sábado, 12 de fevereiro de 2011

Bravura Indômita

De cara já aviso logo, não vi o original. E se o tivesse feito, provavelmente não teria gostado. Já sou da geração Western Spaghetti, e não da dos cowboys-limpinhos, e menos ainda a dos cowboys-cantantes.
Na verdade, nem sou velho o suficiente para ter visto Sergio Leone na época que eram novidade. Nem lembro qual foi o primeiro velho-oeste que eu vi (na Sessão da Tarde, provavelmente - com Terence Hill, talvez?). Minha ignorância faroesteira exposta, vamos ao filme.

Eu gostei, há várias cenas bonitas, humor na medida, algum rápido drama, e de resto, a história segue muito bem. O Jeff Bridges encaixa perfeitamente com um velho agente da lei, o John Wayne tinha uma cara muito bonachona. O Matt Damon como o policial "almofadinha" também ficou bem legal. De cara eu pensei "putz... ELE!? num filme assim?" mas com os minutos passando, vi que para o personagem foi uma boa escolha. E claro, a garotinha, que rouba a cena! Fiquei curioso de pesquisar depois como ela era no filme original... Se era mesmo uma criança ou uma "mocinha mais tradicional". [Mas vi o filme ontem a noite, dormi cedo, e estou resenhando agora porque acordei antes do que devia, deu tempo de pesquisar nada.]

Quanto à garotinha, algo que me incomodou depois do filme acabado foi aquilo de "pô, peraí! menininhas super-inteligentes é algo que eu espero de uma novela da Globo, não de um filme de brucutus"! MAS... Logo em seguida me deu o segundo estalo de que em momento algum ela demonstrou conhecimento de História, ciências, ou etc. Ela sabe ler, escrever, e tratar de negócios como o pai faria. E só. (mostrado em cena pelo menos, é só isso) Filha mais velha, deve ter passado muito tempo com ele e sendo preparada para tal. Pensando nesse aspecto, fica mais crível toda a forma de agir e falar dela, mesmo tendo 14 anos. Que parece pouco, mas é praticamente 15, e meros 3 anos a mais e as pessoas já são adultas.

Bem... Agora, por alto, fora elogiar os atores e a história. E comentar que eu achei que o vilão era a Pierce Brosnan, não penso em muito mais o que falar. Estou descobrindo que não sei opinar sobre bons filmes - sem nada para 'ranzinzar' em cima, fico sem assunto. (rs!). Por falar nisso, não entendo porque o nome desse cara (um tal de Brolin) sempre aparece na frente dela nas chamadas e posters. Até o 'Sortudo Ned Pimenta' participa mais do filme que ele. Carácoles, acabei de reparar num poster que nem aparece o nome dela. Vão se catar! Tinha que ser como antigamente:

* JEFF BRIDGES * 
* MATT DAMON *
and introducing
* HAILEE STEINFELD *
as Mattie Ross

Isso seria mais justo.

/corte abrupto/
Escrevi o post acima às 8:30 da manhã, mas tive que sair e não publiquei. Voltando agora, com tempo de olhar, vi como era a mocinha original. Achei até que o primeiro filme fosse mais antigo, mas é de 1969. Bem... Entre a Mattie de trancinhas (cuja atriz também tem 14 anos) e a outra que tinha 22 na época do papel, com penteado de Justin Bieber... Não tenho dúvidas de qual minha preferida.
Curiosidade: o filme original teve uma continuação! Graças a deus o final deste elimina a possibilidade. O original também teve um final bem mais fofinho. E eu achando que o final meio abrupto deste fosse repetindo o original... Mas nada contra o final deste novo, que fique claro.

Ah, comentário sobre a sessão de cinema. Tinham umas 35 pessoas na sala apenas: eu, 2 casais da minha idade, um garoto de uns 13 (aparentemente levado pelo avô) e, todo o resto, gente acima dos 50 ou bem mais. O senhor ao meu lado foi quem me chamou a atenção ao fato; conversamos um pouco antes da sessão e ele se divertia por só estar entrando "gente da minha época, heheheh". E no final da projeção ainda vaticinou: "Vem Oscar aí.". Vamos ver. Não assisti todos os concorrentes (e adoraria ver Toy Story ganhar), mas não me espantaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário