quarta-feira, 25 de setembro de 2013

O Rei de Amarelo

Nome original: The King in Yellow
Autor: Robert Wilson Chambers
Páginas: 316  --  Ano: 1895

A história: na verdade, são vários contos sobrenaturais e de horror, e o tal Rei de Amarelo, que seria uma peça dentro do universo do livro, é a ligação entre algumas das histórias apresentadas. Vou manter a postagem curta, então para mais detalhes... a Wikipédia é sua amiga: The King in Yellow (ainda sem link em português lá. E aí, galera? Tão esperando o quê?) [eu já tenho um blog pra cuidar, não olhem pra mim não...]

Agora... A pura verdade, é que não li. Na verdade, nem sabia que este livro existia até outro dia, então nada mais justo que agora esperar. Como assim? É que o livro sairá em português, depois de "apenas" 120 anos! E reproduzo mais abaixo o email do cara que fez eu saber que o livro existia para começo de conversa. [mas eu não fiquei sabendo pelo email, eu votei lá no Facebook quando ele nos pediu para escolher qual seria o próximo lançamento, e pelas descrições e pesquisas que fiz em seguida, eu fui um dos que votou nesse do Rei. E nem precisava ter pesquisado muito, só de falar que foi influência PARA o Lovecraft, me convenceu]

O livro está agora em pré-lançamento (e põe PRÉ nisso) pela editora Clock Tower, do Denílson Ricci, uma espécie de OMAC editorial.

Deve demorar um pouco para sair (sem data ainda, mas eu chutaria de final de 2014 para meio de 2015), mas tenho mais de 200 livros na pendência, posso aguardar. Eu comprei o outro livro do Denílson, mas a verdade é que não só até hoje não li (com tanto livro na frente, acabei não furando a fila com ele), como não poderia aproveitá-lo 100% de qualquer jeito, porque já lera quase tudo do Lovecraft antes [olhei o índice lá agora, e devem ser umas 40 ou 50 páginas de material inédito para mim apenas]. Mas é um livro muito bom, de primeira! [a propósito, meu nome real está lá, nas páginas finais, com a galera que "crowdfundiou" o dito cujo] E esse é mais um motivo para não me apressar agora: por mais que eu tenha ficado curioso com as histórias do Chambers, o próximo livro eu vou aproveitar direito, lendo inteiro sem ter lido nada dele antes.

O livro ainda está com pouca divulgação, mas já achei pelo menos um outro blog comentando e tem o Facebook, linkado mais pra baixo.
Morte Súbita Inc.: O Rei de Amarelo finalmente em português

E agora, tal qual ao primeiro livro, vamos ao email original, que motivou a postagem:

--------------------------------------------------
Amigos, estamos em desenvolvimento de um novo livro, nos moldes daquela antologia de Lovecraft, mas como muito mais qualidade e agilidade no processo de desenvolvimento, entre tantas outras melhorias... Esse novo livro tem tudo para ser muito melhor que o primeiro.

Este livro é 'O Rei de Amarelo' (The King in Yellow) – ainda inédito em nosso idioma, escrito em 1895 e de autoria do famoso, mas agora cult, escritor Robert W. Chambers. Esse livro foi um enorme sucesso no passado e até hoje considerado uma das maiores criações de literatura fantástica de todos os tempos. Recomendo fortemente aos amantes desse tipo de literatura que leiam essa nosso futura tradução. O próprio Lovecraft, fã de Chambers, usou esse livro como fonte de inspiração para o seu 'Necronomicon' e o tinha como uma obra de cabeceira. As influências desse livro estão em outras partes da obra de Lovecraft, como no conto 'A Sombra de Innsmouth', 'Um Sussurro na Escuridão', etc...

Convido a todos a conhecerem o projeto do livro no link abaixo.
https://www.facebook.com/oreideamarelo

O livro não está nem traduzido ainda e tudo está no começo. Mas será como no projeto anterior de edição fechada. Então se você tem interesse no livro ou aventa a possibilidade de um dia vir a adquirir o mesmo, manifeste esse interesse respondendo esse email e cadastrando assim seu email para o futuro livro, ok? Eventualmente lhe mandaremos informações sobre o andamento do livro.

Grande abç,
Denílson E. Ricci
--------------------------------------------------

Ah, só para o caso de neste livro o pagamento também ser antecipado [não sei ainda como será], já fiquem sabendo que não há razão para medos ou suspeitas. No livro do Lovecraft eu paguei por ele acho que 1 ano antes [ou mais?] e em cada atraso [foram alguns, mas devem ser muito menos agora, que o cara já tem a manha] havia um email do Denílson pedindo desculpas e falando que quem quisesse desistir, ele devolvia o dinheiro na mesma hora [porque sempre surgia um babaca achando que era golpe...]. Podem confiar. E, novamente, não percam a chance. Não só é um livro que já nasce sendo edição de colecionador, como pode ser a única chance que vocês terão [para comparação, nunca vi 'O Mundo Fantástico de H. P. Lovecraft' no Estante Virtual. Quem tem não vende! Ha!].


Agora é sentar e esperar 1 ou 2 anos. Mas valerá a pena!



- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

[ATUALIZAÇÃO EM MARÇO/2014:]

MAS QUE SAFADOS!

MAS QUE COINCIDÊNCIA DESAFORTUNADA!

Ninguém falava deste livro até sei lá quando, quando o Denílson começou a pesquisar entre os leitores qual seria o 2º livro da recém criada editora Clock Tower, e aí... Acabei de levar um susto no Skoob vendo a capa de O Rei de Amarelo. Achei que já era o livro do Denílson (apesar da capa meio sem graça)... Mas não, não era!

Pior, tem dois!

Não só a Arte & Letra lançou uma versão parcial, como parece que a Intrínseca está para lançar a dela também [acho que não lançou ainda, porque o livro não consta no site deles]. Ok, o livro é antigo e os direitos expiraram, então até eu posso lançar uma versão se quiser. Mas porra, que <biiiip>!

Ok, podem não ser, mas sabem como é... Coincidência demais!

[comentário: a capa que eu vi primeiro, que achei muito sem graça, foi a da Intrínseca, que parece de livro infantil e completamente descuidada na escolha das fontes. A da Arte & Letras até que ficou bem legal.]

Se ainda estivesse para sair no cinema algum filme baseado na história, nessas horas todo mundo corre para lançar o livro. Mas não está! Falta de fair-play isso. Eu vou esperar. Se o Brasil esperou 100 anos para ter esse livro em português, eu posso esperar só mais 1. Enquanto isso, dei um pulo no Facebook do projeto e roubei o texto abaixo. Editei um pouco para ficar mais curto e deixo aqui para vocês [mesmo porque eu não sei linkar uma postagem específica do Facebook, se é que dá, parece que não]

[atualização da atualização:] Sobre as partes riscadas da postagem: e não é que saiu uma série de TV cheia de referências ao livro!? Putz! Não podia ter saído 1 ano depois e o Denílson ter feito rios de dinheiro com o livro dele já no prelo antes de todo mundo?! Pipocas! Retiro o <biiiip!> acima. Mas putz! Muitos putz!
Alguns links sobre o assunto: io9 e FastCompany.

E vamos ao texto:
[OBS: eu não tenho idéia se a versão do Denílson será mesmo melhor ou não que a tradicional, sou só fã do esforço dele. E vai que o Chambers não publicou a versão original porque era um rascunho que ele não gostou? Ou vai que ele a adorava mas o editor o forçou a mexer na história? Não sei de nada. Mas marketing é a alma do negócio e o Denílson está fazendo a parte dele. Já eu, se bobear vou acabar é comprando as duas para comparar depois. Ser nerd é um problema. rs!]

- - - - - - - - - - - - -
O Rei de Amarelo
1 de março


O DIFERENCIAL DE NOSSA EDIÇÃO (com relação a ed. da Arte & Letra) E O PORQUE DELA SER ÚNICA (originais do prof. Trebor)!

Antes de começar esse livro eu fiz um grande estudo ao longo de vários meses e que me colocou em contato com os maiores especialistas na obra de Robert W. Chambers. Foram troca de emails, cartas e materiais diversos.

Uma dessas pessoas foi o professor e doutor Robert Wright Trebor (53) do 'The Department of Philosophy, History, Culture and Art Studies' da Universidade de Helsinki.

O doutor Trebor é, sem dúvida, o maior conhecedor da controversa obra do autor. Mas, o que isso interessa aqui?

É o seguinte: depois da morte e Chambers sua mansão foi praticamente abandonada e serviu de abrigo e local onde jovens se reuniam. Muitos dos escritos originais de Chambers foram perdidos aí, porque esses jovens utilizavam muito de seus papéis, móveis e livros para fazer fogueiras (pasmem). Um desses jovens foi o professor. Foi lá que ele descobriu os manuscritos originais do 'The King in Yellow' e resolveu guardá-los. O professor Trebor confessa que na época era usuário de drogas e delinquente juvenil, mas que mesmo assim guardava um gosto pelas artes e literatura.

Não vou estragar a surpresa pra vocês sobre o que aconteceu com esses originais, mas posso adiantar que a edição de 1895 é relativamente diferente do livro original que é o que vamos apresentar, por isso nossa edição é única até hoje.

Não é querer desmerecer, mas a edição da Arte & Letra só apresentará os 4 primeiros contos do livro e nem da edição de 1895 reproduz completamente.

Junto a esse material foram achados dados biográficos do autor (não é o diário) e que foram importantes para montarmos aqui nossa biografia.

Não vou revelar mais detalhes, uma vez que nossa ideia desse livro já está sendo meio que copiada. Deixarei outros pormenores para a introdução do livro.

Grande abraço a todos,
Denilson
- - - - - - - - - - - - -


[ATUALIZAÇÃO EM OUTUBRO/2014:]

Rápida atualização, já que acima (e na resposta de um dos comentários) eu sacaneio uma das edições por ser parcial (apenas os contos principais, e não os 10 do livro original), mas... acabei de ficar sabendo, no novo site da editora, que a versão do Denílson também focará apenas nas histórias principais:

<< O verdadeiro livro “O Rei de Amarelo” é composto de quatro contos e um poema que de fato compõem a obra original (e não dez, como afirmam por aí). Apesar disso, os seis demais contos serão disponibilizados a todos os compradores no formato de ebook, a título de curiosidade. (...) o livro contará também (...) “A Máscara da Morte Rubra”, de Edgar Allan Poe, e “Um Habitante de Carcosa”, de Ambrose Bierce. >>

Pô, Denílson. Muitos elogios são merecidos, mas eu esperava os 10 contos originais. [sim, são 10!] Ok, iria dobrar o tamanho do livro... Mas que tu cobrasse ainda mais por ele então, pipocas!! Quem paga R$ 75 num livro, paga R$ 90! Os demais contos em "ebook a título de curiosidade" foi... eu tinha escrito "sacanagem", mas façamos o seguinte [em vista ao que eu vou escrever no parágrafo abaixo]: foi uma pena.

Menos mal que, pelo que pesquisei, os demais contos não são bons. Então... acho que tu escapou de eu ficar chateado com você. E, no geral, acho que você se redimiu bem incluindo o poema e outros autores. Mas... provavelmente... Lá vou eu ter que comprar a edição com a horrível capa da Intrínseca... Pô, Denílson! rs!!

[ou, pensando melhor... de repente eu compro a versão completa em inglês, que assim fico tendo o texto no idioma original também... gostei disso! Amazon, lá vou eu...]

4 comentários:

  1. Gostei do post e já até vou entrar em contato com a editora para garantir uma cópia do livro, mas o nome do autor em questão é Robert William Chambers e não Raymond Wilson Chambers como você colocou lá no início. Um Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Valeu pelo aviso. O divertido é que eu mesmo indiquei as pessoas irem no Wikipedia, e quando joguei agora "Raymond Wilson Chambers" no Google fui parar na página dele. E qual era a primeira linha?: "Not to be confused with Robert William Chambers." hahaha, Tomei!
      Obrigado pelo toque. Devidamente corrigido agora. Abs!

      Excluir
  2. Olá. Muito bom esse post. Fiquei bem interessado em ler esse livro, de preferência em português, porque em inglês arcaico é complicado... depois do sucesso de True Detective, certamente o interesse por esse livro vai aumentar, já que ele foi a base da mitologia da série. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Obrigado pelo elogio. E quanto ao livro, caso você esteja com pressa, já têm duas versões por aí (se bem que uma delas é apenas parcial), mas podendo esperar... Eu ainda puxo a sardinha para a versão do Denílson. Só tem que ter um pouco de paciência ainda. rs!

      E acredita que eu nem tinha ouvido falar da série até levar o susto com tanta gente lançando o livro? Preciso assisti-la algum dia. MAS... só depois de ler o livro, para garantir que ela não estrague nenhuma surpresa. :)

      Abraços!

      Excluir