terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Cisne Negro

Outro comentário de filme, quase que direto da sala de cinema. Black Swan do Aronofsky dessa vez.
Bom filme. Gostei. Fazia tempo que não ia ao cinema ver um drama ou algo mais "cabeça" (sempre que eu penso em filme assim, me lembro de Ghost Dog... bom filme também, vejam). Mas a minha lembrança do trailer me fez esperar algo diferente. Ok, eu sabia que era um drama e não um filme de terror sobrenatural; terror psicológico?, talvez. Mas ficara a impressão de que no final, não saberíamos o que era alucinação, ou se estava acontecendo, ou se aconteceu mesmo.

O filme é bom, repito, mas é basicamente uma bailarina com esquizofrenia, ou algum outro tipo de transtorno mental, que a mãe também deve ter, então se bobear é genético.

Pessoal têm falado que dessa vez a Natalie Portman leva o Oscar. Sei lá, não vi os concorrentes, mas fora uns momentos aqui e ali, ela tem a mesma cara de coitada todo o filme. Bem, a personagem era mesmo para ter aquela cara de coitada-nervosa-reprimida... Ok, me convenceu, Oscar para Princesa Amídala! Ela merecia um pela Mathilda e não ganhou. Cachorros.

E pipocas me mordam! Winona Ryder! Sempre que aparecia a tal Beth eu tinha a sensação de "eu conheço essa mina". Até achei que fosse a Juliette Lewis num momento... Mas parecia ser atriz mais nova... Só consultando agora no IMDb eu descobri quem era. [e descobri que a Winona é a mais velha... oops!]

Estou viajando, do filme mesmo não falei mais nada. Mas é isso, drama de dançarina, com muitos momentos de suspense, alucinações, reviravoltas e um pouco de humor involuntário... Sei lá, não sei comentar filme assim [ha! como se soubesse comentar de qualquer outro]. Crítica fala que o filme mostra as agruras do mundo do balé, etc... Mostra nada. Mostra gente estressada com trabalho, com meta a cumprir, colegas escrotos, e chefe mala. Nem acontece em qualquer lugar.

O que não acontece sempre são as pessoas terem alucinações. Mas repito, o filme é excelente. Podem ver.

PS:  [edição 1] Pessoal viaja... Já li hoje resenha com gente sugerindo que até a Kunis era imaginação da Portman. Menos gente... Menos.

[ATUALIZAÇÃO 18/FEV]: acabei de ouvir o Rapaduracast sobre o Aronofsky, vale a pena. Pior que eu vi os outros filmes dele mas nunca associara o nome à nenhum antes, desta vez é que o nome foi repetido pra tudo que é canto ad nauseam e fixou. PS do PS: no Rapadura tem outra teoria que se for vero (o que nunca saberemos), torna a Natalie muito mais doida... Mas não vou contar. Ouçam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário