube, Facebook, Twitter para quem preferir, tem até o email dele - e ele responde numa boa.

E quem chegou até aqui e se interessou, e quer repassar para os amigos uma recomendação um pouco mais sucinta do que essa minha zona acima ou o link deles direto, segue post do Mundo Tentacular ou CthulhuWho1's Blog (em inglês, se quiser impressionar um pouco mais).

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Ficção de Polpa - Volume 1


Organizado por: Samir Machado de Machado
Editora: Não Editora  --  umas 130 páginas  --  Ano: 2007
17 contos  --  ISBN: 978-85-61249-02-1

Primeiro, a triste verdade: as histórias não são necessariamente boas. Criativas [grande parte] não há como negar, mas um tanto alternativas demais [para o MEU gosto]. Sei lá, seria isso o chamado New Weird? Porque as histórias são estranhas. Mas são curtas, isso é bom. Mesmo que de repente você tenha um estalo de "Que porra! Este conto é uma merda!" você já leu 2 páginas curtas e agora só falta mais 1 para terminar. Então você termina. [O autor que me perdoe, mas escrevo isso lembrando especificamente do conto da velhinha com o fantasma francês (?), um marido lobisomem (?) e um quadro de olhar maligno, no meio de um furacão - nada fez sentido e o conto termina fazendo menos].

Mas, como a própria introdução do livro fala, não tivemos por aqui muito desta cultura, de contos fantásticos, ficção científica ou aventureiros - putz, o mais próximo que me vem a cabeça que tivemos parecido é a literatura de cordel, com seus cachorros, cangaceiros e fantasmas - então qualquer iniciativa no estilo é bem-vinda. Ok, os contos não me agradaram tanto assim, achei que o estilo deles na verdade é bem mais moderno do que seriam na época das pulp fictions originais; mas... até onde entendi, a proposta não era mesmo emular o estilo. Então está valendo. E para não ficar na reclamação, gostei bastante do conto em que o cara dá carona para uma garota na estrada. Várias divertidas reviravoltas. [Edição: o conto é o: O Desvio, de Antônio Xerxenesky.] Ia citar outro agora também, mas folheei o livreto duas vezes procurando o conto... e aí me toquei: ele é do Volume 2! É... mas o Volume 1 valeu pela curiosidade e para ter a coleção completa [o que me faz lembrar... tenho que ver se já saiu a nova Imaginários. [ih! saiu!] Essa é outra coleção no mesmo estilo, com contos variados de terror, fantasia e fc, que eu compro todos os que saem - apesar de ainda não ter lido nenhum.]

Algo legal: há um rápido making-of da capa.
Outra coisa legal: conto do Lovecraft ao final. Eles estão fazendo isso, colocando uma "faixa bônus" no fim, com algum grande clássico do gênero pulp. E no volume 2 já vi que o conto é do Weinbaum, de quem sou grande fã. Isso aumenta bastante a expectativa sobre o conto bônus do 3º livro, que é de um cara que eu não conheço. E nos 2 primeiros eles colocaram 2 de meus escritores preferidos... Só isso já me dá vontade de ler logo todos, para chegar no conto. [sim, eu podia lê-lo agora. mas gosto de ler na ordem.]

//  E interrompo a narrativa para colocar aspas gigantes, porque eu realmente sou fã do Weinbaum e gosto de puxar a sardinha do cara sempre que possível. Mal comecei o Volume 2 ainda, mas já saibam vocês que a compra talvez já valha só de poder conhecer a obra mais famosa do sujeito. « "Uma Odisséia Marciana" teve, no campo, o efeito de uma granada explodindo. Com apenas esta história Weinbaum foi instantâneamente reconhecido como o melhor escrito vivo de ficção-científica, e ao mesmo tempo quase todo escritor no campo tentou imitá-lo. » Não são minhas palavras, são do bom doutor Isaac Asimov. O cara foi elogiado até pelo Lovecraft. Não é bolinho, não.  //

Voltando ao Polpa, leituras recomendadas: rock loco: Raízes da Cultura Pop
(fala da série e explica um pouco o que é a 'ficção de polpa')
A introdução do livro aqui: coluna do Roberto Sousa Causo, no Terra Magazine
E uma breve resenha conto a conto: de novo, via o Roberto Sousa Causo
[eu vivo indo parar nas colunas dele sempre que pesquiso algo sobre FC... nem é proposital]

Não gostei muito deste primeiro volume e, pelo tamaninho que é, talvez pudesse custar uns R$ 9 ao invés de R$ 15, mas não des-recomendo a leitura. É interessante, é legal ler sabendo que os escritores são nacionais, e tem coisa diferente para quem está começando a ler o estilo agora. Só atentem que as histórias são principalmente de suspense, há pouca ficção-científica *clássica* mesmo quando o conto é do gênero, e o terror não te deixa tenso. Sinto que é obrigatório na estante de um fã, mas não consigo terminar a postagem num enfático "Leiam!". Fiquem com o seguinte: Experimentem!
(e depois eu volto quando ler os demais da coleção, atualmente em 4 volumes)

[ATUALIZAÇÃO: na introdução do Volume 2 é explicado que o primeiro volume pendeu mais para o terror e que o segundo focará na ficção-científica. Não sei se foi proposital, ou se acidental e estão remediando, mas para quem curte mais FC, não desistam da série!]

terça-feira, 8 de março de 2011

Dark Corners of the Earth

Por falar em clima assustador, algo que acho que não fez sucesso, mas achei muito bom foi o Call of Cthulhu: Dark Corners of the Earth. Ele é todo baseado em contos do Lovecraft, mas o invés de ser o tradicional aponte-e-clique em jogos assim, ele é em primeira pessoa. Só que não chega a ser um jogo de tiro também - na primeira hora de jogo você nem tem uma arma. Você até conversa um pouco com alguns personagens, mas nada de importante, então dá para ser jogado até por quem não quer ficar de papo com os bonequinhos.

A graça desse jogo é o clima, a tensão, só lembro de 2 jogos em que tinha horas em que eu abaixava o personagem num canto, encolhido, e preocupado de levantar dali, porque ali estava seguro. rs! Esse foi um deles. Quem é fã do escritor e jogos em 1ª pessoa, e adora um climão assustador, recomendo muito mais que o FEAR. Os gráficos já estão um pouco datados, mas nada comprometedor (o jogo é de 2006), dá para jogar sem incômodo. De preferência com as luzes apagadas. :-D

Falemos um pouco: bem, faz tanto tempo que tentar falar do jogo não ia dar muito certo, eu teria que agora ler o resumo em uns 2 ou 3 sites e digitar algo misturando os 3 fingindo que minha memória é boa. (rs!) Então... links: Wikipedia ; IGN e GameSpot. Mas basicamente, um detetive particular precisa desvendar um crime e vai parar numa cidadezinha bizarra, começa a ser perseguido, e a trama vai correndo envolvendo seres monstruosos, aliens do passado, e coisas bizarras, tudo num clima de terror sobrenatural e psicológico.

O jogo é principalmente baseado no conto "A sombra sobre Innsmouth", que pode ser lido em português no livro Dagon, de contos do H.P. Lovecraft, da editora Iluminuras. Há outros também, estão meio caros, mas nesta coleção a Iluminuras publicou quase tudo que o Lovecraft escreveu, então eles têm meu agradecimento. Links: editora e a relação de contos.
Mas atenção: NÃO é necessário ter lido o conto ou nada do escrito para jogar.

O jogo recebeu ótima críticas e saiu para XBox também, para aqueles que preferem.

Ah, pesquisando o jogo agora, vi que fizeram um add-in para ele (versão PC) para traduzir para o português, caso inglês seja um problema: Gamevicio (o link ainda funciona, é preciso se cadastrar, mas o cadastro é inofensivo).

Outra coisa interessante do jogo, é que não há nada em tela (o famoso "HUD"). Nenhum indicador de saúde, munição, mapa, nem coisa alguma. Você sabe que a munição acabou quando tenta atirar e não sai bala. Você sabe que está ferido quando começa a mancar, arfar e ver sangue, e tu sabe que está ficando louco se começa a tremer, alucinar e pensar em suicídio.

Haviam duas continuações previstas, mas apesar da Bethesda estar aí até hoje, firme e forte, a Headfirst Productions, desenvolvedora do jogo, foi a falência pouco depois do lançamento. Então, nada feito. Mas tá tranquilo; o jogo fecha legal. [não é como o Beyond Good & Evil outro excelente jogo que até teve um fim, mas com uma reviravolta que nunca deu em nada, porque as continuações também não saíram.]
Fãs de jogos em primeira pessoa que não fazem questão de sair metralhando ou fãs do Lovecraft precisam conhecer esse jogo. Muito bom mesmo.

Site oficial: http://www.callofcthulhu.com/home.html
E achei agora uma outra opinião em português: Superando o Superlativo
(se eu não te convenci a experimentar o jogo, favor ler o link acima antes de desistir, está mais bem escrito e num tom bem mais passional).
Texto completo e gratuito do conto (em inglês): The Shadow Over Innsmouth

Atualização: outras opiniões em português: Gizmodo - in4tek- Clube do Hardware