segunda-feira, 20 de junho de 2011

Metro 2033 (o jogo)

Bojiei materi! Mãe do céu... é bug atrás de bug!
Lembro que o S.T.A.L.K.E.R. teve essa fama de bugado, mas comigo nunca deu problema. E um ou outro jogo, ter um pedaço mais ferrado aqui ou ali, que você tem que baixar a resolução, ou andar olhando pro chão, ou fazer algo... Isso acontece. Mas acabei de passar 1 hora no Metro 2033 para fazer um percurso de 5 minutos. Quando desisti e resolvi voltar, mais uns 15 reinícios só para passar por cima de uma poça d'água. E nem dá para pular os logotipos, que sou obrigado a ver todas as vezes. Para piorar, ao rejogar toda a fase, descobri que o caminho a fazer é o que eu estava mesmo fazendo quando desisti de ir por ali.
A única coisa que o jogo pode reclamar é do meu Windows (XP 64 bits), de resto... Permitam-me disparar siglas e numerozinhos: 890FX Deluxe 4 + MSI N460GTX 1GB + 8GB Kingston HyperX + AMD Phenom II X6 1090T BE. Em suma, um bom brinquedo.
E... o... jogo... maldito... só... dá... pane! Instalei o patch e nada. Baixei até o pirata, porque já vi jogo crackeado ser mais estável. Necas! No feriadão da semana que vem vou reinstalar tudo e tentar achar mais dicas de como resolver (não sou o único pelo menos. tem gente com erro que eu nem vi ainda). Mas acho que não faltou testar nada... O jogo parece ser realmente injogável! O jeito é esperar um Patch 2 e torcer pelo melhor.
Mas tinha que reclamar logo.

Mas para não ficar só na reclamação, esse monte de bug me fez lembrar de uma musiquinha dos tempos da computação lascada. Divirtam-se! [e vejam se já estão velhos, reconhecendo todas as referências da letra]

É pau, é bug
É o fim do programa
É erro fatal
O começo do drama

É turbo Pascal

Diz que falta um begin
Não me mostra onde é
É capota no fim

É dois, é três

É quatro oito meia
Instrução ilegal
QEMM bloqueia

É erro no boot

É um disco mordido
Hard disk estragado
Aí meu Deus tô fudido

São as barras de espaço

Exibindo um borrão
É a promessa de video
Se espalhando no chão
É o computador
Me fazendo de otário
Não compila o programa
Salva só o comentário

É ping, é pong

O meu micro reboota
O scan não remove
Vírus filho da puta

O Windows não entra

E nem volta pro DOS
Não funciona o reset
Me detona o CMOS

É abort, é retry

Disco mal formatado
PCTools não resolve
Norton trava o teclado

É impressora sem fita

Engolindo o papel
Meu trabalho de dias
Foi cuspido pro céu....


[e eu também queria ver como esse editorzinho do Blogger se entenderia com HTML de tabela... digamos que foi uma experiência que nunca se repetirá.]

PS: acabei de ter uma idéia, instalar o Vista (o horror!) numa máquina virtual e ver se nele funciona. Semana que vem eu volto aqui e digo o que aconteceu.

[ATUALIZAÇÃO 2/JULHO]

Terminei o jogo. [E nem precisei instalar o Vista!] Depois de um certo ponto, parece que ele dá menos problema. A desgraça foi mesmo a parte acima. Para saber, caso mais alguém tenha problema na mesma parte: eu estava na primeira missão com o Bourbon na superfície, ele pede para eu segui-lo passando por cima de uns carros abandonados, mas um dos carros cai no esgoto radioativo (?) e ele manda eu achar outro caminho. O outro caminho é passando por cima de uma porta caída que serve de ponte sobre o esgoto. Quase sempre que eu tentava passar por ali, dava pane. E quando eu vi que o caminho era mesmo ali e tentava voltar... o "quase" virou "sempre". Solução: há um poste caído dentro do esgoto... jogue-se lá e suba por ele. Depois de muito penar foi o que consegui fazer. Se não fosse este poste, talvez ainda estivesse travado no mesmo local.

E na mesma fase, ao sair do prédio pelo buracão no corredor, eu só consegui passar sem dar pane ladeando a parede. Ir para direita ou descer em linha reta era volta imediata ao Windows. Virei a esquerda e fui andando junto ao muro e à parede sem pressa. Desenhei o contorno do lugar com a minha bunda (estava de costas, pro caso de aparecer algum bicho). Deu certo.

Sobre o jogo, achei bem legal, mas queria ter mais liberdade de movimento. Joguei no modo mais difícil, então não dava para abusar, já que a munição acabava fácil e os monstros não eram bolinhos, mas mesmo assim, eu não teria muita opção de para onde passear. Ou, para compensar a falta de liberdade, achei que ele podia ser mais longo. O mapa do metrô é imenso... E mal passamos por 1/4 das estações. Ok, talvez seja assim no livro. E ok, talvez as outras estações sejam usadas em futuras continuações. Mas ainda assim... Mais uns 2 ou 3 finais de semana jogando seriam bem vindos. O jogo estava legal. Ah, e quem jogar no modo mais difícil, saiba que antes de você conseguir juntar "dinheiro" (munição boa) suficiente, o jogo terminará, então não precisa ser econômico nos disparos. Nas últimas fases eu estava tentando até matar monstro a facada, para poder juntar grana, mas nem voltei mais à nenhuma estação de metrô antes do fim. Consegui no meio do jogo comprar um revólver com silenciador. Foi uma boa aquisição. Fora isso, não usei as lojinhas para nada. Só para munição e kit médico.

Ah, e o jogo tem 2 finais, mas achei que seria mais complicado vê-los. Parece que se você for maligno durante o jogo você nem tem como ver o "final bonzinho". Então lembrem de, lá no meio da história, quando uma moradora vier te dar munição de presente, diga "Não, minha senhora. Eu agradeço, mas você precisa mais do que eu.". Verdade seja dita, eu só não aceitei porque era tão pouca munição que não faria diferença. E já estava acostumado com Fallout, onde ser bonzinho dava ponto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário