quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Vikings

Seriado do History Channel [eu nunca ligo para o canal, mas foi tão bizarro quando me toquei era que do History, e não da HBO, que eles merecem ser citados logo de cara]
Duração: 6h45min aprox. (em 9 episódios)
Ano: 2013  --  Trailer  --  Site oficial
De: Michael Hirst (de Os Tudors e Elizabeth: A Era de Ouro)
Com: Travis Fimmel (de nada interessante), Katheryn Winnick (idem) [achei-a mais bonita "sem maquiagem" como está na série que toda produzida], Nathan O'Toole (faz uma ponta no Os Bórgias), Clive Standen (fez uma ponta em Doctor Who), Gustaf Skarsgård (de Arn, o Cavaleiro), George Blagden (fez uma ponta no A Ira de Titãs), Gabriel Byrne [finalmente alguém famoso!] (de Stigmata e Fim dos Dias) [acho legal que esses 2 filmes são do mesmo ano e num ele salva uma garota do diabo, no outro ele é o próprio Cramunhão], Jessalyn Gilsig (de Heroes) e Ivan Kaye (de nada que eu reconheça).

Pois então... Nada para ver... sem novos episódios de South Park ou Doctor Who... [pelo menos agora começou a 2ª temporada d'A Lenda de Korra] Resolvi assistir a essa série de bobeira após uma recomendação no RapaduraCast. Seria algo para assistir na hora do jantar na falta de outra coisa qualquer.

Vi faz muito tempo atrás a Os Tudors mas, por mero acaso, não notei quando a temporada seguinte começou, e acabei nunca voltando nela - que eu estava achando muito boa - e depois disso parece que deu preguiça de ver esses seriados históricos todos, como Os Bórgias ou qualquer outro que não esteja lembrando.

Mas... Jantar vendo novela é que eu não ia. Comecei a ver e gostei, muito legal; a série pareceu mais um grande filme cortado, ou até mesmo uma daquelas antigas minisséries, feitas para durar só 4 ou 5 episódios e pronto. [a Globo passava umas minis assim muito boas a noite quando eu era jovem, três em especial ainda lembro: uma sobre a Florence Nightingale, outra sobre o Anwar Sadat e uma de FC bem vagabunda com um ator das antigas, que eu tentei de todos os jeitos, mas não consegui lembrar o nome. Vou ficar devendo. A série tinha uma nave em forma de donut.]

A história: acompanhamos um nórdico, chamado Ragnar, que não aguenta mais invadir a mesma galera vagabunda à leste deles e arranja um jeito de navegar para oeste, para saquear as desconhecidas terras de uma tal de Inglaterra e outros lugares para aquelas bandas - desobedecendo o líder local. Ele acaba indo, óbvio, e ele e sua turminha se metem em sangrentas confusões numa idade média muito louca. [muitas liberdades dramáticas - mas também, não daria para confiar muito, a série ser feita por um canal chamado HISTÓRIA não é garantia de chongas, já que eles só sabem falar de ETs e fantasmas] [acho que Trato Feito é o programa do History onde mais aprendo História. Isso... é... assustador!]

A propósito, o tal sujeito talvez tenha mesmo existido. Mas mesmo assim o History conseguiu zonear muita coisa. [e mesmo ignorando o cara, dizer que os vikings não sabiam que a Inglaterra existia foi sacanagem] Quem quiser, pode pesquisar o nome dele (Ragnar Lodbrok - ou Lothbrok, como na série), mas recomendo que não o façam. Logo de cara, no Wikipedia, vocês já tomam um baita spoiler do que deve acontecer no futuro da série. Isso caso não zoneiem mais ainda a lenda do sujeito.

Mas voltando a série... Estava tudo indo muito bem... aí... os dois últimos episódios derraparam legal. Eu me senti meio "enganado". Parece que foram 2 episódios inteiros (de um total de só 9) preparando terreno para a segunda temporada. O último na verdade, porque no penúltimo nada aconteceu. O pior é que não precisava disso...

Se de repente a série tivesse parado no 7º episódio, sem nenhum gancho nem nada [na verdade, o inglês jurando vingança na última cena serviria como tal], teria ficado ÓTIMO.

Eu não quis ver De Volta para o Futuro 2 por algum truque barato no final primeiro filme. Ou, para ficar num exemplo recente, não quis ver Além da Escuridão porque o Jornada nas Estrelas 2009 teve algum gancho de 20 minutos [seria a mesma proporção de dois nonos]. Eu quis continuar nas franquias porque elas foram boas o suficiente para eu querer mais dela. E seus realizadores conseguiram a minha confiança, mesmo que temporária, até o próximo filme, para "Se você fizer isso de novo, eu vejo".

Fraco. Foi como achei o final de uma série que me pegou de surpresa e estava gostando muito. E da forma como a 1ª temporada terminou, o começo da 2ª deve dar tanta merda, que era melhor terem cortado o 8º episódio, por exemplo, e terem usado o tempo adicional para terem feito um cliffhanger bem aos estilo Doctor Who, em que você solta um C*RALHO!, achando tudo muito foda ao mesmo tempo rindo e puto que terá que esperar 6 meses para saber como continua.

Mas não vou desmerecer a coitada por causa do final - que tiveram algumas coisas interessantes e outras que eram óbvias desde o primeiro episódio - e verei a segunda temporada feliz ainda. E será "ao vivo" [desde que não dublem] ao invés de na reprise. Mas perderam a mão um pouco ali.

Quem não viu e gosta de vikings [eu nem tanto, mas quando criança gostava mais deles do que de piratas ou ninjas] pode ver, que eu garanto. Mas podia ter terminado muito melhor. Putz... Acabei de lembrar, a última cena do Ragnar no 7º episódio era ele dando tchauzinho naquele jeito escroto e metido dele. Pô, perfeito! [e enquanto a próxima temporada não chega, fiquei com vontade de rever O 13º Guerreiro, ótimos filme e livro] [OBS: por favor, ignorem a música do trailer, ela meramente fazia sucesso na época mas não toca no filme, a trilha do filme é boa]

Nenhum comentário:

Postar um comentário