Mostrando postagens com marcador religião. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador religião. Mostrar todas as postagens

sábado, 19 de abril de 2014

Noé 2: Esta terra é minha!

Quando estava vendo Noé tive o estalo de "não sei o que vou escrever, mas já sei como terminar a postagem!". Que seria comentar que todo aquele plano de Deus de matar todo mundo para recomeçar direitinho só com o povo escolhido na terra escolhida... Não deu muito certo. E daria o spoiler dos 6.000 anos seguintes com o vídeo abaixo. Mas só fui lembrar disso 2 dias depois e não queria tirar a Jennifer Connely de ser a conclusão do texto porque... afinal... Jennifer Connelly! [e argumentos contrários são inválidos!]

Mas cá está, porque o vídeo e a música (e a aula de História) são bem legais.
This Land Is Mine
- de Ernest Gold and Pat Boone, por Nina Paley.

terça-feira, 15 de abril de 2014

Noé

Nome original: Noah
Duração: 2h18min  --  Ano: 2014  --  Trailer
De: Darren Aronofsky (de Cisne Negro e Fonte da Vida)
Com: Russell Crowe (de Gladiador e Mestre dos Mares - O Lado Mais Distante do Mundo) [pena nunca terem feito as continuações, adorei este filme], Jennifer Connelly (de Labirinto, Rocketeer, Réquiem Para um Sonho e Cidade das Sombras), Ray Winstone (um dos anões no Branca de Neve e o Caçador e o Sweeney Todd na versão para TV), Anthony Hopkins (de Nunca Te Vi, Sempre Te Amei, mais conhecido atualmente como o Dr. Hannibal Lecter ou Odin), algumas crianças e suas versões adultas e Emma Watson (de Sete Dias com Marilyn e As Vantagens de Ser Invisível, ah, quem eu quero enganar, é a Hermione e pronto!). [e todos com nomes bíblicos muitos legais]

A história: homem traumatizado tem pesadelos e, após consultar-se com um eremita louco, resolve plantar feijões mágicos para, com ajuda de gigantes de pedra, três crianças, um bebê e sua esposa gata, construir um barco e fundar o Greenpeace.
[desculpe, mas se você não sabe quem é o Noé, veio ao lugar errado para aprender]

Agora, vamos ao que interessa: reclamar e elogiar. OBS: com spoilers, por assim dizer.

Ô gente chata! Não sei porque todo o mimimi com esse filme. Ateus babacas [obs: nem todo ateu é babaca, o que eu quero dizer é: "ateus, e dentre eles, os que são babacas"] que não querem ir porque é da Bíblia e eles não acreditam nela, eu até entendo (mas não concordo, porque isso não faz sentido algum) [nas sábias palavras do Rapaduracast: "O Aragorn também não é de verdade!"]. Mas até os religiosos? Ah, porra! Vão se catar! Tinham mais é que gostar de alguém estar fazendo filme bíblico (*) [acho que o últimos que vi foram "Príncipe do Egito" e "Moisés" com Charlton Heston] e não ficar tendo ataque de "Mas não ficou igual à Bíblia", "Mas não foi assim!"...

Galera, também NÃO FOI igual está na Bíblia. Na verdade, NEM FOI! Aceitem: a Bíblia é um apanhado de contos e parábolas, para passar lições de moral e religiosidade. Algumas das lições são bem duvidosas, mas não entrarei no mérito. Procurem algum estudioso do Cristianismo e eles te dirão isso! Não é chatice minha. Grande parte do que está na Bíblia são adaptações de outras lendas mais antigas, retiradas de ouras religiões, porque o Cristianismo, para crescer e difundir-se, também precisava de marketing! [e claro, tem aqueles outros estudiosos que dizem que 100% da Bíblia é isso, inclusive todos os personagens principais. Mas também não entrarei neste mérito.]

(*) OBS: na verdade, são feitos filmes sobre cristianismo num ritmo maior do que as produções baratas e ridículas do SyFy, mas, infelizmente, com a mesma qualidade. Quando eu digo que não fazem filmes bíblicos eu quero dizer filmes BONS! E sim, digo "infelizmente" porque mesmo achando que é tudo mitologia reciclada, ainda assim daria pra fazer bastante coisa legal com aqueles personagens e tramas. E querendo ou não, eu sou ocidental, então cresci com a influência destes personagens aqui e ali, em todo lugar. O problema é que todo mundo fica querendo fazer coisas adocicadas, maniqueístas e respeitosas, ao invés de lembrar que o marketing e estilos de narrativa que funcionavam no ano 1.000, lá no séc. X, não funciona mil anos depois! E nesse aspecto, o Noé do Aronofsky dá mais certo hoje do que ler o Noé como está nas, perdoem meu sarcasmo, "escrituras sagradas".

Ou, nas palavras de Neil Gaiman, que é muito mais conciso do que eu: “We have the right, and the obligation, to tell old stories in our own ways, because they are our stories.”

Mas e porque os religiosos mimimentos me irritam? Porque eu, que sou um cético de nascença, pagão por vocação, e implicante por natureza. Vi, gostei, e aí... Fiquei curioso em saber o que aconteceu com os personagens depois daquilo. E vocês sabem onde está a continuação da história? Vocês sabem? VOCÊS SABEM!? NA BÍBLIA, cacete!

O filme fez um herege ter vontade de ler a Bíblia! Se o diretor não merece um tipo de "Oscar do Vaticano" pelo filme, esse mundo está muito errado.

Claro, não vou fazer isso, porque entre ler a Bíblia ou mais uma ficção científica, eu prefiro a segunda. Outro dia li no Skoob, justamente na página da Bíblia, uma frase fenomenal em sua concisão sacana e humor ácido. Merecia virar adesivo para carros: "Ficção por Ficção, prefiro Harry Potter". HA! É por aí! Mas não tira o mérito do filme. Na verdade, o principal motivo de eu não ir na Bíblia e dar uma lida no que aconteceu com a família de Noé é só porque já fiquei sabendo que, na versão oficial, boa parte daquilo foi diferente e que todos os filhos tinham suas próprias esposas - e minha curiosidade principal foi saber se o filho careca tinha encontrado algo andando pelo mundo e se voltou depois e casou com alguma das sobrinhas.

Agora vamos à alguns comentários mais rápidos...

A cena da montanha, com as pessoas tentando escapar do dilúvio, ficou muito legal. Parecia um daqueles quadros religiosos mais antigos. Mas que não vou dar nenhum exemplo, porque não sei os nomes dos pintores dos quadros que estou lembrando. [e jogar "pintura religiosa" no Google seriam horas e horas de buscas infrutíferas]

O cão-pangolim no começo do filme ficou bem legal. Ao contrário da casquinha de cobra, que foi a única coisa que eu mudaria no filme. Qual era a utilidade do couro brilhante, por falar nisso? Aproveitando que estamos falando dos animais, o filme perdeu uma boa chance. Mas que ficaria meio humorístico se tivessem feito, então é óbvio que nunca ia rolar: na hora que o vilão mata um bicho na arca, para atrair o Noé para uma armadilha (bicho que a partir dali não teriam 2 e seria o fim daquela raça), o bicho podia ter sido um unicórnio!

Por falar nisso, uma implicância minha com o filme é uma certa lerdeza dos personagens. Eles ficam na arca uns nove meses [ou mais] confinados... eu, ali, por puro tédio, passaria o tempo andando por cada centímetro. Em suma: ninguém esbarrou num velho manco esse tempo todo?? E a Hermione, em terra, levou vários meses pra conseguir pensar no argumento de 3 linhas que tirou o Noé da fossa!

Ah, e uma outra reclamação das pessoas em geral são os "monstros de pedra" (anjos caídos, na verdade). Eu achei que ficou muito bom. Só achei que eles não precisavam ter expressões faciais tão claras e carinhosas (no caso do "monstro" principal), podiam ser ainda mais pedregosos e sem rosto mesmo. Mas a maneira do diretor de colocar anjos ajudando (que é algo que está na Biblia, pipocas!, mesmo que não seja na parte sobre Noé) achei muito boa. E ainda deu mais "realismo" na construção da Arca, porque, do jeito que a igreja conta, o sujeito nunca ia conseguir. Mas já... com gigantes mágicos de 3 braços e super-fortes dando ajuda... Aí, até eu!

O trailer (que acabei de rever) é bem pilantra quanto a isso até. Pelo jeito os produtores notaram que as pessoas implicariam com eles e, no trailer, eles NÃO aparecem. No filme, quando o Noé diz que não está sozinho, você é induzido a achar que o sentido é "Deus está comigo!". Mas no filme, nesta cena, os gigantes se levantam de forma ameaçadora! E na cena do Matusalém enfiando a espada no chão e jogando fogo na graminha (o que não faz nenhum sentido no trailer), no filme vemos a cena completa, com um exército correndo e atacando justamente os tais gigantes. Malandros.

Ah, e elogio final, para fechar a resenha em grande estilo: Jeniffer Conelly! E tenho dito!

sábado, 24 de dezembro de 2011

I have a dream today, my friends!

Em homenagem a data, com vocês, minha canção natalina preferida. [é sério!]
Max Headroom
cantando Merry Christmas Santa Claus (You're a Lovely Guy).



Putz!... O clip ficou lá anos e aí chega época de Natal e o Youtube tira do ar o único link do vídeo. Não vou recolocar eu mesmo porque:
1) vão tirar; e 2) mal entrei no Youtube, não quero já ser expulso. rs!

ATUALIZAÇÃO JAN/2013: o link abaixo não abre mais, achei de novo no Youtube, qualidade ruim, estou quase entrando em contato com o cara para mandar a minha cópia, mas por enquanto, mais um link:
www.youtube.com/watch?v=X8lA4csneMo

ATUALIZAÇÃO: é sempre bom ter amigos que conhecem mais sites que você.
Link alternativo: http://www.tudou.com/v/hKyqd-6noYc/  (ou link tela cheia)
[Mas não consegui descobrir como fazer embbed... deve estar escrito em algum lugar...e o site é lento feito o inferno... e ainda tem que assistir uns comerciais estranhos antes]


Quem preferir Youtube sobraram Outras 2 opções:
Para ver pedaços do clip original (mas mal ouvir a musica):
www.youtube.com/watch?v=ePwsivCdSlU
(tirado de um episódio de Beavies & Butt-Head)
Ou ouvir a música, sem clip e com uma qualidade bem ruim:
www.youtube.com/watch?v=BEX-igaJUVY


------------------

E para vocês cantarem juntos, a letra:
(daria os créditos, mas desconheço-os)

[falando]
There's an old man on a sleigh
Who's like me-me-me-me for just one day
When he bestrides the world like a huge co-co-co-colostomy
He gets no presents, he gets no fun
And he's forgotten when he's done
So here's a little gift
A song to him, from me:

Merry Christmas, Santa Claus
Merry Christmas, Santa Claus
Merry Christmas,
You are one love-love-lovely guy.

So let us recall what started it all
On that Bethlehem night so long ago
When people gazed from afar
Upon a giant star
Which reminds me of someone you all know (hehe!)

Jesus in that manger lay
While the sheep and donkeys sway
And the wise men and shepherds bowed their heads
Jesus heard the lullaby so he opened up his eyes
And looked up at his mummy, and said...

Merry Christmas, Santa Claus
Merry Christmas, Santa Claus
Merry Christmas, you're a lovely guy
Merry Christmas, Santa Claus
Merry Christmas, Santa Claus
Merry Christmas, you're a lovely guy

[falando]
Dear, dear Santa... You know... Words don't come easily to me...
I just wanna say -- I love you. From the top of your Christmas stocking
To the bottom of your Christmas bot-bot-bottom!

I have a dream today, my friends!
That before this Christmas ends
A big Santa’s sack of love I’ll bring

And we'll unite the whole world throug,
Yes, even Belgians too!
And we'll all stand together and sing:

Merry Christmas, Santa Claus
Merry Christmas, Santa Claus
Merry Christmas, you're a lovely guy
Merry Christmas, Santa Claus
Merry Christmas, Santa Claus
Merry Christmas, you're a lovely guy

[meio falando, meio cantando]
Merry Christmas, Santa Claus!
Merry Christmas, Santa Claus!
Merry Christmas! You are such a lovely guy!

Merry Christmas, Santa Claus!
Merry Christmas, just because!
Merry Christmas, You are a lovely, fat, but nice and lovely guy.
Merry Christmas, ...


E se você chegou até aqui... Revelação bombástica:
Max Headroom NÃO ERA FEITO POR COMPUTAÇÃO!
Foi um choque quando descobri isso!

domingo, 4 de setembro de 2011

Para passar o tempo

Recomendações de site para passar o tempo:

Um Sábado Qualquer
Tirinhas com deus como personagem principal, e algumas outras coisas aqui e ali.
www.umsabadoqualquer.com

Metamorfose Digital
Site sobre fotografia. O link abaixo cai nas ilusões de ótica, mas não se preocupe, você vai acabar esbarrando em outros assuntos e perder algumas horas no site...
www.mdig.com.br


via: Jovem Nerd
.

domingo, 24 de julho de 2011

Filosoraptor comenta o ateísmo

Não sou crente. Mas não sou ateu. E finalmente achei alguém que me entende. rs!!!!



Tradução: « Como a ciência pode apenas descrever o universo empiricamente observável, "Não há deus" é necessariamente uma expressão de fé. »

Eu achei uma réplica a este argumento num fórum de filosofia; mas, ainda assim, não convence: « Se o deus em questão pode causar mudanças no "universo empiricamente observável" e estas mudanças não são "empiricamente observadas", então é razoável inferir que o deus em questão não exista. Se o deus em questão não causa estas mudanças observáveis, então sua existência é indistinguível da não-existência de outros deuses imaginários. »

Todavia, nosso filosofante amigo abstrai o fato de que a indistinguibilidade da não-existência não é prova da mesma, logo, afirmações não podem ser feitas. Na parede da minha casa, dentro do cimento, há uma moeda de R$ 1. Eu sei disso porque eu a enfiei lá. [achei que seria interessante algum futuro morador, numa futura reforma, encontrá-la e ficar bolado - nunca imaginei que a usaria numa argumentação metafísica] Sua presença lá é indistinguivel de sua não-presença... Mas ela está lá. E ainda que o deus em questão não faça mudanças observáveis, ele pode ter sido apenas malandro o suficiente para fazê-las de forma não mágica e perfeitamente compreensíveis. Quem via (ou vê a reprise) de Dead Like Me, lembra que todas as mortes acidentais eram causadas por gremlins do além (?), mas todas perfeitamente explicáveis no nosso universo natural.

Respeito a de todos. Tanto as posivitivas (há algo), as negativas (não há) [sim, ateus, vocês são todos "homens de fé"!], e as mistas (aquela coisa meio jedi). Agora respeitem os neutros (ou os sem-fé, se preferirem).

Leitura recomendada:
Desciclopédia: http://desciclo.pedia.ws/wiki/Agnosticismo
Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Agnosticismo
Know Your Meme: http://knowyourmeme.com/memes/philosoraptor

Atualização 26/05/2012: achei, por mero acaso, um texto rápido e interessante chamado Atheism is not Faith. Os argumentos são válidos, mas não me convenceu do contrário. A racionalidade de uma decisão não a torna correta. E assumir a correção de um dado sem evidência... vou chamar de até o fim dos tempos.
Mas os textos do cara são interessantes. Vale passear pelo site, que é meio confuso, da Era Geocitiezóica.
A página inicial é essa aqui e eu esbarrei no site por essa aqui: Biblical Problems, que não consegui achar indo pela tela inicial.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

It's Jesus, LOL.

Eu caí de cabeça do berço. Só pode.
Eu sempre acho graça quando esbarro com essa GIF.



via: Fukung