domingo, 6 de fevereiro de 2011

Bioshock 2

Antes de mais nada, uma boa introdução para esse post pode ser a resenha no Jovem Nerd. Ou até uma substuição, porque meu post inteiro se resume à "Gostei, mas achei fácil." Todo o resto são... comentários aleatórios! (aha! estou me sentindo o Cochrane no 8º Jornada, rs!)

Estou muito atrasado, já que o jogo foi lançado à quase 1 ano, mas tudo bem. Vamos lá.
Ainda acho estranho (mas gostei de não terem mudado) que todo o sangue do jogo pareça mais gelatina do que um líqüido. E achei meio curto - terminei o jogo em 3 finais de semana (e nem fiquei jogando o tempo todo e nem corri pra terminar, gosto de explorar cada cômodo de jogos assim).

Como eu joguei o primeiro, não há mais aquele clima de novidade, mas, como isso faz tempo, também não ficou aquela sensação de mais-do-mesmo. O que na verdade foi, mas deu tempo suficiente entre os dois para não parecer só repetição, foi mais uma 'matação de saudade' sem precisar jogar o mesmo jogo. Algo como Fallout 3 e o New Vegas, ou o Stalker e o Call of Pripyat).

O jogo é excelente, mas minha principal reclamação dele é que achei fácil. (joguei no DIFÍCIL). Tinham horas que eu morria mesmo... Outras horas eu morria direto! Mas as câmaras de ressureição do jogo, por mais que sejam interessantes, acabam entrando na tática. Aconteceu mais de uma vez de eu preferir morrer do que gastar 'kit médico'... Deviam ter penalizado de alguma forma essa idéia. Não lembro se eu tinha esse macete no Bioshock 1, mas minha sensação de dificuldade na época foi bem maior.
De qualquer jeito, nem fiz isso tanto, geralmente eu preferia me virar do que ficar nesse vai-e-vem.

Mas terminei o jogo hoje, e vocês já leram a outra resenha, então quero falar do final. Não da cutscene ou da história, mas do pega-pra-capar.


(POSSÍVEIS SPOILERS)

Eu esperava alguma coisa mais clichê, como a Lamb (a mãe vilã) dando uma de "Ah, não vai sair nem que a vaca tussa!" e aí resolvesse tussir, se entupindo de trequinhos genéticos, virando algum bicho monstruoso e poderoso...que eu tivesse que dar cabo para seguir.
Ou... Que pelo menos fossem tantas levas de personagens pra matar que eu esgotasse a munição (que nem é tanta, mesmo estando lotado, o que não é dificil no jogo) e eu tivesse que ficar correndo entre eles, evitando levar na cara e vasculhando corpos mortos atrás de mais munição.

O que acabou acontecendo foi que, quando ficou claro que era hora do jogo acabar, minha filhinha chamando "vem, papai, você resolveu tudo" eu gastei toda a minha munição-armadilha (pregos com laser, minas de aproximação e arpões elétricos) e mais alguns mini-furacões no chão (nível 1 mesmo, comprado na hora, na máquina cor-de-rosa). E pior: eu não tinha mais mini-torres e esqueci dos robôzinhos voadores, com isso teria sido mais fácil ainda.
Pois bem... depois dessa rápida preparação (levei nem 2 minutos espalhando tudo isso em volta de onde eu estava), foi só ficar invisivel, soltar 2 levas de abelhas assassinas... e assistir o massacre (?).

Uma hora eu precisei deixar a maciota e dar alguns tirinhos... Mas foram mais de misericórdia do que uma luta pela vida. Nem pedi ajuda à Big-Filha nessa hora.

As colheitas de Adam e as Big Sisters em cada fase deram bem mais trabalho. (se bem que em nenhuma eu resolvi gastar *todas* as minhas armadilhas de uma só vez.... mas no fim do jogo, eu já sabia que não precisaria mais delas. rs!) Anyway... Senti falta de um boss final.

 (FIM DOS POSSÍVEIS SPOILERS)

Ah, e terminando, uma coisa que eu dei pela falta foram os, digamos assim, momentos cinematográficos.
No primeiro, teve uma cena que ficou na memória: eu entrei numa sala (um tipo de parque, com laguinho) e depois de checar tudo, me arrumando pra sair, eu vi uma sombra na parede que não estava lá antes (mas veja bem, ela não surgiu *enquanto* eu olhava, ela não estava lá, olhei outra coisa, e quando olhei novamente, a sombra já estava lá, esperando), levei um susto e me virei rapidamente e só deu tempo de ver que algo tinha acabado de fazer "puf!" (virado fumacinha tipo o Noturno).

Ficou tão com cara de cena de filme, que não pode ter sido coincidência. Poderiam ter feito o "puf" no momento que eu olhasse na direção da saída, sem o cuidado e colocar "fisicamente" o boneco lá, parado e à toa, só para fazer sombra (com a luz perfeitamente posicionada para esse fim) e apenas após eu já ter olhado a parede uma primeira vez. Eu não considero isso o mesmo tipo de trigger que entrar num lugar e só ter tempo de ver o vilão correndo e fechando a porta. Isso não estava lá pelo enredo, estava só pra ficar bacana. Mais artístico do que útil. De repente estavam lá nesse eu eu não vi, mas senti falta. (e no primeiro, esse cara da fumacinha deu trabalho de matar, agora eu os matava feito baratas).

Resumindo: recomendo. Mas se você é um viciado em jogo de tiro pela parte bélica, fique longe. Se você gosta de entrar no clima, ou não liga se for mais fácil que o normal, ou quer armas diferentes, ou se simplesmente quer saber o que aconteceu depois do primeiro jogo... Manda ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário