terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Shit my dad says

Ok, quebra de contrato. Eu comecei esse blog pensando principalmente em resenhar livros que eu leio, que geralmente são sobre zumbis, um pouco de fantasia e, em sua maioria, ficção-científica (recentes, como o Quarter Share, único já comentado; ou "velharias" como E.E. Doc Smith).
Daí que resolvi escrever algo sempre que terminasse um livro... E olha só, o último agora foi um tipo de comédia familiar levemente inspiradora. Com menos comédia e seria... deus me perdoe... auto-ajuda. (AAAAHHHH!!!!)

Tô zuando, não chega a tanto. Vou roubar a idéia do Pai Nerd e colocar um resuminho técnico antes de mais nada.

Autor: Justin Halpern -- No original: Shit My Dad Says
Editora: Sextante -- Páginas: 142

O livro, vocês já viram na capinha, é o Meu pai fala cada m*rda. Comprei na fila da livraria. Mero acaso, nem foi daqueles que eles colocam ali para tentar as pessoas durante a espera... Estava jogado sobre uns fichários, alguém que desistiu da compra. Peguei, folheei, fino, letras grandes, "ótimo para ler 1 capítulo por dia na hora de dormir" pensei. Então... Por que não comprá-lo? Por que não comprá-lo? Comprei-lo-lo. (sic).

E valeu os R$ 18,99 do preço. Ok, podia ter sido menos. Mas R$ 20 num livro não é mal. Mais R$ 5 e eu poderia importar o capa-dura da Amazon (que tem 30 páginas a mais... estraaaanho...) Mas não pensemos nisso.

Não é humor para gargalhar. Pelo menos não comigo. Ri em algumas partes, claro, mas a idéia não era essa, então cumpriu seu papel. E não comprei o livro no susto. Já sabia que tinha uma série de TV (com o mesmo comercial repetindo o tempo todo de forma irritante), e sabia que era baseado no twitter que o cara criou para divulgar as pérolas do pai. Por este motivo, achei que seria só uma pilha de frases. Uma espécie de Anti-Minutos de Sabedoria. Mas como diria o Tony Stark dublado: Errr... Dão.
No final, até queria que tivessem colocado mais mais frases. São capítulos curtos, sobre passagens específicas da vida do cara que envolvam o pai e, ao final de cada seção, cerca de uma dúzia de frases aleatórias dele (com uma frasesinha antes, contextualizando). Talvez as poucas frases sejam para te forçar a ir no site. Por falar nisso, no site da Sextante tem o PDF do primeiro capítulo, acabei de descobrir.

Dá para ler numa única sentada não muito longa. Mas recomendo que façam como eu fiz.

Só não gostei muito da tradução do título. "As merdas que meu pai fala" (tradução mais literal, apesar de eu ter colocado um artigo para soar um tiquito melhor) faz pleno sentido em português; e, pelo menos na minha cabeça, tem o sentido de 'ouçam-só o que ele disse'. Já o título como é, meu cérebro interpreta primeiro (não unicamente) como 'ele é um idiota'. Uma versão soa como um anúncio, a outra como uma reclamação. Claro, isso é totalmente pessoal. Inexistentes leitores neurolingüístas ou professores de português, opinem.

[COMENTÁRIO DO FUTURO: Estou agora na longínqua data de 18/dez/2012... Quase 2 anos depois desta postagem. Acabei de dar uma passada numa livraria... [época de Natal, fui comprar presente] E não é que descubro que o nome do livro mudou?! Agora é "Meu pai fala cada uma". Cada "UMA"!?! Ah, vão se catar! Quem é o idiota que decide uma coisas dessas?]

Algo de bom: a capa do livro, ainda que bobinha, é bem melhor do que seria se fosse a chamada da série de TV. Livros sofrem desse mal... Ele pode ter a mesma capa a anos, ou mudar em cada relançamento, mas basta virar filme, que a capa da próxima edição é a porra do poster (ou p*rra no idioma da editora). Ou pior, a cara do ator principal. Isso é escroto, muito irritante.

E terminando, não teve como... Eu vi várias fotos do pai do cara... Não assisti ao seriado... Mas eu li o livro inteiro pensando no William Shatner. :-)

Página do twitter: http://twitter.com/shitmydadsays
Editora Sextante: http://www.esextante.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário