domingo, 27 de fevereiro de 2011

Últimas Compras

Deu-me o estalo outro dia de como recomendar livros e CDs antes de lê-los e resenhá-los (coisa que pode levar alguns anos). Seguem abaixo as minhas ÚLTIMAS COMPRAS!

São todas relativas aos últimos 3 meses (o blog começou em janeiro, devia incluir só 2 meses, mas comprei tanta coisa em dezembro que seria uma pena deixar de fora).
Alguns eu já li antes de começar o site, logo não devo resenhá-los nunca, e outros não tenho idéia de quando o farei; então, para os livros nacionais, estou dando links de resenhas em outros sites (as vezes comentários detalhados, as vezes só a descrição); para os em inglês, vocês olhem na Amazon.

:: LIVROS

From These Ashes: The Complete Short SF of Fredric Brown
Martians and Madness: The Complete SF Novels of Fredric Brown
Fredric Brown é um dos grandes nomes da FC clássica e um dos mais famosos escritores de contos bem curtos. Li uns 3 assim que tirei da caixa e já conhecia alguns outros dele. Muito bom. O tipo de criatividade simples e eficiente que o pessoal parece ter perdido. Muitos devem conhecer pelo menos 1 história dele e não saber - a resposta do conto "Resposta" é extremamente famosa e citada.
Minha única reclamação dos livros é que as capas são aquelas papéis de enfeite por cima e não a capa em si; a capa mesmo, por baixo, é totalmente azul. Porque eles fazem isso ao invés de fazer a "capa visual" na "capa dura real" (como o Batalha do Apocalipse, por ex.) eu nunca vou entender.
A NESFA está lançando muita FC da Era Campbell. Eles acabaram de lançar mais 2 tijolos no mesmo estilo, mas agora do Lester Del Rey. Também em acabamento impecável e capas belíssimas (só é pena que seja neste esquema de papel-enfeite). 

Engineering Infinity, org. por Jonathan Strahan
Contos de FC hard. Não se julga um livro pela capa, mas que essa ficou maneira, ficou.
Diga-se de passagem, esse cara é bom para escolher capas, vejam as de The Starry Rift e Life on Mars (o primeiro eu já tenho, o segundo não - porque ainda não lançou).

Stealing Light
, de Gary Gibson
Space opera. Humanos tentam fugir do monopólio de viagens FTL por uma outra raça e fazem algumas descobertas chocantes. Tenho minhas dúvidas se este é mesmo recomendável.

White Flag of the Dead, de Joseph Talluto
Zumbis. Vamos ver no que dá, zumbis estão ficando populares demais agora, tem muita porcaria saindo.
[ATUALIZAÇÃO 24/ABRIL: Esse é um dos que nossos maravilhos Correios perderam. Nunca chegou. Vou ter que comprar de novo.]

I'm Tempted to Stop Acting Randomly, de Scott Adams
Tirinhas do Dilbert.

Meu pai fala cada m*rda, de Justin Halpern - Ed. Sextante
Humor. Já resenhado.

Outros Brasis, de Gerson Lodi-Ribeiro - Ed. Mercuryo
Contos de história-alternativa. Comprado após ler a resenha no Além das Estrelas.

Half Share, de Nathan Lowell
Continuação do Quarter Share.

A Guerra dos Tronos - As Crônicas de Gelo e Fogo - Vol. 1 (A Game of Thrones - A Song of Ice and Fire), de George R. R. Martin - Ed. LeYa
Já ouvira falar deste muito antes de lançarem aqui e nunca me interessou. Mas não resisti à tentação após ouvir o RapaduraCast 205: Séries da HBO e A Guerra dos Tronos. O problema é que não vou querer ver a série até ter lido o livro - que é um baita tijolo e não dá para carregar por aí para ler no ônibus ou fazendo hora antes do cinema.
Reclamação: o nome do escritor ser maior do que o nome do livro. Ok, o cara tá famoso, mas é por causa do livro, não o inverso. Que colocassem o nome dele gigante DEPOIS, numa nova série ou ao lançar os livros antigos, onde aí sim, o nome dele seria o chamariz, não o inverso.
E mania de brasileiro de querer ser pomposo ou ter medinho de "ah, as pessoas podem achar que é um livro invantil" ou sei lá o que passa nas cabeças dos marketeiros. Repitam comigo: Um JOGO de Tronos - Uma CANÇÃO de Gelo e Fogo. Jogo dá um sentido mais fdp-político à situação, o que até onde entendi da história, se encaixa melhor, e Crônicas não tem a poesia de Canção. Ok, usassem Guerra, é só o nome de um dos livros mesmo, mas achei infeliz não usarem Canção no título de toda a série.

Anjos Mutantes e Dragões, de Ivanir Calado - Devir
Contos de FC nacionais. Descrição aqui.

A Batalha do Apocalipse - Da Queda dos Anjos ao Crepúsculo do Mundo (Edição Especial), de Eduardo Spohr - Ed. Verus
Um anjo renegado e uma bruxa imortal contra uma casta de anjos corruptos que querem acabar com o mundo. Falando assim, nem eu leria, nunca gostei de anjos, mas depois de ouvir o Nerdcast sobre o assunto, resolvi comprar naquela de "vamos ver no que dá" e "vamos incentivar os escritores nacionais". No final, gostei bastante. Tem um quê de Highlander na forma como a história é contada. O livro tem uma história interessante por trás também. E quem quiser, o Spohr foi no Jô (Youtube: parte 1, parte 2).

Duna, de Frank Herbert - Ed. Aleph
Sou grande fã de Duna e do Frank, então não resisti, comprei a nova edição mesmo achando meio cara. Não gostei de alguns detalhes da tradução mas outros, a contra-gosto, tenho que admitir que estão mais corretos do que antes. Descrição grande aqui (Wikipedia) ou menor aqui (Aleph).

Schaum's Outline of Russian Grammar
Yeah! Vamos ler FC russa no original! (só daqui a alguns anos... mas eu chego lá!)
[Ok, isso não devia estar na relação, mas é divertido estar cursando russo. Tinha que comentar. rs!]

Imaginários 3, org. por Erick Santos - Ed. Draco.
Contos de fantasia, ficção científica e terror. Comentado aqui.

Extraneus Volume 1: Medieval Sci-Fi, org. por Estronho e Esquésito - Ed. Estronho
Volume 1 de 3, cada livro em volta de um mesmo tema. Apresentado aqui, comentado aqui. Detalhe divertido, é a primeira vez que ao comprar um livro... EU GANHO UM BOTOM! O site até fala isso, mas eu não vi, fui pego de surpresa. rs!

Zomblog II, de T.W. Brown
Mais zumbis. Ainda nem li o primeiro, mas tenho confiança de que seja bom; então comprei logo o 2º. O estilo dele me lembra o do Day by Day Armageddon, que foi o livro que me fez gostar de livros de zumbi. Quem quiser conhecer este, há um capítulo de amostra grátis no site oficial. E 2º Zomblog nada, eu quero é ler o 3º Day by Day...
[ATUALIZAÇÃO 5/MAIO]: li os livros, resenha aqui.

Planet of the Apes, de Pierre Boulle
O livro que deu origem aos filmes e ao desenho. Detalhe: é tanto livro que eu esqueci que eu já tinha comprado e lido este (e em português!) faz alguns anos... bem, se algum dia eu fizer um sorteio aqui no site, já sei qual será o prêmio.

E fazendo hora para o cinema, no sebo ao lado do local... SURTO CONSUMISTA!
(ok, exagero, mesmo porque tudo abaixo junto custou R$ 27):

O Planeta Secreto (First Lensman, Argonauta 265),
Patrulha Galáctica (Galactic Patrol, Argonauta 270), e
Os Senhores do Vórtice (Masters of the Vortex, Arg. 313), todos de E.E. "Doc" Smith
Space Opera pulp clássica. Estes são 3 dos 7 livros da série Lensman ("Homens Lente" ou "Os Portadores da Lente"), escritos nos anos 30 e 40. Na verdade, apesar de sempre ter ouvido falar do "Doc." Smith, nunca pesquisara a respeito. Mas... fazendo hora no sebo, li a introdução de um dos livros, falava que era desta série, fiquei curioso e peguei tudo que eles tinha do escritor. Já estava mesmo na hora de comprar algo do "Doc". Só depois é que fui pesquisar melhor e descobri que essa série concorreu ao Prêmio Hugo de Melhor Série de Todos os Tempos em 1966 (e olhando a lista de concorrentes, era coisa de peso), virou um desenho animado japonês brega (detestado pelos herdeiros do escritor) e estava para virar filme na mão do J. Michael Straczynski (pai de Babylon 5 e de um dos melhores quadrinhos que eu já li, Midnight Nation). Não é bolinho não. Assim que achar os outros 4 livros, eu começo a ler.
Ah, já ia esquecer de comentar a parte divertida... A cara-de-pau da editora Livros do Brasil, responsável pelas Argonautas. Vejam a CAPA de um deles, foi ter achado graça na situação que me fez abrir e ler a introdução. E não satisfeitos, uma das continuações teve a mesma cara-de-pau.
Detalhe: não tenho idéia do que se tratam os livros.

Os Caçadores do Espaço (Spacehounds of IPC, Argonauta 337), de E.E. "Doc" Smith
Outra space opera pulp. Não sei nada da história também. As vezes é mais divertido ler livros assim. Como ver um filme de surpresa na TV, onde você nem viu trailer, nem comercial, nem nada, só tava de bobeira, achou a atriz bonitinha e foi ficando no sofá. (já vi 2 filmes da Heather Graham assim). Sei que o Doc escreveu este tentando ser cuidadoso com a parte científica, ao contrário dos seus livros anteriores em que haviam alguns absurdos. Mas foi escrito em 1930... Estamos quase 100 anos depois disto, provavelmente até eu vou encontrar alguns absurdos.

Para Além do Futuro (The Best Science Fiction of C.M. Kornbluth, Argonauta 250)
Esse eu já li, são vários contos dos anos 40 que me lembraram o estilo do Frank Herbert quando escreve algo mais bem humorado. Nunca ouvira falar do sujeito, mas não resisto a comprar um "the best of" de algum escritor de contos antigos de f.c.. Foi assim que conheci Stanley G. Weinbaum (e que é muito bom).

E os 4 livros seguintes eu sei menos ainda que os anteriores, darei só um comentário rápido baseado em alguma frase mal lida na internet:

Trombetas da Revolução (The Still, Small Voice of Trumpets, Argonauta 174),
de Lloyd Biggle Jr.
Alguma coisa sobre uma ONU espacial fazendo maquinações políticas em um planeta não membro [eles não tem a 1ª Diretriz] e algo sobre o povo local não ser artístico.

Depois da Derrocada
(These Savage Futurians, Argonauta 193), de Philip E. High
Alguma coisa envolvendo o fim da civilização, nanotecnologia (o livro é de 1967, nem existia isso ainda) e uma civilização de micróbios.

Batalha Amarga
(Drunkard's Walk, Argonauta 185), de Frederik Pohl
Crítica social com humor, envolvendo um professor no futuro que cisma em tentar o suicídio, mesmo sem querer se matar, e aí ele descobre algum tipo de conspiração global.

A Última Arma (The Falling Torch, Argonauta 199), de Algis Budrys
Um cara do governo em exílio vem à Terra para salvá-la dos "Invasores", mas o povão não está reclamando de terem sido invadidos, e o sujeito fica bolado. Aparentemente escrito como crítica social à antiga dominação soviética na Lituânia (terra natal do escritor).


:: CDs


The Golden Age of the Andrews Sisters
CD Quádruplo. A capa é feia, parece uma foto em P&B colorizada pelo estagiário, mas fora isso, muito bom. Os 3 primeiros discos são os maiores sucessos, o 4º é de gravações raras. Pena, porque dei pela falta de algumas músicas que deveriam ter feito parte deste The best of, mas tudo bem. E se você é nerd gamer deve ter imaginado e acertado a razão da compra: influência de Fallout 3 e Bioshock. rs! Eu sabia quem elas eram, mas nunca parara para ouvir algo delas. Após o jogo, fui atrás, reconheci algumas, gostei de outro tanto... E voilá, 4 CDs e mais uma pilha de MP3.
E para quem não as conhece, provavelmente vocês já viram algum tipo paródia ou homenagem ao trio de irmãs. Elas são um clássico. Mais recentemente, no clip da Christina Aguilera.

Edith Piaf - Hymne à l'amour
NÃO, não foi por causa do Inception ("A Origem"). Comecei a gostar de Edith Piaf no O Resgate do Soldado Ryan (é a música da vitrola, pouco antes da cena com tanques).
  [EDIÇÃO JULHO/2012: reparei que mais de uma vez apareceram aqui procurando o nome dessa música. Para saberem então, no filme tocam duas músicas dela: a que todo mundo quer saber é a "Tu es partout" - é a que toca na cena que falei. Mas no filme também toca "C'était une histoire d'amour" - mas sinceramente, não lembro onde... O Google que me disse.]

Scott Pilgrim Contra o Mundo, trilha sonora
Metade da trilha não é grande coisa, mas a outra metade compensa.


:: DVDs


Jornada nas Estrelas (2010) ("Star Trek" é o cacete!), de J. J. Abrams
O reboot da franquia. Achei a nave branquinha, lisinha e brilhante demais, parecia projetada pelo Steve Jobs. Mas fora isso, que é irrelevante, gostei do filme.

Distrito 9, de Neill Blomkamp
Refugiados alienígenas vivendo em regime de apartheid após a nave estacionar sobre a África do Sul. Baseado no curta Alive in Joburg (Ao Vivo, de Johannesburgo), que pode ser visto no site oficial ou legendado. No site oficial há outros curtas e comerciais, deste e de outros diretores. Lembram daquele comercial do Citroën Transformer dançando? Pois é, é de lá.

Macross Frontier Galaxy Tour Final in Budokan
Show das músicas do Macross Frontier. Ok, esse eu não comprei... *ainda*, mas é que primeiro quero ver se o encontro mais barato em algum evento de anime ou parecido. Mas tive que mencioná-lo logo porque o show é bem legal. Putz, eu não tenho paciência de assistir show, menos ainda em DVD, mas neste eu vi amarradão 7 minutos de agradecimentos e "kira!" sem entender uma palavra. [bem legal o agradecimento deles à Yoko Kanno]. E onde mais veríamos um show lotado de adultos onde o refrão de uma das principais músicas é "A cenoura ama você"?  Japoneses são seres bizarros - e isso os tornam um povo foda. É como se eles tivessem decidido "Danem-se todos vocês, vou fazer o que eu quiser." Yatta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário